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Flat Design: Trabalhando com a Simplicidade

Quem teve uma aula de artes, mesmo que no ensino fundamental da escola, sabe que um dos principais conceitos de uma tela são as camadas. Por exemplo, aprende-se que o pintor geralmente começa a trabalhar com aquilo que chamamos de “plano de fundo”, que pode ser o céu, o mar, a paisagem onde a ideia central da obra está situada. Só então o pintor deverá começar a trabalhar com os objetos cênicos e figuras que ele quer trazer à tona.

Para entender flat design você precisa entender um pouco desse conceito, mas não é exatamente sobre isso que queremos falar. Aliás, queremos falar sobre um conceito que vai além da ideia de dimensões apresentada pelas telas de pinturas tradicionais. Isso porque, o flat design irá rejeitar a ideia de tridimensionalidade para trabalhar com cada um dos objetos em cena de maneira individual, porém em um mesmo plano.

Mas calma, pois sabemos que essa ideia toda de dimensões pode parecer um tanto confusa em nossas cabeças inicialmente. E por isso iremos trabalhar num passo a passo bem básico para que você compreenda os conteúdos aqui apontados.

Portanto, vamos retornar um pouquinho na ideia de obra de arte que começamos a desenvolver no início deste capítulo. Veja bem, para construir uma ideia de profundidade em um quadro, um pintor utiliza algumas técnicas. E a mais importante delas é a iluminação, pois através dela o artista consegue gerar a separação de objetos e diferenciá-los.

Por isso, a iluminação e sombreamento são usados há séculos como uma das principais propriedades do fator “realidade” em um quadro. Entretanto, se as camadas eram consideradas o essencial, o flat design irá apresentar o oposto disso. Então, se liga nessa conceituação de flat design:

Um modelo de design gráfico que irá trabalhar com símbolos, formas e ícones simples em um plano único para apresentar com simplicidade uma mensagem. Ou seja, há uma negação de artefatos técnicos que trabalham a ideia de realismo visual, ao mesmo tempo que valoriza o básico e o direto.

Isso não quer dizer que o design será totalmente bagunçado sem distinção dos objetos. Pelo contrário, pois o “flat design” irá ser composto de uma maneira que todos os elementos serão bem identificados por meio do bom uso dos símbolos, formas e ícones. E eu sei que você está pensando “o que é ícone”, que é um termo menos identificável que “formas” e “símbolos”. Mas não se preocupe pois também vamos conceituar esse termo que é muito importante para um designer gráfico.

  • ÍCONES: Falar em “símbolos” e “ícones” pode parecer um tanto quanto redundante, pois de certa forma os ícones são símbolos. Entretanto, no “símbolo” que usamos regularmente, existe ali uma representação de um objeto que não está presente no desenho. Quer um exemplo? Pense no símbolo de “mulher” ou “feminino”, quando se tem um círculo por cima de uma cruz. E perceba que esse símbolo dificilmente seria compreendido como “mulher” se não fosse mundialmente conhecido. Por outro lado, o ícone “mulher” é a representação gráfica de uma mulher: um desenho ou representação minimamente fidedigna da figura feminina que conhecemos. Enquanto o símbolo mulher é o material médico que utiliza o círculo e a cruz, o ícone mulher é o desenho do boneco de vestido na porta dos banheiros públicos, entendeu?

Geralmente os ícones são muito utilizados no flat design, justamente por serem bastante simples. Pois note que a figura de um boneco “masculino” ou “feminino” na porta do banheiro público não é extremamente detalhada. Ainda assim, você consegue reconhecer rapidamente que se trata de uma representação do espaço dedicado para um gênero e para outro. E isso será muito útil na hora de compreender o flat design que com simplicidade irá conseguir te apresentar um mundo de significações!

Por que estudar flat design?

Responder essa pergunta é essencial para que possamos prosseguir com nossos estudos, já que estudar algo sem compreender o porquê se estuda não é recomendado. E no caso de explicar o motivo do flat design para a formação de um designer gráfico é essencial. Visto que, toda a arte (e o design não deixa de ser arte) precisa estar relacionada com o tempo em que ela está se desenvolvendo.

