Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

9 Avaliações
José Arlindo Farias Balieiro
★★★★★
José Arlindo Farias Balieiro

Preciso fazer esse curso pra me avaliarem melhor no meu trzbalho

LOHANE OLIVEIRA DA SILVA
★★★★★
LOHANE OLIVEIRA DA SILVA

O questionamento bastante objetivo, gostei bastante do site.

olga de jesus chaves
★★★★★
olga de jesus chaves

curso ótimo e de fácil entendimento

EKLERSON TANAKA BARBOSA
★★★★★
EKLERSON TANAKA BARBOSA

OTIMO.

Jucilene ferreira de Lima
★★★★★
Jucilene ferreira de Lima

Ótimo o curso bastante proveitoso

MAGALI  ALFF
★★★★★
MAGALI ALFF

EXECELENTE APRENDIZADO

Claudemir pinto da silva
★★★★★
Claudemir pinto da silva

Ótimo curso. Muito bom o material

Analine Bento
★★★★★
Analine Bento

Curso extremamente necessário, conteúdo informacional muito interessante...

Sonia Maria Paiva Serra
★★★★★
Sonia Maria Paiva Serra

O curso e muito bom. Obtive conhecimentos maravilhosos que mim ajudaram a ter mais interesse pela profissão.

Gabarito das Questões de Concurso para Agente de Combate às Endemias


(Questão 1) - A alternativa correta é:

D) Esquistossomose.✅

???? Explicação:

A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni, transmitida por caramujos do gênero Biomphalaria, que atuam como hospedeiros intermediários. É popularmente conhecida como:

  • Bilharziose
  • Xistose
  • Doença dos Caramujos
  • Barriga d’Água
  • Doença de Manson-Pirajá da Silva

Ela é endêmica em várias regiões do Brasil, especialmente onde há saneamento básico precário e contato frequente com águas contaminadas.

As outras alternativas referem-se a doenças diferentes, com formas distintas de transmissão e sintomas.

(Questão 2) - A alternativa correta é:

B) I e II, apenas.✅

???? Explicação:

Vamos analisar cada afirmativa:

I. Trata-se de uma medida de prevenção de doenças.✅
✔️ Correta.
Vacinar é uma forma de prevenção primária, pois impede que a doença ocorra.

II. Configura-se como uma ação de promoção da saúde.✅
✔️ Correta.
Atualizar a caderneta vacinal incentiva a saúde e bem-estar, promovendo o cuidado contínuo com a saúde da criança.

III. É caracterizada como uma estratégia de recuperação. ❌
✖️ Incorreta.
Recuperação envolve ações para tratar doenças já instaladas, o que não é o caso da vacinação.

IV. Enquadra-se como uma medida de reabilitação. ❌
✖️ Incorreta.
Reabilitação é voltada para recuperar capacidades após uma doença ou acidente, o que não se aplica à vacinação preventiva.

✅ Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas.

(Questão 3) - A alternativa correta é:

C) Realização de ações educativas na comunidade sobre riscos, cuidados com ferimentos e prevenção pela vacinação antitetânica.✅

???? Explicação:

O Agente de Combate às Endemias (ACE) não realiza diagnóstico, prescrição, exames laboratoriais ou aplicação de vacinas, pois essas são atribuições exclusivas de profissionais da área clínica, como médicos e enfermeiros.

A função do ACE é promover ações de prevenção e educação em saúde, orientando a população sobre formas de evitar doenças como o tétano, que podem ser prevenidas com cuidados simples e vacinação em dia.

(Questão 4) - A alternativa correta é:

E) Realizar atividades de prevenção e de controle de doenças; visitas domiciliares para inspeção de focos de vetores; orientação à população sobre medidas de proteção e controle de fatores de risco, relacionadas às doenças transmissíveis, como dengue e leptospirose.✅

???? Explicação:

O Agente de Combate às Endemias (ACE) tem como atribuições principais:

  • Visitar domicílios e áreas públicas ou privadas, inspecionando focos de vetores (mosquitos, roedores, etc.);
  • Orientar a população sobre medidas de prevenção e controle de doenças transmissíveis;
  • Realizar ações educativas, principalmente no combate a doenças como dengue, chikungunya, zika, leptospirose e febre amarela;
  • Atuar tanto em áreas urbanas quanto rurais, de acordo com os riscos identificados.

