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GRÁFICOS
A ferramenta de gráficos possibilita a representação dos dados de planilha de forma mais intuitiva e de forma a criar um maior impacto visual sobre o seu público. Sendo assim, facilita a compreensão das informações planilhadas.
Para inserir um gráfico, o usuário deve selecionar uma célula da tabela que contém os dados que deseja representar graficamente, e então ir na aba INSERIR, na faixa de opções. O usuário será apresentado ao menu de opções de gráficos conforme imagem abaixo:
O menu apresentado é resumido. Caso deseje ver as opções disponíveis de forma mais detalhada, basta clicar no ícone indicado com a seta vermelha na imagem anterior. Feito isso, abrirá a seguinte janela:
Observa-se que o programa apresenta sugestões de gráficos para representar os dados da tabela selecionada. Caso o usuário deseje ver todas as opções existentes, deve ir na aba TODOS OS GRÁFICOS.
Como exemplo, faremos um gráfico para apresentar visualmente os dados da planilha de custos abaixo, já utilizada anteriormente neste curso:
Vamos inserir um gráfico de barras em 3D. Para isso, após selecionar uma célula qualquer da tabela, selecionamos a opção abaixo:
Após reposicionar o gráfico inserido, temos o seguinte resultado:
Clicando duas vezes nas diversas áreas do gráfico, é possível alterar configurações de título e padrão de cores:
Também é possível fazer alterações e utilizar alguns estilos que o próprio Excel fornece, a partir da faixa de opções que aparecem quando você seleciona o seu gráfico:
Você pode selecionar os dados que estarão no gráfico. Para isso, basta clicar na opção Selecionar Dados:
À esquerda devem ser selecionados os dados de entrada de legenda, ou seja, os valores que serão representados efetivamente no gráfico. À direita, deve-se selecionar os rótulos do eixo horizontal (eixo x). Para editar os rótulos, basta clicar em Editar, e selecionar a coluna com os rótulos que se deseja estabelecer no eixo X.
No gráfico gerado, temos representados os valores de Mão-de-Obra, Material e Serviço, sendo que no eixo X aparecem os valores presentes na coluna ITEM da tabela. Podemos facilmente ocultar os dados de algum dos itens simplesmente desmarcando a caixa ao lado de seu nome. O mesmo pode ser feito para ocultar, por exemplo os dados de custo de material.
Assim, para ocultar os custos de materiais e os dados do item 1.01, temos a seguinte configuração:
A imagem abaixo mostra o resultado:
Este artigo pertence ao Curso Excel 2013 Básico
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5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bom curso
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Parabéns, ótimo curso.
Muito proveitoso este conteúdo! Obrigado
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