Área do Aluno


ou



Glossário

Absorvedor de energia: Dispositivo desenvolvido para reduzir o impacto transmitido ao corpo do trabalhador e ao sistema de segurança durante o processo de prevenção de quedas.

Cinto de segurança de paraquedismo: Equipamento de proteção individual utilizado para trabalhar em altura com risco de queda, incluindo apoiar a parte inferior dos músculos peitorais, acima dos ombros e à volta das coxas.

Condições impeditivas: Condições que prejudicam o desempenho ou a continuidade do serviço que podem colocar em risco a saúde ou integridade física dos trabalhadores.

Fator de queda: relação entre a distância que um trabalhador cai e o comprimento do equipamento que o impede.

Influência externa: Variáveis ​​que devem ser consideradas na definição e seleção das medidas de proteção de segurança das pessoas e seu controle não pode ser implementado com antecedência.

Ponto de ancoragem: um ponto projetado para suportar uma carga humana para se conectar a dispositivos de segurança, como cordas, cabos de aço, dispositivos antiqueda e talabartes.

Profissionais legalmente habilitados: trabalhadores previamente qualificados e inscritos na comissão de fiscalização.

Riscos adicionais: Além dos fatores de risco que existem no trabalho em alta altitude, todos os outros grupos ou fatores de risco específicos para cada ambiente ou atividade podem afetar direta ou indiretamente a segurança e a saúde no trabalho.

Suspensão inerte: Situação em que um trabalhador foi suspenso pelo sistema de segurança antes de receber assistência.

Talabarte: Dispositivo utilizado para conectar a um sistema de segurança, ajustável ou não ajustável, para apoiar, posicionar e / ou restringir a movimentação dos trabalhadores.

Trava-queda: um dispositivo de segurança que protege os usuários contra quedas durante as operações de movimento vertical ou horizontal, quando conectado a um cinto de segurança para evitar quedas

Análise de Risco - AR: Avaliação dos riscos potenciais, suas causas, consequências e medidas de controle.

Ancoragem estrutural: Componente que fica permanentemente fixado à estrutura e pode ser conectado a um dispositivo de ancoragem ou EPI.

Atividades rotineiras: atividades diárias que fazem parte do processo de trabalho da empresa, independentemente da frequência.

Avaliação da conformidade: Prove que os requisitos especificados nas normas técnicas relacionadas a produtos, processos, sistemas e pessoal foram atendidos.

Certificação: a certificação do produto, processo, sistema ou pessoal pelo órgão de avaliação da conformidade para comprovar que atende aos requisitos especificados nas normas técnicas.

Distância de frenagem: a distância percorrida quando o sistema de absorção de energia está em funcionamento, geralmente entre o início da frenagem e o final de uma queda.

Distância de queda livre: a distância entre o início da queda e o início da espera.

Elemento de acoplamento: um elemento do cinto de segurança usado para conectar o elemento de conexão.

Elemento de acoplamento anti-queda: O elemento de acoplamento é projetado para resistir ao impacto de anti-queda e está localizado na área das costas ou do peito.

Elemento de fixação: um elemento projetado para fixar os componentes do sistema de ancoragem juntos.

Elemento de conexão: elemento que tem a função de conectar o cinto de segurança ao sistema de ancoragem, podendo incluir um absorvedor de energia. Também conhecido como componentes federados.

Equipamentos auxiliares: equipamentos utilizados em operações com corda, podendo completar cintos de segurança, talabartes, dispositivos de proteção contra quedas e cordas.



Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados