Área do Aluno


ou



Funções da Boca

Sendo a primeira parte do que conhecemos como tubo digestivo, a cavidade oral representa funções de suma importância para o funcionamento fisiológico dos seres humanos.

A função primária da boca é servir de entrada da alimentação para o trato digestivo para assim iniciar o processo de digestão através da salivação.

Em seguida, esse bolo alimentar misturado segue para a faringe que irá em direção ao estômago e outros órgãos digestivos para completar o seu processo.

Além disso, a boca também exerce funções secundárias, sendo uma região modificadora do som para a produção da fala.

Vejamos aqui em detalhes a função da boca nos sistemas digestório e respiratório. Digestão


Digestão

Como discutimos anteriormente, o trato digestivo humano se inicia pela boca, essa é a porta de entrada dos alimentos, sendo a boca e toda a sua estrutura a responsável por umedecer e triturar os alimentos.

Essa humificação é feita pela saliva, um líquido viscoso e transparente composto por diversas enzimas digestivas, entre elas, a amilase, uma proteína responsável por realizar a quebra de carboidratos em açúcares.

Além disso, os movimentos dos músculos da língua tem como função empurrar esse bolo úmido e macio para o fundo da boca, local onde ocorre a deglutição para o esôfago.

Para que essa massa alimentar não entre pela traqueia existe uma aba muscular denominada epiglote, responsável por fechar a traqueia e garantir que o alimento seja direcionado para o estômago.


Comunicação

Falar é um processo bastante complexo, que envolve uma série de eventos, seja físico ou psicológico, que devem ocorrer na ordem certa.

Com a estrutura neurológica funcionando corretamente, quando o ar é expelido atravessa as cordas vocais na laringe e essas vocábulos vibram produzindo o som.

Esses sons são variados e cada pessoa possui uma voz própria a depender aperto das cordas vocais e da força do ar expelido.

Além desses fatores, como a movimentação da língua e dos lábios são imprescindíveis para moldar esse som.

Por isso, pessoas que possuem os frênulos em posições diferentes do que é considerado adequado podem ter dificuldades na fala.

Outras estruturas que também estão envolvidas na produção de sons incluem o palato duro, palato mole e o nariz.



Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Saúde Bucal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados