Área do Aluno


ou



Funções de Uma Merendeira

O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo, e isso independe da área escolhida ou almejada.

E já que a competitividade acompanha essa seletividade, esse capítulo tem por objetivo explorar um pouco sobre as funções de uma merendeira e quais são as atribuições técnicas que esta profissional precisa dominar para que atue da melhor forma possível e se destaque no mercado de trabalho.

O papel de uma executora de merenda é fundamental, além de ser muito destoante do que a maioria pensa. Não é apenas preparar ou despachar o alimento para aquele público, as merendeiras participam do processo de produção da refeição em questão e do caráter social do Programa de Alimentação Escolar, ajudando dessa forma a educar o paladar daquela criança ou adolescente.

Abaixo estão listadas algumas das principais atribuições básicas de uma merendeira:

  • Zelar pela limpeza, organização e manutenção do ambiente em que trabalha – A merendeira deve se preocupar com seu material de trabalho. Dessa forma, o espaço e os equipamentos utilizados estarão sob sua responsabilidade, bem como os anexos que fazem parte do seu dia a dia, como a dispensa e o banheiro caso seja de uso exclusivo.
  • Receber os alimentos e os materiais destinados à alimentação escolar – A merendeira será a responsável por tudo que está relacionado ao preparo das refeições, inclusive o recebimento de produtos, seja eles insumos para as merendas ou qualquer outro material que seja destinado ao preparo delas. É claro que esse momento não é feito apenas por uma merendeira, é necessária uma equipe para dar a atenção necessária para aquela demanda alta de alimentos recebidos.
  • Controlar os estoques dos produtos que são utilizados – Observar o que está faltando ou prestes a acabar é um dever da merendeira, ela deve utilizar os produtos de forma estratégica e buscar sempre a economia.
  • Obter as intrusões por meio da nutricionista e da direção da escola – A merendeira, apesar de ter uma importância enorme, é em primeiro lugar uma funcionária e por isso deve receber as orientações dos cargos que lhe são superiores na hierarquia, nesse caso as orientações de cardápio e procedimentos dentro da cozinha são oriundas da nutricionista e demais informações específicas vêm da direção.
  • Conservar os alimentos da melhor forma – A merendeira deve armazenar o produto de acordo com as devidas especificações, principalmente para manter a conservação, prolongar a vida útil daquele alimento dentro dos padrões e estar apto para consumo.
  • Seguir a receita padronizada – Para qualquer preparo de prato existe uma receita a ser seguida, isso é feito para que não aconteça divergências de sabor ou tempero de um preparo para o outro.
  • Seguir o cardápio do dia – O cardápio não é feito por uma votação entre os alunos ou pela vontade da merendeira, ele é orientado pela nutricionista e abordaremos como funciona esse processo no capítulo 5.
  • Seguir os horários de alimentação previstos pela escola e nutricionista – A padronização também está nessa parte, uma vez que, por exemplo, o almoço não poderá ser servido ao meio dia de ontem e hoje ser ofertado apenas as quatorze horas da tarde.
  • Preparar as refeições de acordo com a permanência do aluno – A merendeira deve atuar de forma a atender toda a estadia do estudante, essa função não deve ser feita de forma parcial, como por exemplo o aluno permanecer na instituição nos horários da manhã e da tarde e o fornecimento da refeição apenas ocorrer no período matutino.
  • Utilizar o uniforme fornecido pelo Serviço de alimentação Escolar ou pelo Colégio – Fazer o uso das fardas indicadas é importante para manter a organização e até mesmo a higiene no processo de preparo.
  • Fazer o uso dos equipamentos de proteção – É dever da merendeira utilizar devidamente todos os EPI’s necessários para a realização das atividades, isso será explanado com mais detalhes no capítulo 11.
  • Avaliar cor, aroma e sabor dos alimentos – É de extrema importância que os alimentos sejam provados e testados antes de serem encaminhados para a distribuição, e esse papel é exercido pelas merendeiras. Este momento é feito com cautela para não haver contaminação.
  • Opinar nas decisões que envolvem a alimentação – A merendeira também tem relevância no momento de tomada de decisões, como na compra de algum insumo ou equipamento, isso se dá pelo fato de que é ela a responsável por aquele ambiente e entende melhor do que ninguém o que funciona e o que é melhor para o dia a dia de trabalho.

Em escolas que funcionam de forma diurna e noturna e possuem mais de três funcionários, é interessante adotar alguma hierarquia: escolher ou realizar uma votação para um chefe. Paralelo a isso, dividir as responsabilidades por setor também pode ser uma opção: um funcionário cuida da lavagem dos utensílios e panelas; o segundo fica a cargo da preparação de carnes; um terceiro dos legumes, verduras e grãos; e um quarto serve as refeições. As funções podem ser fixas ou acordar um revezamento semanal ou mensal.

As funções atribuídas acima se referem ao trabalho técnico no dia a dia de uma merendeira, porém, outros fatores são esperados dessa profissional, e podemos ter uma base disso no capítulo a seguir.



Este artigo pertence ao Curso de Merendeira

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