(Questão 5) - A alternativa correta é:

A) Esquistossomose. ✅

???? Explicação:

A esquistossomose, também conhecida como "barriga d'água", é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni, um verme que penetra ativamente na pele ou mucosas da pessoa que entra em contato com água doce contaminada, especialmente em locais com presença de caramujos do gênero Biomphalaria, que atuam como hospedeiros intermediários.

(Questão 6) - A alternativa correta é:

B) Monitorar doenças que podem afetar a população, como dengue e gripe, ajudando a prevenir e controlar surtos.✅

???? Explicação:

A Vigilância Epidemiológica é uma área da Vigilância em Saúde que tem como objetivo monitorar, prevenir e controlar doenças e agravos à saúde. Ela atua especialmente no acompanhamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis, realizando ações como:

  • Notificação e investigação de casos;
  • Identificação de surtos e epidemias;
  • Análise de dados para orientar ações de saúde pública;
  • Implementação de medidas de controle.

Exemplos de doenças monitoradas pela vigilância epidemiológica incluem: dengue, chikungunya, gripe (influenza), COVID-19, sarampo, entre outras.

(Questão 7) - A alternativa correta é:

✅ C) I e II, apenas.

???? Explicação:

I. Verdadeira
A endemia considera que a presença de uma determinada doença é peculiar a um povo, país ou região.
✔️ Correto. Endemia é a ocorrência constante de uma doença em determinada área geográfica ou população. Exemplo: malária na região amazônica.

II. Verdadeira
Na pandemia, há um aumento de casos novos e rápida difusão em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
✔️ Correto. Pandemia é uma epidemia de grande escala, atingindo vários países ou continentes com transmissão sustentada.

III. Falsa
A epidemia se apresenta em grandes proporções e se espalha rapidamente em muitos países e continentes.
✖️ Incorreto. A definição apresentada é de pandemia, não de epidemia.
Epidemia é o aumento repentino de casos em uma determinada região ou população, não em muitos países.

(Questão 8) - A alternativa correta é:

✅ C) Garante que as ações de combate e controle de endemias sejam realizadas de acordo com normas de segurança e eficácia.
???? Explicação:

A regulamentação da atuação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) tem como objetivo padronizar e orientar suas atividades, garantindo:

  • A eficácia das ações de vigilância e controle de doenças.
  • O cumprimento de protocolos sanitários e de segurança.
  • A proteção da saúde dos profissionais e da população.

O alinhamento com as políticas públicas de saúde e com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Isso está previsto, por exemplo, na Lei nº 11.350/2006, que regulamenta as atividades dos ACEs e dos ACSs.

(Questão 9) - A alternativa correta é:

✅ B) Um animal que abriga e transmite um agente patogênico, podendo ser fonte de infecção para humanos.

???? Explicação:

No contexto da epidemiologia e do controle de endemias, reservatório animal é:

  • Um animal que abriga um agente causador de doença (agente patogênico) de forma natural.
  • Esse animal não necessariamente adoece, mas pode transmitir o agente para humanos ou outros animais.
  • É uma fonte de infecção importante no ciclo de muitas doenças transmissíveis.

Exemplos de reservatórios animais:

  • Roedores – reservatórios da leptospirose.
  • Cães – reservatórios da leishmaniose visceral.
  • Macacos – podem atuar como reservatórios da febre amarela.

Questão 10) - A alternativa correta é:

✅ C) Registrar e acompanhar informações sobre a saúde da população e a execução das ações de atenção básica.

???? Explicação:

O e-SUS Atenção Básica é um sistema do Ministério da Saúde que faz parte da estratégia de informatização da Atenção Primária no Brasil. Seu principal objetivo é:

  • Coletar, organizar e monitorar dados sobre a saúde da população atendida, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
  • Acompanhar as ações realizadas pelas equipes de saúde, como visitas domiciliares, atendimentos, vacinação, acompanhamento de doenças crônicas, entre outros.

Esses dados auxiliam na gestão, planejamento e avaliação das ações de saúde, além de permitir maior eficiência no atendimento e repasse de recursos.

