GLOSSÁRIO
Anfitrião – Aquele que recebe os convidados; dono da casa; em eventos organizacionais, é, quase sempre, a autoridade maior da empresa presente ao encontro.
Autoridade – Aquele que tem o poder de se fazer obedecer; quem detém o domínio, o poder. Nas organizações, a autoridade se encontra nas chefias intermediárias dos diversos níveis de hierarquia e na direção superior.
Calendário – Sistema de divisão e emprego do tempo. Em eventos, é um dos primeiros passos a ser definido.
Captação de evento – conjunto de ações que visa atrair para determinada região ou cidade evento que se realiza periodicamente.
Cerimonial – Conjunto de regras que orientam as cerimônias civis, militares ou religiosas.
Comunidade – Conjunto de pessoas que vivem em comum. Em relação às organizações, é o local físico onde se encontram e o raio de ação em que exercem e recebem influências.
Clientes – Pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, interferem na realização do evento.
Diplomacia – Ramo da administração pública encarregado das relações de um governo perante Estados e governos estrangeiros. Significa, também, habilidade no trato de questões delicadas, polidez.
Discurso – Exposição de ideias proferida em público. Para evitar dispersão do tema ou repetições inconclusivas, deve ser redigido antecipadamente.
Empresa – Unidade econômica de produção. Pode ser pública, privada e de economia mista.
Etiqueta – Formalidade no trato social. Pressupõe urbanidade e respeito no trato entre pessoas, tanto no contato social quanto no envolvimento profissional.
Fluxograma – representação gráfica de uma sequência de operações. No planejamento, pode ser encontrado em todas as etapas.
Geração de evento – conjunto de ações que visa à realização de um evento, dentro das necessidades ou oportunidades de mercado.
Heráldica – É a ciência que estuda as regras, a composição, a descrição e a interpretação dos brasões. O heraldo ou arauto atuava nas solenidades como anunciador, o que corresponderia ao mestre de cerimônia atual.
Hierarquia – Qualquer classificação que tenha como base as relações entre superiores e dependentes ou classificação por ordem; graduação de autoridade.
Mestre de cerimônias – Pessoa que apresenta e dirige um encontro, mantendo o assunto dentro da pauta.
Organizador de congresso – Pessoa (física ou jurídica) que presta serviços de assessoria, planejamento e organização de congressos.
Patrocínio – Quando uma organização pública ou privada assume a responsabilidade total ou parcial dos custos da organização do evento.
Precedência – antecedência no tempo, na ordem ou no lugar. A formação da ordem de precedência é uma das partes mais importantes do cerimonial.
Promotor – Pessoa (física ou jurídica) que presta serviços de assessoria, planejamento e organização de feiras.
Protocolo – Em relação ao cerimonial, é o que determina os lugares na estrutura política e administrativa em um evento.
Público – Para as relações públicas, é o grupo de pessoas ligado, de modo direto ou indireto, aos interesses de uma organização. Em relação ao centro do poder, pode ser dividido em interno e externo.
Temário – Conjunto de assuntos a serem tratados em um encontro. Define o tema, indicando também o horário em que será abordado, e o palestrante.
Trade turístico – Conjunto de pessoas físicas e/ou jurídicas que atuam no setor turístico.
Este artigo pertence ao Curso de Produção e Organização de Eventos
Faça o Curso completo grátis!!