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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO PRODUTOR DE EVENTOS

A área de produção de eventos é uma boa opção para quem busca inserção em um mercado dinâmico e em constante evolução. Para se tornar um bom produtor de eventos, é importante se informar sobre as mais diversas peculiaridades da profissão. Isto inclui saber como planejar eventos de sucesso, treinar equipes, montar orçamentos, entre diversos outros pontos.


É necessário conhecer as principais competências que permeiam a área e desenvolvê-las, caso não seja o seu forte. O sucesso do trabalho dependerá dessas habilidades.


    Perfil profissional:


    • Domínio das técnicas de planejamento.

    • Domínio das técnicas de comunicação.

    • Visão do mercado de eventos e negócios.

    • Visão dos diversos tipos de eventos.

    • Criatividade.

    • Organização.

    • Espírito de liderança.

    • Boa comunicação oral e escrita.

    • Boas relações interpessoais.

      Competências:


      • Compreender os princípios relacionados à organização do trabalho no Segmento de Turismo e Hospitalidade, aplicando-os durante a execução de sua função com responsabilidade, respeitando o cliente e a equipe de trabalho.

      • Atender o cliente com cortesia, ouvindo-o com atenção, para entender suas reais necessidades, encaminhando-o para que suas necessidades sejam satisfeitas, fornecendo as informações corretas no prazo que o cliente precisa com proatividade, presteza e gentileza.

      • Utilizar os equipamentos de proteção individual e atender situações emergenciais, seguindo as normas de saúde e segurança no trabalho e primeiros socorros, buscando meios eficazes para diminuir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho e assegurar a manutenção da vida da vítima, adotando uma postura de cooperação, solidariedade e responsabilidade.

      • Elaborar e executar os serviços protocolares e de cerimonial coordenando as atividades de apoio na organização de eventos públicos, privados e sociais, com dinamismo e respeito à diversidade humana e cultural.

      • Aplicar o mix de marketing no processo de planejamento e organização de eventos, a fim de criar estratégias para captação de recursos, melhor direcionar a alocação do orçamento de marketing entre as várias ferramentas do composto de marketing, identificando e aplicando as estratégias de distribuição, comunicação, promoção, definição dos pontos de vendas e ações de monitoramento (concorrentes e clientes), de forma sistêmica e com sigilo profissional.

      • Planejar e organizar eventos diversos, desde o levantamento das reais necessidades para sua produção, até o fechamento e a avaliação final de todo o processo de realização, intermediando e operacionalizando a contratação de fornecedores, profissionais especializados e serviços adequados a cada tipo de evento, de forma ética, com qualidade e criatividade, observando as demandas do cliente, visando sempre à sua satisfação e ao sucesso do evento.


      Além das características mencionadas acima, algumas habilidades também são exigidas do profissional que trabalha na organização de eventos. Veja quais são:


      1. Organização e gerenciamento de tempo

      Ser uma pessoa organizada, saber gerenciar seu tempo e planejar suas ações são habilidades que qualquer profissional deve ter, mas que se tornam ainda mais essenciais ao organizador de eventos. Em muitos momentos você vai precisar priorizar algumas questões em detrimento de outras. Se você for organizado, vai tirar isso de letra.


      1. Habilidade de antecipar problemas

      Se antecipar aos problemas é uma boa maneira de evitar ser surpreendido por questões que atrapalham sua organização. Essa competência cresce com a experiência e com o conhecimento sobre a área de atuação, mas é possível contribuir para isso pesquisando sobre alguns aspectos básicos como: legislação, boas práticas na organização de eventos, questões relacionadas à segurança etc.


      1. Facilidade de relacionamento

      Saber lidar com os mais diferentes tipos indivíduos é uma característica fundamental. Facilidade de relacionamento não envolve apenas a simpatia e a boa vontade com as pessoas. É preciso também saber falar a mesma língua que elas e, assim, se fazer entender.


      1. Conhecimento de técnicas de negociação

      Por vezes, conflitos são inevitáveis e, nesses casos, é preciso ter jogo de cintura para lidar com o problema da maneira menos danosa aos envolvidos, e especialmente sem prejudicar a produção a que todos se dedicam.


      1. A todo momento, será preciso negociar com fornecedores questões como orçamentos e serviços oferecidos, por exemplo. Nesses casos, se não souber no que ceder, do que não abrir mão, ou ainda, se deixar de controlar a ansiedade e a linguagem corporal, todo o trabalho de relacionamento pode ser arruinado.


      1. Destreza com números

      Não é preciso saber fazer contas complexas de cabeça, mas conseguir realizar algumas estimativas rápidas vai ajudar em diversos momentos. Além disso, precisará lidar com os números o tempo inteiro para não se descontrolar com valores de orçamentos e prazos e, assim, manter o planejamento financeiro em dia.


      1. Criatividade

      O organizador de eventos precisa ter bastante criatividade para encontrar soluções. Ela vai ser sua aliada também na hora de propor ações inovadoras para o evento. Fazer mais do mesmo pode ser uma forma segura de trabalhar, mas é a novidade que vai chamar atenção e destacar no mercado.


      1. Boa apresentação

      Uma boa apresentação é fundamental, o que significa estar vestido e arrumado de acordo com cada ocasião. Se tem uma reunião com fornecedores, por exemplo, vestir-se adequadamente, de maneira mais social. Se você está supervisionando a montagem do evento, pode usar com roupas mais confortáveis, mas ter em mente ser a pessoa responsável por tudo e, portanto, dar alguma atenção ao vestuário.


      1. Atenção aos detalhes

      Os detalhes fazem toda a diferença na produção de eventos. Nunca subestimar a capacidade que as coisas pequenas têm de provocar problemas, como a falta de um carimbo em um documento, um parafuso que estava em falta e alguém substituiu por outro, ou qualquer outra coisa que possa parecer irrelevante à primeira vista. É preciso ter consciência de que é preciso estar atento a tudo.


      1. Aptidão para ouvir

      Saber ouvir é imprescindível nessa profissão. O organizador nunca será especialista em todas as áreas técnicas envolvidas na organização de um evento, portanto, é preciso ouvir aqueles que entendem dos assuntos sobre os quais você tem pouco conhecimento.


      Além disso, dar atenção ao que as pessoas falam influencia no bom relacionamento. Ninguém quer trabalhar com quem não reconhece que o outro é perito naquilo que trabalha.


      1. Capacidade de delegar tarefas

      O organizador não deve abraçar o mundo com as mãos, desempenhando todos os papéis na produção dos seus eventos. Quem quer fazer muito, pode terminar não conseguindo concluir nada. Delegando tarefas, permite voltar a atenção aos problemas mais sérios e urgentes, bem como a gestão do trabalho de toda a equipe.


      1. Interesse por assuntos atuais e novidades do mercado

      Todos somos frutos de nossas interações: o que lemos, o que ouvimos, as conversas e discussões que travamos. Tudo isso fica armazenado em nossa mente e pode inspirar um pensamento inovador. Por isso, é importante ter atenção quanto aos assuntos atuais e novidades do mercado de eventos.



      Este artigo pertence ao Curso de Produção e Organização de Eventos

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