Questão 11) - A alternativa correta é:

✅ C) Reduz a população de larvas de vetores, como mosquitos, impedindo a transmissão de doenças.

???? Explicação:

A aplicação de larvicidas é uma estratégia de controle vetorial utilizada principalmente no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os larvicidas atuam eliminando as larvas antes que se transformem em mosquitos adultos, interrompendo o ciclo de vida do vetor e reduzindo a chance de transmissão de doenças para a população.

(Questão 12) - A alternativa correta é:

✅ B) É um método de controle que combina várias estratégias para reduzir a população de vetores, como eliminação de criadouros e uso de larvicidas.

???? Explicação:

O manejo integrado de vetores é uma abordagem abrangente e estratégica para controlar a presença de insetos transmissores de doenças (como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya). Ele envolve:

  • Eliminação de criadouros (água parada, lixo, pneus, etc.);
  • Educação em saúde da população;
  • Aplicação de larvicidas e inseticidas, quando necessário;
  • Monitoramento constante das áreas com risco;
  • Participação comunitária e intersetorialidade.

O objetivo é reduzir a população dos vetores de forma sustentável, utilizando várias ações integradas e adaptadas à realidade local.

(Questão 13) - A alternativa correta é:

✅ D) Identificar e eliminar criadouros de vetores e realizar atividades de controle de endemias.

???? Explicação:

A principal função dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) em operações de campo é atuar diretamente na prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika, chikungunya, leishmaniose, entre outras.

Durante essas operações, o ACE:

  • Identifica e elimina criadouros de mosquitos e outros vetores;
  • Aplica larvicidas e inseticidas quando necessário;
  • Orienta a população sobre medidas preventivas;
  • Coleta dados para ações de vigilância em saúde;
  • Participa de mutirões e atividades educativas nas comunidades.

(Questão 14) - A alternativa correta é:

✅ B) Ações educativas e estratégias que promovem a saúde e previnem doenças por meio da mudança de comportamentos e melhoria das condições de vida.

???? Explicação:

Promoção da saúde é um conjunto de ações voltadas para melhorar a qualidade de vida da população, incentivando práticas saudáveis e prevenindo doenças antes que elas ocorram. Entre essas ações, estão:

  • Educação em saúde;
  • Campanhas de vacinação;
  • Incentivo à prática de atividade física;
  • Melhoria das condições ambientais e de saneamento;
  • Alimentação saudável.

(Questão 15) - A alternativa correta é:

✅ C) Envolve a vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental para prevenir e controlar doenças.

???? Explicação:

A Vigilância em Saúde é um conjunto de ações que tem como objetivo prevenir, detectar e controlar riscos e agravos à saúde da população. Ela engloba:

  • Vigilância Epidemiológica: monitora doenças transmissíveis e surtos.
  • Vigilância Sanitária: fiscaliza produtos, alimentos, medicamentos, estabelecimentos de saúde etc.
  • Vigilância Ambiental: avalia os fatores ambientais que podem afetar a saúde, como qualidade da água, ar, solo e presença de vetores.

Essas áreas atuam de forma integrada para garantir a proteção da saúde pública.

(Questão 16) - A alternativa correta é:

✅ A) Estabelece normas para a participação da comunidade na gestão do SUS e o financiamento das ações de saúde.

???? Explicação:

A Lei nº 8.142/1990 complementa a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) e tem dois principais objetivos:

1. Garantir a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio:

  • Dos Conselhos de Saúde (de caráter permanente e deliberativo).
  • Das Conferências de Saúde (realizadas periodicamente).

2. Estabelecer critérios para o repasse de recursos financeiros federais aos estados e municípios, com base na existência e funcionamento efetivo dos conselhos de saúde.

(Questão 17) - A alternativa correta é:

✅ C) Cria o Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece suas diretrizes e estrutura organizacional.

???? Explicação:

A Lei nº 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, regulamenta o artigo 196 da Constituição Federal de 1988 e é responsável por:

  • Criar oficialmente o Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Estabelecer os princípios e diretrizes do SUS, como universalidade, equidade e integralidade.
  • Definir a organização dos serviços de saúde, suas atribuições, funcionamento, e a distribuição de competências entre as esferas federal, estadual e municipal.

