Funções da Pele
No decorrer deste curso, você já pôde perceber algumas das principais funções da nossa pele. De maneira geral, a pele é um órgão extremamente importante para a manutenção da saúde e do bem-estar dos seres humanos. Primeiro, pois ela é a nossa principal barreira de proteção e o link para o mundo à nossa volta.
Em segundo plano, a pele também afeta diretamente a nossa relação de auto-estima, influenciando nos parâmetros de beleza e cuidado.
A camada mais externa da nossa pele, a camada córnea, é um mecanismo de proteção contra os agentes externos, a partir dessa estrutura os raios de luz ultravioleta transmitidos pelo sol não conseguem afetar o nosso organismo. Além disso, essa camada também delimita a estrutura anatômica do nosso corpo, a cor da nossa pele e a forma como nos apresentamos para o mundo.
Quando acontece da pele ser exposta de maneira constante os raios UV, camada basal da epiderme passa a produzir uma maior quantidade de queratinócitos, bem como uma outra substância denominada melanina. Essa produção excessiva gera o efeito de bronzeamento por queimaduras, e, a longo prazo, também podem causar a hiperpigmentação de algumas regiões, como o melasma.
Essa camada também é relevante quando nos referimos a nossa adaptação ao ambiente externo, pois promove proteção direta contra as fontes de frio e calor, limitando ainda a relação de perda de volume de água perdidos pela epiderme.
Outro ponto importante sobre a pele é acerca dos seus fatores de hidratação natural citados anteriormente nesse curso. Esses fatores são formados principalmente por substâncias como o ácido lático e a ureia com o objetivo de manter a característica flexível da nossa pele. Como consequência, juntamente com os componentes lipídicos, os FHN promovem elasticidade e firmeza para a barreira protetora.
Quando um desses componentes são perdidos pelo corpo, seja por alimentação imprópria, falta de água ou por alguma doença específica, como a diabetes, a pele acaba perdendo a sua umidade, se tornando áspera e seca Como resultado, os pacientes diabéticos, por exemplo, possuem uma maior tendência a ganhar rachaduras na pele devido a sua menor capacidade de elasticidade e regeneração.
Outro exemplo também muito interessante acerca da função da pele é em relação a formação de calos nos pés e nas mãos. Quando a nossa pele sofre alguns estímulos externos, mais queratinócitos são enviados para a camada da córnea com o objetivo de aumentar a proteção da região. Como consequência, essa camada fica mais grossa e temos a formação de pontos que chamamos de calosidades.
Além dos exemplos citados anteriormente sobre a adaptação do corpo ao meio externo, veja a seguir outras funções desempenhadas pela pele:
Proteção contra substâncias químicas: a pele possui a camada do manto protetor que ajudam o corpo a identificar substâncias que podem causar lesões e prejudicar a integridade do órgão. Quando uma substância alergênica é apresentada, por exemplo, temos a formação de pequenas bolhas indicando o perigo do contato desse componente com a pele.
Proteção contra agentes patogênicos: como dito anteriormente, uma das funções mais importantes da pele é conseguir impedir a entrada de agentes infecciosos que possam desencadear doenças à nossa saúde. Esse é o caso de bactérias, vírus e parasitas. Dessa forma, o manto com o seu pH levemente ácido consegue impedir que espécies indesejadas de microrganismos se instalem no nosso corpo, atuando como primeira camada de proteção.
Fonte de alimentação: Diferente do que muitos pensam, a pele também pode servir como fonte de armazenamento de energia para o corpo humano. Isso acontece pois, em momentos de falta de nutrientes, o corpo pode optar por utilizar as células adiposas acumuladas na camada subcutânea. Como consequência, essas células são transportadas para os vasos sanguíneos e carregadas para os locais para serem processadas e digeridas como fonte de energia.
Por fim, mas não menos importante, a pele também desempenha um importante na saúde psicológica dos nossos clientes. Isso acontece pois, a nossa pele é a forma como nos apresentamos para o mundo e também é um órgão que reflete a nossa condição de saúde.
Como consequência, quando a nossa pele está saudável e bonita, nos tornamos mais dispostos, pois a sensação de bem-estar faz com que sejamos capazes de nos sentir mais confiantes e seguros no nosso dia-a-dia.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Limpeza de Pele
Faça o Curso completo grátis!!