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FORMAS DE TRATAMENTO E ABREVIAÇÕES
No processo de comunicação organizacional, devemos nos atentar com as formas de tratamento, especialmente quando há a questão de hierarquia. Isso é válido tanto na escrita quanto na fala. Nesse sentido, é importante conhecermos as forma de tratamento adequadas, bem como suas respectivas abreviações.
Pronomes de tratamento | Abreviatura Singular | Abreviatura Plura | Usados para: |
Você | V. | VV. | Usado para um tratamento íntimo, familiar. |
Senhor, Senhora | Sr., Sr.ª | Srs., Srª.s | Pessoas com as quais mantemos um certo distanciamento mais respeitoso |
Vossa Senhoria | V. S.ª | V. Sª.s | Pessoas com um grau de prestígio maior. Usualmente, os empregamos em textos escritos, como: correspondências, ofícios, requerimentos, etc. |
Vossa Excelência | V. Ex.ª | V. Ex.ªs | Usados para pessoas com alta autoridade, como: Presidente da República, Senadores, Deputados, Embaixadores, etc. |
Vossa Eminência | V. Em.ª | V. Em.ªs | Usados para Cardeais. |
Vossa Alteza | V. A. | V V. A A. | Príncipes e duques. |
Vossa Santidade | V.S. | - | Para o Papa. |
Vossa Reverendíssima | V. Rev.mª | V. Rev.mªs | Sacerdotes e Religiosos em geral. |
Vossa Paternidade | V. P. | VV. PP. | Superiores de Ordens Religiosas |
Vossa Magnificência | V. Mag.ª | V. Mag.ªs | Reitores de Universidades |
Vossa Majestade | V. M. | V V. M M. | Reis e Rainhas. |
O pronome de tratamento concorda com o verbo na 3ª pessoa. Por exemplo: Vossa Senhoria está feliz. E, quando se referir à 3ª pessoa, o pronome de tratamento é precedido de sua: Sua Majestade, a rainha da Inglaterra, chega hoje ao Brasil. E no corpo do texto, como as forma de tratamento são executadas?
I. Presidente:
A carta começa com: Excelentíssimo Senhor Presidente da República
No corpo do texto: Vossa Excelência
Endereçado em envelope como: Digníssimo Presidente da República Federativa do Brasil ou Ao Excelentíssimo Presidente da República.
II. Presidente da CNBB:
A carta começa com: Vossa Excelência Reverendíssima
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor
No envelope: A Sua Excelência Reverendíssima Dom Fulano de Tal.
III. Papa:
A carta começa com: Vossa Santidade
No corpo do texto: Santíssimo Padre
No envelope: A Sua Santidade o Papa.
IV. Ministro do Estado
A carta começa com: Vossa Excelência
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor
No envelope: A Sua Excelência o Senhor Digníssimo Ministro Fulano de Tal
V. Membros do Congresso Nacional
A carta começa com: Vossa Excelência
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor
No envelope: A Sua Excelência o Senhor Deputado Fulano de Tal ou DD. Membro da Câmara Fulano de Tal.
VI. Governadores e Prefeitos
A carta começa com: Vossa Excelência
No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito
No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal
VII. Reitor e Vice-Reitor de Universidade
A carta começa com: Vossa Magnificência ou Vossa Excelência
No corpo do texto: Magnífico Reitor ou Excelentíssimo Senhor Reitor
No envelope: A Sua Magnificência o Senhor Fulano de Tal ou Digníssimo Reitor Fulano de Tal.
VIII. Desembargadores municipais e delegados de polícia
A carta começa com: Vossa Senhoria
No corpo do texto: Ilustríssimo Senhor ou Prezado Senhor
No envelope: Ao Senhor Fulano de Tal ou A Sua Senhoria o Senhor Fulano de Tal
Em uma organização, é interessante saber a qual funcionário a carta ou documento será endereçado. A forma habitual de se iniciar uma carta para uma organização é utilizando-se as expressões Prezado Senhor ou Prezada Senhora. Estas cartas geralmente devem terminar com a expressão Atenciosamente.
Se você souber o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, use então Prezado Sr. Fulano de Tal e termine com Cordialmente. Se a pessoa for uma mulher, e você não tiver certeza de seu estado civil (Senhora ou Senhorita) ou de seu status profissional (Dra.), escreva seu nome completo no envelope e na parte superior da folha (junto com seu endereço), e comece a carta com Prezada Senhora.
As Reduções Ortográficas também são comuns em comunicados oficiais nas redações. Entretanto, há certas regras para fazer a redução.
Símbolos: são reduções conhecidas internacionalmente e escritos com letra minúscula, sem ponto, sempre no singular. Quando símbolos químicos, com letras maiúsculas, sem ponto.
Siglas: são abreviaturas que servem para reduzir locuções substantivas próprias. Devem ser escritas em letras maiúsculas quando a sigla tiver três letras ou todas as letras forem pronunciadas. Observação: quando usar pela primeira vez a sigla, recomenda-se explicar, entre parênteses, seu significado.
Abreviaturas: para escrever as abreviaturas corretamente, necessita-se escrever a primeira sílaba e a primeira letra da segunda sílaba, seguida de ponto, como em “adj.”. A abreviatura deve ter metade da palavra original, caso contrário, é melhor escrever por inteiro.
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