FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Nesta unidade serão trabalhadas as fases do desenvolvimento infantil segundo a perspectiva de Jean Piaget, o qual afirmava que as crianças passam por estágios relacionados ao intelecto na mesma ordem, em todas as culturas e origens. O que pode variar é a idade em que esse estágio pode acontecer, porém tal variação é muito suave.
Etapas de Desenvolvimento de Piaget:
Estágio sensorimotor (0 a 2 anos de idade)
É a fase em que a criança desenvolve seus reflexos inatos.
- Se envolvem com estímulos brilhantes e em movimento;
- Tentam repetir ações com seu próprio corpo, o que vai desde a produção de barulho até a remoção de um cobertor para pegar algo está em cima dele. Ou seja, elas experimentam seus próprios corpos.
- É nesta etapa que eles têm o primeiro contato com o idioma e, por isso, preferem a voz humana sobre qualquer outro som.
- A principal forma de comunicação é a pré-linguística (sorrisos e choros involuntários).
Piaget ainda define mais seis sub-etapas neste estágio:
▪ Reflexos simples:
Até as seis semanas de vida, a criança possui apenas três reflexos primários: sugar objetos na boca, seguir objetos que se movem com o olhar e fechar a mão quando um objeto tocar sua mão.
▪ Primeiros hábitos e reações circulares primárias:
É o momento em que se inicia o condicionamento clássico e operante, pois a criança começa a ficar mais consciente (de 6 semanas a 4 meses). Começam a imitar ou reproduzir reações com seu próprio corpo.
▪ Reações circulares secundárias: acontece entre os 4 e 8 meses de idade, quando a criança começa a desenvolver hábitos mais orientados a objetos. As reações passam a ser com objetos externos.
▪ Coordenação de reações circulares secundárias: acontece entre os 8 e 12 meses. Há uma coordenação entre mão-olho e intencionalidade e as ações passam a ter objetivos.
▪ Reações circulares terciárias, novidade e curiosidade: se dá entre os 12 e 18 meses. A criança explora e investiga objetos que lhe intrigam. Piaget denomina este estágio de jovem cientista.
▪ Internalização de esquemas: ocorre entre os 18 e 24 meses, momento em que as crianças podem usar símbolos primitivos para formar representações mentais duradouras dando início ao processo de criatividade.
Fase pré-operatória (2 a 7 anos de idade)
- Há uma mudança social importante que causa desenvolvimento social significativo, tendo em vista que é o momento da escolaridade.
- Ainda que exista uma ampliação do vocabulário nessa faixa etária, as crianças desta fase ainda possuem um “pensamento egocêntrico”, ou seja, elas pensam de acordo com suas experiências individuais.
- Uma característica comum é falar na terceira pessoa, pois ainda não há compreensão completa de "eu".
- São curiosas e querem aprender, o que leva à fase dos "porquês".
- As crianças dão características ou sentimentos humanos aos objetos (personificação).
Estágio operacional concreto (7-11 anos)
Nesta etapa as crianças começam a usar o pensamento lógico em situações concretas conseguindo realizar tarefas mais complexas, como os problemas de matemática, ainda que com certa dificuldade. Piaget considera este momento um grande ponto de inflexão no desenvolvimento cognitivo da criança, pois marca o início do pensamento lógico ou operacional.
A criança é capaz de pensar em operações lógicas, mas somente em relação a objetos físicos. Assim, Piaget montou uma série de operações pertinentes ao estágio concreto:
▪ Conservação:
É o entendimento de que algo permanece a mesma quantidade mesmo que sua aparência mude.
▪ Classificação:
É a capacidade de considerar múltiplos aspectos de uma situação e identificar as propriedades das categorias, relacioná-las entre si e usar tal informação para solucionar problemas.
▪ Reversibilidade:
É a habilidade em reconhecer números ou objetos que podem ser alterados e retornados à sua condição original.
▪ Transitividade:
É a capacidade de reconhecer as relações entre várias coisas em uma ordem serial.
▪ Descentramento:
É a capacidade de considerar múltiplos aspectos de uma situação.
Operacional formal (a partir dos 11 anos de idade)
- É quando se dá a aquisição do raciocínio lógico em todas as circunstâncias, incluindo o raciocínio abstrato.
- A criança é capaz de formular uma hipótese sobre algo que eles não aprenderam especificamente.
- O aprendizado ocorre como um "todo", e não mais apenas de forma concreta.
Assim, resumidamente os Estágios de Desenvolvimento de Piaget são:
Este artigo pertence ao Curso de Jogos Matemáticos na Educação Infantil
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