(Questão 18) - A alternativa correta é:

✅ E) V – V – V – V.

???? Explicação:

A malária grave (ou malária complicada), especialmente causada pelo Plasmodium falciparum, pode apresentar diversos sinais de alerta. Entre eles:

1. Prostração – ✅ Verdadeiro
É um sinal comum em casos graves de malária, indicando debilidade extrema e incapacidade de se manter em pé ou realizar atividades simples.

2. Alteração da consciência – ✅ Verdadeiro
Pode variar de confusão mental até coma, indicando envolvimento cerebral (malária cerebral).

3. Hipoventilação – ✅ Verdadeiro
Pode ocorrer devido à acidose metabólica ou falência respiratória associada a formas graves da doença.

4. Hipotensão arterial ou choque – ✅ Verdadeiro
Também é um sinal de malária grave, especialmente quando há falência de múltiplos órgãos.

(Questão 19) - A alternativa correta é:

✅ E) tratado.

???? Explicação:

No controle de vetores, como o Aedes aegypti, os criadouros são classificados de acordo com a ação realizada durante a visita dos agentes. Quando um larvicida é aplicado, o local é chamado de:

Depósito tratado:
Ou seja, recebeu tratamento químico com o objetivo de eliminar as larvas presentes ou impedir que ovos eclodam.

(Questão 20) - A alternativa correta é:

✅ E) I – II – III – IV.

???? Explicação:

I. Verdadeira
✔️ As ovitrampas são realmente sensíveis e econômicas, sendo muito úteis para detectar a presença do Aedes aegypti, especialmente em locais com baixa infestação, onde os métodos tradicionais podem não ser eficientes.

II. Verdadeira
✔️ As larvitrampas são posicionadas a cerca de 80 cm do solo, pois essa é uma altura favorável para o pouso e oviposição do mosquito Aedes aegypti.

III. Verdadeira
✔️ As ovitrampas podem ser feitas de materiais simples como barro ou pneus usados e são frequentemente colocadas em pontos estratégicos como portos, aeroportos, terminais, para monitorar a entrada de vetores.

IV. Verdadeira
✔️ A principal função das larvitrampas é a detecção precoce de infestações, especialmente aquelas que podem ter sido importadas de outras regiões, sendo uma medida importante de vigilância ativa.

(Questão 21) - A alternativa correta é:

✅ D) tabagismo.

???? Explicação:

Notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre casos suspeitos ou confirmados de doenças, agravos ou eventos de saúde pública que podem representar risco coletivo. A lista é definida pelo Ministério da Saúde, por meio de portarias atualizadas periodicamente.

Vamos analisar cada item:

A) Violência doméstica e/ou outras violências
✔️ É de notificação compulsória, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, inclusive violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

B) Acidente de trabalho com exposição a material biológico
✔️ Também é de notificação compulsória, por envolver riscos à saúde ocupacional e possibilidade de transmissão de doenças como hepatites e HIV.

C) Difteria
✔️ É uma doença de notificação compulsória, por ser infecciosa, transmissível e grave.

D) Tabagismo
❌ Não é de notificação compulsória. Embora seja um importante problema de saúde pública, não exige comunicação obrigatória aos sistemas de saúde.

E) Varicela – caso grave internado ou óbito
✔️ Casos graves e óbitos por varicela (catapora) devem ser notificados compulsoriamente.

(Questão 22) - A alternativa correta é:

✅ B) Acidente por animal potencialmente transmissor da raiva.

???? Explicação:

A notificação compulsória com periodicidade imediata é exigida para doenças, agravos ou eventos que representam risco iminente à saúde pública e exigem ação rápida das autoridades sanitárias. A notificação deve ser feita em até 24 horas após o atendimento inicial.

Vamos analisar as alternativas:

A) Hanseníase
❌ A notificação é compulsória, mas não imediata. Ela é feita de forma semanal ou de acordo com o fluxo estabelecido.

B) Acidente por animal potencialmente transmissor da raiva
✔️ É de notificação compulsória imediata, pois pode levar a um caso de raiva humana, doença letal e de rápida evolução.

