Entrar/Criar Conta
GLASSWARE (TIPOS DE COPOS)
Os copos não possuem apenas funções estéticas em uma bebida. A borda, a base e espessura influenciam muito no sabor do drink, por isso, a escolha faz toda a diferença! Além disso, o material do qual o copo é feito também pode influenciar. Vale lembrar que existem versões mais elegantes de copos e taças que são fabricadas com vidro ou cristal.
E qual a diferença entre os dois? Apesar de aparências similares, os materiais têm composições diferentes. O cristal contêm chumbo, enquanto o vidro comum, não. Além de tornar a taça mais leve e sonora, o chumbo dá porosidade à matéria-prima, o que influencia na apreciação da bebida, uma vez que as moléculas do líquido se quebram ao se chocarem com a parede da taça ou copo, facilitando a liberação das características olfativas.
Antes de aprendermos mais sobre o tipo de copo certo para cada bebida, é interessante lembrar que copos e taças possuem as seguintes partes:
O formato tem influência direta na sensação dos lábios ao entrar em contato com o copo, o que parece acentuar o sabor das bebidas, além de controlar a temperatura e o fulgor em determinados casos. Quanto a isso, frisa-se que, quanto maior a haste e/ou a espessura da base, maior será o controle de temperatura.
Tipos de copos
Sem haste
Copo de whisky/on the rocks
Usado para servir whisky e outras bebidas com gelo (inclusive, o formato com boca larga permite acomodar várias pedras).. Normalmente, são baixos, redondos ou quadrados. Também é bastante usado para servir bebidas como caipirinhas, sakerinhas e Negroni.
Juice/Copo de suco
O modelo de copo para sucos mais comum se assemelha ao copo long drink, porém é um pouco mais largo e baixo. O recipiente tem capacidade para aproximadamente 300 ml de bebida, com acréscimo ou não de pedras de gelo.
Long Drink/Collins/High Tall
Bem parecido com o copo de suco, é um pouco mais fino e alto. Costuma ser usado para servir coquetéis completados com sucos, refrigerantes ou outras bebidas para serem degustados aos poucos, como gin tônico e vodka. Inclusive, o formato alongado mantém o gás do refrigerante por mais tempo. Sua forma alongada comporta pedras de gelo e aproximadamente 250 ml de líquido.
Shot Drink glass
Com o copinho fino e base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras, como a Aquavit. Tem capacidade entre 40 a 60 ml e serve, também, como medições de bebidas para elaborar os coquetéis. O similar brasileiro é o copo de pinga. Ah, e engana-se quem pensa que o shot drink é próprio para a tequila! O destilado de agave tem seu copo próprio chamado “Cabalito”.
Copo de vodka/steinhager
Semelhante ao copo de shot, porém mais alongado. Tradicionalmente usado para servir bebidas destiladas geladas, porém sem gelo, ou tequila pura.
Thumbler
Pode vir em diversos tamanhos. A borda larga permite drinques volumosos com gelo e decoração.
Irish Coffee Glass
Com capacidade entre 240 e 300 ml, acomoda Irish Coffee (mistura café, uísque irlandês, açúcar e chantilly) e outras bebidas alcoólicas quentes, como cacau com brandy. Sua alça lateral evita o contato da mão com o vidro quente e a pequena haste impede a perda de calor.
Old-Fashioned Glass
Copo indicado para coquetéis montados ou destilados servidos com gelo. Tem boca larga, com a circunferência superior maior que a inferior, o que possibilita o acréscimo gradual de pedras de gelo. Geralmente baixo, arredondado e pesado, ótimo para o preparo de coquetéis ou whisky com gelo. Pode ser usado para drinks como caipirinhas e vários outros cocktails. Sua capacidade varia entre 150 e 180 ml.
Tulipa
Copo de tamanho alongado que favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura.
Weizen
Recomendado para a apreciação das cervejas de trigo e, por ser bastante alto, comporta até 500 ml de bebida. Seu formato permite a correta expansão da espuma e a visualização das cores da cerveja.
