Como Iniciar um Programa na Minha Empresa com ginastica laboral
Como você pode observar, com a devida execução, os exercícios podem ser realizados pelos colaboradores em seus postos de trabalho, oferecendo diversos benefícios.
Quando os colaboradores começam a trabalhar o corpo nos exercícios eles passam a ter uma maior consciência corporal.
Então, entendendo o que o corpo tem a dizer, o trabalhador pode preparar o corpo para realizar as tarefas durante o dia, com exercícios que devem ser baseados de acordo com a função que o trabalhador exerce.
Como resultado, o trabalhador passa a compreender melhor o seu corpo, em suas possibilidades e limites, além de encontrar a solução para prevenir as doenças ocupacionais.
Sem dúvidas, práticas voltadas para a saúde e bem-estar agregam significativamente no trabalho, tendo em vista que o trabalhador se sente mais à vontade e confortável durante a execução das suas atividades.
Através do corpo, o ser humano realiza as suas atividades e trabalho e é fundamental ter consciência sobre si, para ligar melhor com as suas necessidades e limitações.
Nessa realidade, para iniciar o processo de implantação de um programa de ginástica laboral, é necessário seguir algumas etapas.
Vejamos agora quais são elas.
- Diagnóstico
A primeira fase é a de levantamento de necessidades. Para que o programa de ginástica laboral dê certo é preciso conhecer todas as características e condições do posto de trabalho, além de conhecer o perfil do grupo ou setor que fará parte do programa.
Essas características são importantes tendo em vista que os exercícios aplicados serão baseados no topo de esforço que aqueles trabalhadores têm, seu ritmo de trabalho e as condições do ambiente físico; clima predominante nas relações de trabalho.
- Conscientização dos trabalhadores
Após o levantamento de dados sobre a necessidade do grupo ou setor, é chegada a hora de conscientizar e sensibilizar essas pessoas.
Para que o processo tenha continuidade os envolvidos precisam conhecer a importância de praticar os exercícios e como eles são relevantes para o bem-estar e saúde.
Nesse momento, é necessário utilizar técnicas estratégicas que despertem o interesse das pessoas em participar do programa.
Para ter um maior engajamento, de toda a empresa é fundamental que os diferentes níveis hierárquicos do quadro de funcionários estejam envolvidos e motivados a participar do programa.
- Implementação do programa
Após a conscientização da população alvo é chegada a hora de colocar o programa em prática!
Inicialmente, é sugerido que esse programa tenha, pelo menos, de 3 a 4 meses de duração, aplicado em um grupo experimental.
Esse teste inicial é fundamental para a coleta de dados para uma futura avaliação dos resultados alcançados.
Além disso, é com essas informações que os profissionais responsáveis pelo programa têm uma melhor base para realizar os ajustes necessários para a continuidade do processo.
- Desenvolvimento e Consolidação
Nessa fase a ginástica laboral já é amplamente conhecida por todos os funcionários da empresa que, inclusive, os setores que não contam com essa atividade já estão ansiosos para participar.
Então, nessa fase de desenvolvimento e consolidação é fundamental que após a implantação em novos departamentos ocorra uma reavaliação com novos ajustes.
- Constância
Quando todos os funcionários estiverem participando ativamente da ginástica e cientes de seus benefícios é aí que chegamos na fase do comprometimento.
O comprometimento leva a constância e a constância na ginástica laboral apresentará resultados muito promissores tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Este artigo pertence ao Curso de Ginástica Laboral
Faça o Curso completo grátis!!