E aí que está a pista, pois o flat design está em alta em nossos tempos justamente por essa época prezar pela simplicidade. Ou você não notou que quanto mais informações jogadas sobre você, menos você se predispõe a analisar passo a passo o que está sendo dito? Da mesma forma como isso funciona para palavras, como um texto muito grande, funciona também com imagens. Pois o excesso de camadas e o excesso de informações visuais detalhadas de fato gera o desinteresse. E pode ser que assim a mensagem não seja passada com toda a eficiência necessária.

Portanto, note que as grandes empresas de nossa contemporaneidade, como a Microsoft, a Apple e o Facebook trabalham com ideias visuais muito simples. E nada disso é à toa, pois a ideia é justamente que haja sempre a associação imagem-função em cada um dos ícones dessas plataformas.

Sendo assim, você não pensa mais em “pasta”, no momento em que clica em um ícone pasta da tela do computador. Já que mesmo que o ícone apresente a similaridade com a “pasta” que nós conhecemos fisicamente, seu cérebro já relacionou aquele ícone com sua função.

Por isso, quando a ideia for passar uma mensagem rápida para o seu interlocutor, considere a proposta de fazer isso de forma simples e direta. E para isso nós iremos contar com ajuda de alguns elementos que são fundamentais na hora de formar o seu flat design perfeito!

  • TIPOGRAFIA SIMPLES: Nós já estudamos sobre tipografia, então você já sabe que se trata da forma como você irá moldar as palavras: as fontes. Dito isso, passamos para a segunda parte, que é entender como a tipografia deve ser trabalhada no flat design. E nesse caso é simples: de maneira simples. Não opte por letras cursivas e difíceis de serem compreendidas. Opte por fontes que sejam mais fáceis de entender e consigam passar com clareza a mensagem. Até porque, a pior coisa é encontrar um material importante, mas que seja muito difícil de compreender por causa da fonte. E tudo bem que uma fonte cursiva pode ser linda para um trabalho mais artístico, mas no flat design nós preferimos as simples e “comuns”.
  • FORMAS GEOMÉTRICAS: Nós também já falamos um pouco de formas geométricas e sobre como elas podem comunicar coisas importantes. Portanto, ao invés de jogar todas as informações sem ordem alguma no design, que tal segmentar e separar tudo com as formas geométricas? Para isso, basta que você pense em qual a mensagem que você quer passar e qual forma cairia melhor com a mensagem. Aí é só utilizar os retângulos, triângulos ou círculos quando necessários na hora de criar um aspecto visual interessante.
  • ÍCONES, DE NOVO: Os ícones são ótimos como informativos, pois eles são identificados mais rápido pelos leitores que as palavras. Dessa forma, se você quer passar informações importantes, pense em uma maneira de sinalizar onde estão determinados assuntos dentro do seu design. Por exemplo, que tal deixar o número do telefone ao lado de um ícone de telefone? Assim certamente o seu interlocutor encontrará facilmente o que precisa saber dentro do conceito visual apresentado.

Além desses conceitos básicos, outros princípios muito importantes precisam ser trabalhados dentro do flat design. Por exemplo, as cores, precisam ser muito bem pensadas e devem seguir a ideia de simplicidade que o modelo solicita. Ou seja, talvez sobrecarregar o seu design com tons diferentes não seja o exato, mas você pode utilizar combinações que conversem e sejam úteis para o trabalho. 

O flat design não serve para tudo!

Atenção para que você não termine essa lição compreendendo que todo design precisa ser simplista, pois não é bem assim. No caso, o flat design será muito útil para projetos que exijam passar informações rápidas para quem tem pressa. Sendo assim, ele servirá muito bem para a aba de um site em que estejam depositadas informações, ou instruções em geral. Entretanto, existem algumas representações que pedem que o projeto seja mais trabalhado.

Por exemplo, se o projeto é a respeito de uma ajuda humanitária para um grupo de pessoas que passa fome, uma imagem mais realista faz mais sentido. Por outro lado, colocar um simples ícone de uma pessoa com uma lágrima no olho não funciona muito bem. Afinal, a ideia dentro desse design é tocar os sentimentos das pessoas para que elas percebam que aquela causa é importante e precisa da atenção delas.

Por isso, nesse caso o uso de fotografias chamativas e desenhos realistas irá fazer mais sentido. Todavia, você pode mesclar as duas ideias, mas de maneira muito sutil, como representando informações neste anúncio por meio de ícones. Mas o que é mais importante, o que precisa chegar primeiro a quem recebe a mensagem, certamente deverá ter uma profundidade maior.


Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico

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