Pilsner
Indicada para cervejas tipo pilsen. O design proporciona a formação de colarinho cremoso e direciona o aroma do lúpulo diretamente ao nariz do consumidor.
Highball Glass
Mais largo e mais baixo que o Collins, o Highball é usado para drinks com gelo e proporção de insumos não-alcoólicos maior do que a quantidade de spirit, como Cuba Libre. Comporta entre 240 e 350ml de líquido.
Mason Jar Glass
Cada vez mais utilizado, é um pote de vidro com rosca e tampa. Combina bem com drinks informais e contemporâneos.
Copo de cachaça
Também chamado de mini americano, mais usado para doses de cachaça se diferencia do shot glass apenas pelo design. Comporta de 45 a 60 ml da bebida e facilita a ingestão em apenas um gole.
Copo lager
Usado para tomar cervejas do tipo lager, o modelo é alto e tem forma cilíndrica. Essas características facilitam a formação de espuma e mantém a temperatura e o gás
Caneca de cerveja
Capacidade entre 360 e 600 ml
Copo de ponche
Capacidade entre 180 e 240 ml
Double Old-Fashioned Glass
Capacidade entre 240 e 300 ml
Com haste
Champagne Flute Glass
O estilo alto e fino da taça de champagne/espumante não é só por elegância. Sua principal função é preservar o perlage (bolhas) e efervescência dos espumantes. A borda fina controla a quantidade que chega à boca e direciona os aromas para o nariz. A haste costuma ser longa para evitar o contato das mãos com o bojo. Os copos de champanhe altos são ideais para servir não só champanhe e/ou espumantes, mas também cocktails de champanhe, dentre outros gaseificados. Capacidade entre 180 e 270 ml
Taças de champagne/espumante Flute Aberto
Com características semelhantes ao do tipo Flûte Estreito, os copos de champanhe do tipo Flûte Aberto são ideais para servir não só champanhe e/ou espumantes, mas também cocktails de champanhe, dentre outros gaseificados. O seu formato faz com que a bebida flua rapidamente, dando uma sensação de suavidade à bebida.
Copos de cocktail/martini
Copos muito elegantes, específicos para servir martínis ou cocktails com e sem gelo. O pé alto serve para que se possa pegar no copo sem que a bebida aqueça. Existe em diversos tamanhos: o menor serve a bebida mais vezes, mantendo-a fresca; o maior serve maior quantidade de bebida, requerendo mais gelo. É o campeão no preparo de drinks, concorrendo somente com o Old-fashioned.
Brandy ou conhaque
Ideal para conhaque, alguns tipos de licor e derivados do vinho (como o vermute). Seu bojo é grande, ajudando a "girar" e aerar a bebida. Por outro lado, a boca é estreita, o que faz com que os aromas licorosos se intensifiquem. É útil para manter o álcool e o aroma dentro do copo, enquanto se vai apreciando a bebida. Também podem ser utilizados para beber whisky sem gelo ou aguardente.
Tulip Glass/Parfait/Cerveja
Copo curvado e largamente arredondado. Com o corpo "bojudo", é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado. Por este motivo, é o eleito para servir bebidas que contenham fruta e/ou gelados. Também é utilizado para servir cerveja, pois as tulipas são as mais tradicionais e versáteis para os diversos tipos da bebida. Capacidade entre 180 e 270 ml.
Beer glass
Taça tulipa, nome popular do copo pilsener. É indicada para servir cervejas do tipo pilsen. Seu desenho proporciona a formação de um colarinho cremoso e direciona o aroma do lúpulo diretamente ao nariz. Capacidade entre 480 e 600 ml.
Taça vinho do Porto/de sobremesa
É mais fina porque essa variedades é consumida em quantidades menores. A borda pequena segue o mesmo princípio do copo Brandy e serve para intensificar os aromas mais doces. Além disso, o fato de ir afinando a partir da base ajuda a controlar o fluxo da bebida, que segue diretamente para a ponta da língua, parte que melhor percebe o doce. Usada para beber Porto ou licor com a sobremesa. A pequena estatura permite o uso em pequenos cocktails, como vodka com sal.