C) Dengue – Casos
❌ Os casos comuns de dengue não são de notificação imediata. A notificação imediata ocorre apenas em casos graves ou óbitos suspeitos por dengue.

D) Febre de Chikungunya
❌ Casos comuns de chikungunya não são de notificação imediata. A notificação imediata só ocorre em casos de surto ou formas graves.

E) Doença aguda pelo vírus Zika
❌ Assim como chikungunya, casos isolados de Zika são de notificação regular. Apenas surtos ou casos em gestantes e complicações neurológicas exigem atenção especial.

(Questão 23) - A alternativa correta é:

✅ C) Doença de Chagas Crônica.

???? Explicação:

A notificação compulsória semanal é exigida para doenças e agravos que não requerem ação imediata, mas que ainda assim devem ser acompanhadas pelos serviços de saúde, conforme a Portaria nº 1.061/2020 do Ministério da Saúde, que atualiza a lista nacional de notificação compulsória.

(Questão 24) - A alternativa correta é:

✅ C) I – II – IV.

???? Explicação:

I. "Os inseticidas podem ser classificados como larvicidas para fases larvárias, ou adulticidas, para controlar insetos adultos."
✔️ Correta. Essa é a classificação básica dos inseticidas no controle vetorial. Larvicidas atuam nas formas imaturas, e adulticidas, nos insetos adultos.

II. "O Ministério da Saúde avalia diferentes alternativas para controle químico do vetor a partir de novas formulações com base na análise do monitoramento da resistência de populações de Aedes aegypti aos inseticidas utilizados."
✔️ Correta. O Ministério da Saúde realmente realiza esse monitoramento e promove rodízio de inseticidas para reduzir resistência dos vetores.

III. "Ocorre o controle químico quando ocorre instituição de normas ou medidas legais para viabilizarem o controle do vetor."
❌ Incorreta. Isso descreve o controle legal/regulatório, não o controle químico, que é caracterizado pelo uso de inseticidas.

IV. "Na nebulização espacial (popularmente chamada fumacê) o controle ocorre através de fina névoa de partículas de inseticidas que são distribuídas no ar e atingem os adultos voadores daquele momento."
✔️ Correta. Essa descrição está correta quanto ao funcionamento da nebulização espacial, que visa atingir os mosquitos adultos presentes no momento da aplicação.

(Questão 25) - A alternativa INCORRETA é:

✅ C) Com, apenas, uma ação semanal de controle mecânico, é possível interromper o ciclo de vida do mosquito.

❌ Por que está incorreta?

Embora o controle mecânico seja uma medida importante (como eliminar criadouros), uma única ação semanal não é suficiente para garantir a interrupção completa do ciclo de vida do Aedes aegypti. O mosquito pode completar seu ciclo de ovo a adulto em aproximadamente 7 a 10 dias, dependendo das condições climáticas. Portanto, ações contínuas e monitoramento constante são necessários, e não apenas uma intervenção pontual.

(Questão 26) - A alternativa correta é:

✅ C) Dor de cabeça.

???? Explicação:

A leptospirose apresenta duas fases clínicas: fase precoce (ou leptospirêmica) e fase tardia (ou imune).

Durante a fase precoce, que ocorre nos primeiros dias após a infecção (geralmente até o 7º dia), os sintomas mais comuns incluem:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares (principalmente nas panturrilhas)
  • Náuseas e vômitos
  • Mal-estar geral

(Questão 27) - A alternativa correta é:

✅ A) V – F – V – F.

???? Explicação:

A Leishmaniose Visceral (também conhecida como calazar) é causada pelo protozoário Leishmania chagasi (no Brasil) e transmitida principalmente pela picada do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis). Os principais sintomas da doença são:

✅ (V) Febre de longa duração:
Correto. A febre é persistente, pode durar semanas ou meses e geralmente não responde bem a antitérmicos comuns.

❌ (F) Diminuição do fígado e baço:
Falso. O correto é aumento do fígado (hepatomegalia) e do baço (esplenomegalia), que são sinais típicos da leishmaniose visceral.

