FUNCIONAMENTO DA BRINQUEDOTECA
O local de instalação da Brinquedoteca deve ser composto por diferentes ambientes, simples ou sofisticados, com materiais recicláveis (construídos manualmente) ou industrializados (prontos). Mas, é essencial que a estrutura e os objetos decorativos (mobília, decoração) ofereçam às crianças liberdade, segurança e motivação para brincar, expressar e criar, seja individual ou coletivamente, mas exercer suas práticas sociais.
Para implantá-la, é necessário ter definido os objetivos e o público alvo a ser atendido. Em seguida, as atividades ofertadas, a localização e instalação da mesma, as regras e normas para atendimento, a composição dos objetos (acervo) a ser oportunizado, e mais que decisivo, o profissional que fará a mediação das atividades no local, ter conhecimentos básicos de seu funcionamento.
A brinquedoteca como espaço estruturado para brincar
A brinquedoteca escolar se constitui como um espaço de diversas atividades educativas que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças que frequentam a escola. A brinquedoteca é um espaço mágico, onde se podem ver os olhos faiscantes das crianças diante de brinquedos novos ou usados, criados para favorecer a brincadeira. A brinquedoteca pode se constituir num núcleo de apoio pedagógico do curso de Pedagogia, onde a criança é livre para brincar, aprender e os profi ssionais para pensar, discutir, analisar, investigar o valor do brinquedo no desenvolvimento da criança.
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, é um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. É espaço onde se descobre o fascínio pelo brincar brincando, ponto de encontro e trocas, um local onde toda criança, por meio da magia dos brinquedos e brincadeiras, se desenvolve, expressa sua afetividade, experimenta e se experimenta. Numa brinquedoteca a criança tem oportunidades de se relacionar com o brinquedo, aproximar-se dele, descobrir novas funções, novos ângulos, novas brincadeiras.
A brinquedoteca como um espaço que proporciona a aprendizagem e aquisição de conhecimentos pode ajudar a estabelecer a integração entre teoria e prática. A brinquedoteca deve estar repleta de brinquedos, CD’s e livros em várias quantidades, de modo que os usuários possam tanto utilizá-los no próprio local ou tomá-los emprestado. Esta atitude fará com que a criança desde pequena seja responsável e aprenda a cuidar dos seus objetos.
Sendo assim, uma brinquedoteca não deve ser construída com simples o intuito de “passar o tempo”, mas sim, de aproveitá-lo juntos às crianças, sem esquecer-se da presença fundamental do educador devidamente capacitado, com espírito inovador que atenda todos os alunos, que cuide dos diversos detalhes necessários para o enriquecimento da brinquedoteca.
Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil
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