Gestão de Pessoas
A gestão efetiva de recursos humanos é uma das responsabilidades mais importantes dos gestores escolares. Depois que as escolas públicas recebem recursos dos governos estadual e federal, elas devem destinar esses recursos para financiar programas e outras necessidades escolares.
A gestão efetiva dos recursos humanos e de capital é uma responsabilidade extremamente importante. Os administradores escolares não só precisam aproveitar ao máximo os recursos potencialmente escassos, mas também alinhar sua estratégia de gestão de recursos com a missão e visão de toda a comunidade escolar.
Isso é particularmente desafiador considerando a natureza cada vez mais diversificada das escolas do Brasil. Os alunos trazem uma ampla gama de contextos culturais para a sala de aula, bem como suas próprias necessidades únicas de aprendizagem.
Por exemplo, alunos que aprendem inglês podem precisar de apoio adicional ao idioma, enquanto os alunos com deficiência podem precisar de professores especializados. Algumas famílias de alunos podem ser capazes de pagar a tutoria após a escola, enquanto outros podem precisar de apoio adicional de sua escola para atender e exceder os parâmetros educacionais. Para atender com sucesso a essas necessidades, os administradores escolares devem encontrar maneiras de fornecer recursos necessários a todos os alunos.
Como os administradores escolares podem melhorar a aprendizagem dos alunos
O processo de gestão efetiva de recursos começa quando os administradores avaliam suas escolas para identificar quais recursos seus alunos e professores precisam, e termina quando disponibilizam os recursos necessários. Ao longo do processo, devem considerar muitas áreas potenciais de investimento, desde a contratação de professores até materiais didáticos e até ferramentas tecnológicas. As etapas a seguir podem ajudar os administradores escolares a avaliar essas considerações e alocar recursos onde terão maior impacto.
Faça perguntas e identifique metas
Os administradores escolares podem iniciar o processo de gestão eficaz de recursos perguntando: Quais são meus objetivos educacionais para a minha escola? A determinação dessas metas permitirá que os administradores concentrem sua atenção em áreas específicas de necessidade. Pode ser benéfico examinar o atual pool de recursos de uma escola para determinar se algum recurso existente pode ser realocado para melhor apoiar as necessidades dos alunos e professores.
Embora os administradores escolares sejam responsáveis por estabelecer uma visão estratégica para a escola, eles não podem fazê-lo sem a contribuição dos professores. Pedir que os professores compartilhem suas prioridades e áreas de necessidade pode ajudar os administradores escolares a identificar prioridades que talvez não estejam cientes.
Analisar dados
Para determinar se certos recursos beneficiam ou não os alunos e justificam o custo, os administradores podem coletar e analisar dados.
Por exemplo, para determinar se um determinado programa de software ajuda os alunos de inglês a desenvolver habilidades de língua inglesa, leitura e escrita, eles podem monitorar o desempenho do aluno antes e depois de implementar o novo recurso.
Se os professores perceberam uma melhora significativa nos resultados dos alunos, os administradores saberão que continuarão investindo no programa. Se o software de aprendizagem de idiomas parece estar ajudando apenas uma pequena porcentagem de alunos, os administradores podem decidir reexaminar seus investimentos e procurar outros recursos para implementar em seu lugar.
Priorizar o Patrimônio
A gestão de recursos equitativos é vital para garantir que estudantes, funcionários e famílias tenham acesso aos recursos necessários para ter sucesso. Para alocar recursos de forma que melhor atenda a todos os alunos, os administradores devem defender a educação equitativa e identificar formas de apoiar grupos carentes ou marginalizados.
Habilidades e Qualidades de Administradores Efetivos
Como os administradores supervisionam o sucesso dos alunos, eles precisam cultivar uma gama diversificada de habilidades:
- Habilidades de pessoas: Trabalhe efetivamente e demonstre um interesse genuíno em alunos de todos os níveis de escolaridade, desde a pré-escola até o 12º ano.
- Construção de relacionamento: Alavancar as relações dentro da escola e com o sistema escolar ou a diretoria escolar, a fim de defender as necessidades dos alunos.
- Comunicação interpessoal: Comunique-se efetivamente com os pais e responsáveis.
- Gestão: Contratar professores e funcionários que possam contribuir para os objetivos da escola e fornecer mentoria e treinamento para promover o sucesso do professor.
- Tomada de decisão: Tomar decisões que priorizem metas educacionais, necessidades do professor e resultados dos alunos.
- Orçamento: Crie orçamentos e supervisione os gastos para garantir a sustentabilidade dos programas a longo prazo.
- Criatividade: Seja inovador na apresentação e utilização de recursos limitados para o máximo potencial.
- Apoio administrativo: Servir como um sistema de apoio para professores, tutores e especialistas. Garantir a qualidade da educação na escola e cultivar um ambiente de aprendizagem seguro e positivo.
Os administradores escolares desempenham um papel fundamental no campo da educação. Como líderes das escolas, os administradores identificam as necessidades educacionais de seus alunos e determinam como eles podem melhor atendê-los. Ao fazer as perguntas certas e tomar decisões estratégicas, os administradores podem implementar uma gestão eficaz de recursos.
Liderança das operações de ensino e aprendizagem
Esta é a função mais importante de todas. Os jovens, sua segurança e bem-estar, sua felicidade e sua prontidão para aprender são todos primordiais para o papel de gestor escolar .
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