Red Wine Glass
O vinho tinto precisa de contato com o oxigênio para que possa "respirar" e, assim, liberar seus aromas e sabores. Para que a oxigenação aconteça, a taça tem o bojo mais largo e deve ser preenchida até um terço de sua capacidade. Vale lembrar que existem modelos específicos para alguns tipos de uva usados na produção dos tintos, a exemplo da taça Bordeaux. Capacidade entre 240 e 420 ml.
White Wine Glass
Taça menos longa que a de vinho tinto, pois o branco deve ser consumido gelado e em um recipiente menor. O intuito é permitir o mínimo de trocas de calor com o ambiente. A boca estreita faz com que a bebida chegue à língua em bom equilíbrio de doçura e acidez, ponto importante para a apreciação. Capacidade entre 240 e 420 ml.
Vinho Burgundy ou Pinot Noir
São copos para os vinhos mais leves e suaves, como o Pinot Noir, que necessitam de desenvolver o seu aroma, pois se dissipa muito rapidamente. Por isso, o copo é mais estreito no fundo e curva para dentro, permitindo ao aroma das uvas mais jovens ficar dentro do copo e não desaparecer rapidamente.
Montrachet
São os copos adequados para vinho brancos mais encorpados, como um Chardonnay. Estes copos mais abertos permitem que o ar entre e suavize a acidez, dando ênfase ao aroma frutado.
Margarita/coupette
A coupette é mais conhecida como Margarita porque é usada para tomar esse clássico coquetel preparado com tequila, suco de limão e licor. Antes de servi-lo, a borda da taça é decorada com sal. No entanto, seu desenho possibilita servir outras bebidas bem geladas ou 'frozen', em quantidades acima de 200 ml.
Sherry
Ideal para os vinhos espanhóis jerez (também conhecidos como xeres ou sherry), os fortificados mais antigos do mundo. Seja doce ou seco, a tradição desde os tempos antigos é bebê-lo em taças pequenas de lados quase retos (não é preciso girar o jerez, basta deixá-lo seguir seu caminho até a boca, uniformemente).
Bordeaux
A maior e mais conhecida das taças, é até usada como coringa para vinhos tintos, pois eles se beneficiam do bojo largo e alto. Isso facilita a oxigenação que as notas mais complexas dos tintos tanto precisam. A aba superior pode ser mais ou menos aberta – quanto menor for, mais se sentem os sabores frutados. É a melhor taça para beber as uvas que vêm de Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, entre outras.
Copo ISO/Degustação
O formato da taça segue o padrão ISO (International Standard Organization) que possibilita a adequada degustação de todos os tipos de vinhos. Com capacidade reduzida, boca estreita e haste mais curta, seu desenho favorece a oxigenação e a retenção dos aromas da bebida.
Hurricane Glass
Também chamada de taça escandinava, é usada para servir cocktails com sabores mais tropicais e frutados, como o Singapore Sling e Piña Colada. Ela ganhou o nome de Hurricane porque servia um drink de mesmo nome no Pat O’Brien’s Bar, em Nova Orleans. Este copo existe em dois tamanhos diferentes que variam entre 400 e 600 ml.
Coupe
Para servir champagne, serve bem drinks delicados sem gelo. Sua alça longa evita que o calor das mãos esquente a bebida.
Copo pokal
Seu formato facilita a visualização da transparência do líquido e o pequeno estreitamento na borda retém os aromas. Considerado um copo curinga, é usado para beber a maioria dos tipos de cerveja, em especial as carbonatadas (combinadas com gás carbônico), escuras ou claras.
Taça água
Como a água não possui sabor que possa ser alterado com o tempo, a taça é utilizada, apenas, para oferecer o máximo de elegância ao consumir o líquido.
Taça licor/Cordial glass
Como o licor é uma bebida doce e espessa, a taça para servi-lo deve se de tamanho médio a pequeno. O formato favorece que o líquido seja consumido em pequenos goles. Capacidade entre 30 e 90 ml.
Este artigo pertence ao Curso Bartender Básico
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito feliz por participar
Amei o curso esse foi meu primeiro passo para entrar como bartender profissional
Muito feliz por participar