FLUXOGRAMA E ORGANOGRAMA
Organograma são gráficos que representam a estrutura formal de uma organização. Trata-se de uma ilustração que representa a estrutura formal da empresa, a forma de organização dos setores, como estão definidas as suas hierarquias e a forma de comunicação entre eles.
O principal objetivo do organograma é fazer com que funcionários, fornecedores e clientes externos entendam como pessoas e atividades se relacionam dentro de determinada empresa. Outra função importante é proporcionar a agilidade na percepção das áreas de negócio, facilitando o entendimento de possíveis problemas e desenvolver melhorias.
A direção consta como o principal órgão da empresa, a partir do qual são definidos os demais departamentos conforme as características de cada empresa (departamento de produção, compras, vendas, financeiro, recursos humanos, etc). Cada um deve ter espaço físico específico e funcionários que estarão subordinados à direção da empresa.
Sempre aqueles que estão na parte superior do organograma terão mais atribuições e responsabilidades. Para que o organograma cumpra seu papel com excelência, é preciso que ele seja claro e flexível. Ademais, deve representar a estrutura da empresa com fidelidade, sem deixar espaço para interpretações equivocadas.
A flexibilidade evita que as pessoas se tornem engessadas dentro de uma hierarquia rígida que muitas vezes pode comprometer a desenvoltura dos departamentos e dos funcionários. Desse modo, um organograma eficiente retrata o momento atual da empresa e é flexível o suficiente para ser alterado de acordo com a necessidade e com as mudanças do dia a dia.
Os tipos de organograma seguem abaixo:
Organograma Vertical: também chamado de clássico, é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa.
Organograma Horizontal: criado com base na hierarquia da empresa, tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente.
Organograma Circular: usado para ressaltar o trabalho em grupo, sem a preocupação em representar a hierarquia.
O fluxograma, por sua vez, é um conjunto de figuras pré definidas que representam todos os processos de uma empresa, desde a fabricação de um produto até os procedimentos a serem seguidos para resolução de um problema. Ou seja, é um diagrama que esquematiza todos os passos necessários para a execução de um processo.
A figura descomplica, de forma ilustrada, a transição de informações entre os elementos que o compõem. Seu objetivo é mostrar o fluxo das informações e elementos, além da sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado. Existem diferentes tipos de fluxograma, a saber:
Fluxograma linear: diagrama que exibe a sequência de trabalho passo a passo que compõe o processo. Ajuda a identificar retrabalhos, redundâncias ou etapas desnecessárias.
Fluxograma funcional: mostra o fluxo de processo atual e as pessoas envolvidas em cada etapa. Linhas verticais ou horizontais são utilizadas para definir as fronteiras entre as responsabilidades.Demonstra onde as pessoas se encaixam em cada sequência do processo e como elas se relacionam com outro grupo.
Este artigo pertence ao Curso de Assistente Administrativo
Faça o Curso completo grátis!!