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Gestão de Estoques - Política de Reposição e Utilização

O processo de planejamento de estoque estabelece os níveis de estoque ideais que devem ser mantidos para atender aos níveis de serviço esperados para o cumprimento da demanda. O que isso significa exatamente? Para entender, precisamos explorar o processo de reposição (ou reordenamento). Ao fazê-lo, também estabeleceremos os parâmetros de decisão que um processo de planejamento de estoque prevê para que a reposição funcione nos níveis mais ideais.

Reposição ou Reordenação

O processo de reordenação ou reposição precisa definir o período de revisão para reordenação e a quantidade de pedidos. Em seguida, ele precisa dos parâmetros de inventário para determinar se um pedido de reposição deve ser colocado no momento da revisão ou não. Com base na forma como o período de revisão e as quantidades de pedidos são definidas, existem algumas opções para conduzir o reordenamento.

Estes termos referem-se à frequência de revisão para determinar quando as ordens devem ser colocadas para reposição.

No processo de revisão contínua, os níveis de estoque são continuamente revisados e, assim que as ações caem abaixo de um nível pré-determinado (geralmente chamado, ponto de reordenação ou nível de reordenação), a ordem de reposição é colocada. À medida que mais e mais empresas começam a usar sistemas de TI sofisticados para rastrear os estoques em tempo real, o método de revisão contínua se torna uma maneira viável e ideal de planejar a reposição.

Sob revisão periódica, os níveis de inventário são revisados em uma frequência definida. No momento da revisão, se os níveis de estoque estiverem abaixo do nível pré-determinado, então uma ordem de reposição é colocada, caso contrário, ela é ignorada até o próximo ciclo.

Este método fornece uma alternativa de processo viável à revisão contínua, segmentando a mercadoria em baldes de revisão. Isso facilita a gestão quando o processo é manual, ou o número de itens envolvidos é extremamente grande ou quando existem restrições no dia do pedido.

Encomendar quantidade e encomendar até o nível

Esses termos referem-se ao processo que é usado para determinar quanto é ordenado quando uma ordem de reposição é colocada.

No primeiro processo, a "quantidade de pedido" é fixada. Se a revisão determinar que um pedido deve ser feito, então a ordem para uma quantidade pré-definida para essa combinação de item-localização será colocada para reposição. A quantidade de pedidos para todas as ordens de reposição é fixada neste método, embora o dia da ordem possa variar ou pode ser fixado dependendo do método de revisão.

Em vez disso, o segundo processo define uma "ordem de ordem para cima" pré-determinada. A quantidade real do pedido é determinada como a diferença entre o estoque em mãos no dia da revisão, e o pré-determinado "encomendar até o nível". A quantidade de pedidos neste processo difere de uma ordem para outra, dependendo da quantidade em mãos no dia da revisão.

Cenário

Você está gerenciando um item específico. O item é importante o suficiente para os clientes que você deseja levar estoque suficiente para evitar estocagem. No entanto, o item também é caro o suficiente para que você também queira minimizar a quantidade de dinheiro amarrado no estoque.

O processo de encomenda de estoque de reposição é suficientemente caro e complicado que você também deseja minimizar o número de pedidos de compra que você deve gerar. A demanda pelo item é imprevisível. Assim como o tempo de lead de reposição entre quando você detecta a necessidade de mais e quando ele chega na prateleira pronto para uso ou envio.

a pergunta é: "Como eu gerencio esse item? Como eu decido quando pedir mais e quanto pedir? Ao tomar essa decisão existem diferentes abordagens que você pode usar. Este blog descreve as políticas de planejamento de inventário mais utilizadas: Encomenda periódica Até (T, S), Reordenar Ponto/Quantidade de Pedido (R, Q) e Min/Max (s, S).

Essas abordagens são frequentemente incorporadas em sistemas ERP e permitem que as empresas gerem sugestões automáticas do que e quando pedir. Para tomar a decisão certa, você precisará saber como cada uma dessas abordagens são projetadas para funcionar e as vantagens e limitações de cada abordagem.

