Ginástica Laboral Preparatória
A Ginástica Laboral preparatória é uma modalidade que deve ser realizada antes do início da jornada de trabalho.
O objetivo principal dessa modalidade é preparar o trabalhador para as atividades laborais.
Atualmente, existem diversos estudos que apontam que, quando o corpo humano é previamente estimulado, ele passa a responder com maior performance.
Ou seja, no momento de realizar uma atividade que precise de uma maior demanda energética quando comparada com performance a partir do estado de repouso, o corpo se sente muito mais preparado.
Inclusive, na academia, os profissionais da Educação Física orientam os alunos a realizarem uma atividade de aquecimento e alongamento antes de iniciar os treinos de alta intensidade.
Esses exercícios são fundamentais para o trabalhador, para que o mesmo tenha o corpo mais preparado para realizar as suas atividades.
A ginástica laboral preparatória é especialmente recomendada para aqueles profissionais que precisam realizar atividades que demandem esforço físicos.
Então, empregados que atuam em linhas de montagem e colaboradores que atuam na carga e descarga de volumes pesados são alvos importantes dos benefícios da ginástica laboral preparatória.
Além da produtividade, esse momento preparatório é fundamental para a conservação osteomuscular do trabalhador.
Lembrando que a atividade de ginástica laboral preparatória precisa ocorrer dentro da jornada de trabalho e antes que o trabalhador inicie as suas atividades.
Infelizmente, é comum que os gestores requisitem que os trabalhadores fora do horário contratado para realizar as atividades, geralmente mais cedo.
Contudo, esse tipo de experiência gera uma baixa adesão por parte dos colaboradores. O recomendado é que a prática de exercício preparatório ocorra dentro do horário de expediente, para que todos os colaboradores possam participar com satisfação.
O recomendado é que a prática de exercício preparatório ocorra dentro do horário de expediente, para que todos os colaboradores possam participar com satisfação.
Além disso, é fundamental que o profissional responsável pela prescrição conheça profundamente qual tipo de tarefa é realizada pelo trabalhador e quais são segmentos e estruturas corporais envolvidas, além das características individuais do trabalhador e do posto de trabalho.
Com essas informações, o profissional terá base suficiente para montar a prescrição de acordo com as necessidades dos trabalhadores.
Dessa forma, o colaborador pode obter uma melhor preparação, para ter como resultado uma maior performance, segurança e prevenção de lesões.
Este artigo pertence ao Curso de Ginástica Laboral
Faça o Curso completo grátis!!