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Função Social da Escola

Estruturas sociais dão forma às nossas vidas – por exemplo, nas famílias, na comunidade e através de organizações religiosas. A educação, por exemplo, tem várias funções importantes em uma sociedade, como socialização, aprendizagem e colocação social. ‎

A função social da escola refere-se a um processo pelo qual os indivíduos adquirem uma identidade pessoal e aprendem os conhecimentos, a linguagem e ‎as habilidades sociais necessárias‎ para interagir com os outros. Mais uma vez, os alunos não aprendem apenas com o currículo acadêmico preparado por professores e administradores escolares. Eles também aprendem regras sociais e expectativas a partir de interações uns com os outros.

Os estudantes no Brasil recebem recompensas por seguir horários e direções, cumprir prazos e obedecer a autoridade. Eles aprendem a evitar punições reduzindo comportamentos indesejáveis como linguagem ofensiva. Eles também descobrem que para serem bem-sucedidos socialmente, eles devem aprender a ficar quietos, esperar, a agir interessados mesmo quando não estão, e para agradar seus professores sem alienar seus pares.

‎ ‎Além da socialização, outra importante função manifesta da escola é a transmissão de normas e valores culturais para as novas gerações. As escolas ajudam a moldar uma população diversificada em uma sociedade com uma identidade nacional compartilhada e preparar gerações futuras para seus papéis de cidadania. Os alunos são ensinados sobre leis e nosso modo de vida político através de lições cívicas, e eles são ensinados patriotismo através de rituais como saudar a bandeira.

Os alunos também devem aprender o Juramento de Fidelidade e as histórias dos heróis e façanhas da nação. Como a América é uma nação capitalista, os alunos também aprendem rapidamente a importância do trabalho em equipe e da competição através da aprendizagem de jogos em sala de aula, bem como atividades e atletismo fora da sala de aula. ‎

‎Funções Latentes das Escolas‎

‎Além de manifestar funções como socialização e culturização, as escolas também cumprem funções latentes na sociedade. Uma ‎‎função latente‎ é uma função que as pessoas não estão cientes ou não vêm à mente imediatamente e geralmente não se destina. Por exemplo, as escolas geralmente desempenham uma função casamenteira: eles reúnem indivíduos de idades e origens semelhantes, e isso resulta em muitos de nós encontrando parceiros românticos e companheiros na escola primária, secundária ou pós-secundária. ‎

‎Funções latentes podem, por vezes, contradizer funções manifestas. Por exemplo, outra função manifesta da escola é servir como um mecanismo de classificação que seleciona alunos para cargos sociais mais altos ou mais baixos com base em seu desempenho acadêmico. Com otimismo, as escolas preparam os alunos para suas futuras posições sociais, identificando e desenvolvendo os talentos e habilidades de cada aluno, independentemente da posição social atual do aluno.

Os professores incentivam os "melhores e mais brilhantes" a buscar os estudos mais desafiadores e avançados, ao mesmo tempo em que orientam os alunos comuns em programas educacionais adequados aos seus talentos. No entanto, alguns sociólogos acreditam que esse sistema de colocação social é uma função latente da escola que perpetua a desigualdade. Eles acreditam que as futuras posições sociais dos alunos são determinadas por suas posições atuais na sociedade, que as escolas tentam preservar. Por exemplo, pais mais ricos enviam seus filhos para escolas melhores, que oferecem mais oportunidades para posições sociais futuras mais altas. ‎

Além disso, atitudes e hábitos sociais são ensinados (geralmente sem querer) que produzem pessoas que 'se encaixam' nos status sociais, políticos e econômicos comuns na sociedade. Essas lições que preparam os indivíduos a aceitar os requisitos e expectativas da vida adulta são o que os sociólogos chamam ‎‎de currículo oculto‎.

Por exemplo, além do trabalho em equipe e da competição, os alunos americanos aprendem rapidamente que a sociedade procura e reverencia o melhor indivíduo, se essa pessoa tem a melhor pontuação em um teste ou o melhor desempenho em uma tarefa ortográfica. Até mesmo atividades colaborativas se concentram em um líder, e os esportes em equipe destacam o jogador mais valioso do ano. Assim, o currículo oculto neste caso envolve a promoção do individualismo. Isso os leva à vida adulta em nossa sociedade individualista, onde eles devem ser independentes e podem tomar decisões baseadas no interesse próprio. ‎

‎Em resumo, as escolas servem às funções em nossa sociedade além de transmitir conhecimento e habilidades acadêmicas. Essas outras funções podem ser categorizadas como manifestas ou latentes. ‎‎Funções manifestas‎ são funções que as pessoas acreditam serem os propósitos óbvios da escola.

Eles incluem o currículo acadêmico mais funções como socialização e transmissão de normas e valores culturais para as novas gerações. ‎‎Funções latentes‎ são funções que as pessoas não estão cientes ou não pensam imediatamente. Eles incluem o currículo oculto que prepara os alunos para a vida adulta.

‎Muitas habilidades e temas são aprendidos nas escolas. Existem muitas chamadas "soft skills" que são tão importantes para as crianças aprenderem para se tornarem membros aceitos e produtivos da sociedade. Uma das principais funções de uma escola é socializar as crianças. Isso significa que, na sociedade de seus pares, as crianças aprendem comportamento aceitável, relações recíprocas, normas da sociedade e resolução adequada de conflitos.

Você acha que crianças em casa são capazes de ser socializadas da mesma forma? Por que ou não? Escreva de dois a três parágrafos, começando com sua declaração de tese sobre este tema (por exemplo, crianças em casa podem ser socializadas tão bem quanto crianças tradicionalmente escolarizadas) e fornecer evidências (por exemplo, existem muitos grupos de escola em casa onde as crianças podem interagir com seus pares etc.). ‎

‎Uma função manifesta da escola é ensinar o nível de habilidade de cada criança. Isso muitas vezes resulta em "rastreamento", ou classificação de crianças em grupos de habilidades. Em outras palavras, crianças de menor desempenho são colocadas em grupos de menor habilidade, como uma aula de leitura corretiva ou matemática, e crianças de maior desempenho são acompanhadas em aulas. O que acha dessa função da escola?

Em dois ou três parágrafos, liste três a cinco prós e três a cinco contras de rastreamento e conclua sua redação com uma conclusão sobre se o rastreamento é benéfico ou não. Por exemplo, um profissional pode ser que cada criança seja ensinada ao seu nível, apropriadamente estimulando-as sem deixar nenhuma criança para trás que possa se sentir pouco inteligente ao lado de um par mais inteligente. Um golpe poderia ser que as crianças em classes baixas têm baixas expectativas colocadas sobre eles, que eles então cumprem apenas trabalhando minimamente duro e apenas cumprindo requisitos simples‎.



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