✅ (V) Anemia:
Correto. A doença frequentemente causa anemia, devido à destruição de células sanguíneas e alterações na medula óssea.

❌ (F) Redução da força muscular:
Falso. Esse não é um sintoma característico ou principal da leishmaniose visceral. A fraqueza pode ocorrer, mas não como redução muscular propriamente dita, e sim por consequência da anemia e estado geral debilitado.

(Questão 28) - A alternativa correta é:

✅ D) hipoesplenismo.

???? Explicação:

A febre amarela é uma doença viral aguda, transmitida por mosquitos infectados, como o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e Haemagogus (em áreas silvestres). Em casos graves, pode evoluir com diversas complicações sérias:

Complicações possíveis da febre amarela:

  • Icterícia: Sim, é comum nos casos graves, devido ao comprometimento do fígado.
  • Febre alta: Presente desde a fase inicial da doença.
  • Hemorragia: Pode ocorrer sangramento em gengivas, nariz e no trato gastrointestinal.
  • Choque e insuficiência de múltiplos órgãos: Complicações graves que podem levar ao óbito.

Hipoesplenismo:

  • Não é uma complicação típica da febre amarela.

Hipoesplenismo é a redução da função do baço, associada a outras doenças, como anemias falciformes, doenças autoimunes e infecções crônicas — não é relacionada clinicamente à febre amarela.

Questão 29) - A alternativa correta é:

✅ B) III – IV

???? Explicação:

I. É uma doença de notificação compulsória semanal.
❌ Errado. A febre amarela é de notificação compulsória imediata, devido ao seu alto risco de surtos e gravidade clínica.

II. É transmitida apenas de forma urbana.
❌ Errado.
A febre amarela possui duas formas de transmissão:

  • Silvestre: por mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes.
  • Urbana: por Aedes aegypti.

Portanto, não é exclusiva da forma urbana.

III. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
✅ Correto.
A transmissão ocorre por vetores infectados, não há contágio direto entre pessoas.

IV. Tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
✅ Correto.
A febre amarela é uma doença grave, com risco de surtos nas áreas urbanas com Aedes aegypti, o que a torna uma prioridade de saúde pública.

(Questão 30) - A alternativa correta é:

✅ D) Mosquitos do gênero Aedes aegypti.

???? Explicação:

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, um vetor urbano muito comum em áreas tropicais e subtropicais. Esse mosquito também é responsável pela transmissão de zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Ele se reproduz em águas paradas e limpas, como em pneus, vasos de planta, garrafas e caixas d’água mal tampadas.

Tem hábitos diurnos e costuma picar durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde.

Por que as outras estão erradas?

  • Caramujos → Vetores da esquistossomose, não da dengue.
  • Mosquitos do gênero Anopheles → Transmitem malária.
  • Pulgas → Podem transmitir doenças como a peste bubônica, mas não dengue.

Este artigo pertence ao Curso Agente de Combate às Endemias

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
COMENTÁRIOS

5.0

12.743 Avaliações
José Arlindo Farias Balieiro
★★★★★
José Arlindo Farias Balieiro

Preciso fazer esse curso pra me avaliarem melhor no meu trzbalho

LOHANE OLIVEIRA DA SILVA
★★★★★
LOHANE OLIVEIRA DA SILVA

O questionamento bastante objetivo, gostei bastante do site.

olga de jesus chaves
★★★★★
olga de jesus chaves

curso ótimo e de fácil entendimento

EKLERSON TANAKA BARBOSA
★★★★★
EKLERSON TANAKA BARBOSA

OTIMO.

Jucilene ferreira de Lima
★★★★★
Jucilene ferreira de Lima

Ótimo o curso bastante proveitoso

MAGALI  ALFF
★★★★★
MAGALI ALFF

EXECELENTE APRENDIZADO

Claudemir pinto da silva
★★★★★
Claudemir pinto da silva

Ótimo curso. Muito bom o material

Analine Bento
★★★★★
Analine Bento

Curso extremamente necessário, conteúdo informacional muito interessante...

Sonia Maria Paiva Serra
★★★★★
Sonia Maria Paiva Serra

O curso e muito bom. Obtive conhecimentos maravilhosos que mim ajudaram a ter mais interesse pela profissão.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.