Fases da Evolução da Gestão de Pessoas

Fase Operacional e Burocrática:

Função Primária: No passado, o foco era simplesmente garantir que as questões administrativas e legais fossem cumpridas. O RH tinha uma postura mais reativa, tratando de questões como pagamento, horário de trabalho, benefícios e demissão.

Gestão do Pessoal: Era um modelo muito rígido, com uma visão limitada de como os colaboradores poderiam agregar valor à organização. A gestão de pessoas era vista como uma atividade secundária, muitas vezes focada no cumprimento de normas e na aplicação de penalidades.

Fase de Desenvolvimento:

Mudança de Foco: Com o tempo, as empresas começaram a perceber que, para sobreviver e prosperar, precisavam investir no desenvolvimento de seus funcionários. O RH passou a incluir práticas como treinamento e desenvolvimento de carreira, criando um ambiente mais voltado para a capacitação.

Desenvolvimento Humano: A ideia era tornar os colaboradores mais preparados e motivados para alcançar os objetivos organizacionais. A gestão passou a ver o capital humano como um ativo importante, e não apenas como mão de obra.

Gestão Estratégica de Pessoas:

Abordagem Atual: Hoje, a gestão de pessoas é parte integral da estratégia organizacional. Capital humano é visto como um dos principais ativos da empresa. Os profissionais de RH agora trabalham em conjunto com a alta administração para alinhar as políticas de recursos humanos aos objetivos estratégicos da organização.

Papéis Estratégicos: A gestão de pessoas tornou-se mais proativa, envolvendo práticas de recrutamento de talentos, desenvolvimento de liderança, planejamento de sucessão e análise de desempenho. Além disso, o uso de ferramentas como People Analytics e estratégias de Employer Branding ajudam a manter a empresa competitiva no mercado.

Cultura Organizacional e Engajamento: Além de lidar com os aspectos operacionais, o RH moderno também trabalha ativamente para criar uma cultura organizacional saudável e promover o engajamento dos colaboradores, garantindo que eles estejam alinhados com a missão e os valores da empresa.

Imagem: Internet/Reprodução

Este artigo pertence ao Curso de Administração Pública