Revisão periódica, política de ordem

A notação abreviatura para esta política é (T, S), onde T é o tempo fixo entre as ordens e S é o pedido.

Quando pedir: As ordens são feitas como um relógio todos os dias T . O uso de um intervalo fixo de reordenação é útil para empresas que não conseguem acompanhar o nível de estoque em tempo real ou que preferem emitir pedidos aos fornecedores em intervalos programados.

Quanto pedir: O nível de inventário é medido e a lacuna calculada entre esse nível e o nível de ordem para o nível S. Se o nível de inventário for de 7 unidades e S = 10, 3 unidades são encomendadas.

Esta é a política mais simples de implementar, mas também a menos ágil em responder às flutuações na demanda e/ou no tempo de chumbo. Além disso, note que, embora o tamanho do pedido seja adequado para retornar o nível de estoque para S se a reposição for imediata, na prática haverá algum atraso de reposição durante o qual o inventário continua a cair, de modo que o nível de estoque raramente atingirá todo o caminho até S.

Revisão contínua, política de quantidade de ordem fixa (Ponto de Reordenamento, Quantidade de Pedidos)

A notação abreviatura para esta política é (R, Q), onde R é o ponto de reordenação e Q é a quantidade de ordem fixa.

Quando pedir: As ordens são feitas assim que o inventário cai para ou abaixo do ponto de reordenar, R. Em teoria, o nível de estoque é verificado constantemente, mas na prática geralmente é verificado periodicamente no início ou no final de cada jornada de trabalho.

Quanto pedir: O tamanho do pedido é sempre fixado em unidades Q.

(R, Q) é mais responsivo do que (S, T) porque reage mais rapidamente a sinais de estoque iminente.. Muitas vezes os fornecedores podem ditar termos que restringe escolha de Q a valores compatíveis com mínima e múltiplos. Por exemplo, um fornecedor pode insistir em um pedido mínimo de 20 unidades e ser sempre um múltiplo de 5. Assim, os tamanhos dos pedidos devem ser 20, 25, 30, 35, etc. (Este comentário também se aplica às duas outras políticas de inventário.)

Revisão contínua, política de ordem (Min/Max)

A notação abreviada para esta política é (s, S), às vezes chamada de "pequeno s, big S" onde s é o ponto de reordenação e S é o nível de ordem. Esta política é mais comumente chamada (Min, Max).

Quando pedir: As ordens são feitas assim que o inventário cai para ou abaixo do Min. Assim como em (R, Q), o nível de estoque é supostamente monitorado constantemente, mas na prática geralmente é verificado no final de cada jornada de trabalho.

Quanto pedir: O tamanho do pedido varia. É igual a diferença entre o Max e o inventário atual quando o Min é atingido ou violado.

(Min, Max) é ainda mais responsivo do que (R, Q) porque ajusta o tamanho do pedido para levar em conta o quanto o inventário caiu abaixo do Min. Quando a demanda é zero ou uma unidade, uma variação comum define Min = Max -1; isso é chamado de "política de ações básicas".

Como você pode imaginar, cada política provavelmente levará a uma sequência temporal diferente dos níveis de inventário. Há outro fator que influencia como os eventos se saem ao longo do tempo: a política que você seleciona para lidar com a estocagem. Em linhas gerais, há duas abordagens principais.

  • Política de backorder: Se você estocar, você mantém o controle da ordem e preenchê-lo mais tarde. Sob esta política, é sensato falar de inventário negativo. O inventário negativo representa o número de backorders que precisam ser preenchidos. Presumivelmente, qualquer cliente forçado a esperar recebe os primeiros quando a reposição chega. É provável que você tenha uma política de backorder em itens exclusivos da empresa que o cliente não pode comprar em outro lugar.
  • Política de perda: Se você estocar, o cliente recorre a outra fonte para preencher o pedido. Quando a reposição chegar, algum novo cliente receberá essas novas unidades. O inventário nunca pode ir abaixo de zero. Escolha esta política para itens de mercadorias que podem ser facilmente comprados de um concorrente. Se a empresa não tiver em estoque, o cliente certamente irá para outro lugar.


Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção

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