Gestão Pública e turismo
Gestão Pública é o termo que designa um campo de conhecimento e trabalho relacionado às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como recursos humanos, finanças públicas e políticas públicas, entre outras.
O turismo tem observado crescente oferta de produtos e serviços. O crescimento da atividade turística depende em grande parte da atuação do poder público que é responsável pelo direcionamento da atividade. É o poder público que garante os interesses coletivos, sobrepondo-os aos de um pequeno grupo ou indivíduo.
Neste sentido, faz-se cada vez mais necessária a compreensão da gestão pública como reguladora e incentivadora das ações que irão permitir o desenvolvimento da atividade turística visando à sustentabilidade.
O gestor público, enquanto agente do poder público, é um importante ator na tomada de decisões que influenciam o desenvolvimento do turismo. Este agente deve saber operacionalizar as variáveis que influem na gestão pública e no desenvolvimento do turismo, conhecer as ferramentas de gestão do setor, ser capaz de fazer uma análise crítica da realidade existente no âmbito nacional, estadual e local, bem como propor soluções e caminhos para gestão e políticas públicas do turismo.
O crescimento da população do turismo gerou a necessidade de planejamento e gestão estratégica da atividade nas esferas pública e privada. Assim, o processo de planejamento turístico e o estabelecimento de políticas públicas são de competência do setor público.
Seu papel vem ganhando importância e desempenha função reguladora da atividade, além de responsável pela infraestrutura básica necessária. Assim, o setor público deve mediar as reivindicações da sociedade e realização da ação, através da criação e implantação de projetos integrados entre os setores público e privado, satisfazendo a comunidade.
Recomenda-se, então, implantar uma gestão estratégica que defina a vocação e modalidades turísticas da localidade. O município deve identificar suas potencialidades, vocações e direcione ações para o desenvolvimento econômico, local e cultural.