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HAMARTIOLOGIA
Hamartiologia é a ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências, ou seja, o estudo sistematizado daquele tema. O estudo do pecado e sua origem inevitavelmente incorre na questão da natureza do mal, assim como da relação deste com o homem.
A doutrina do pecado é uma das mais importantes da teologia cristã, pois ressalta a condição do homem em função do pecado e demonstra sua impossibilidade em agradar a Deus. O objetivo é mostrar que o homem está perdido e abismado em relação a Deus, e que, sozinho não pode fazer nada para alterar essa realidade.
Definição de pecado
Antes de uma definição significativa do pecado é válido buscar informações tanto no Velho como no Novo Testamento, com a intenção de buscar informações que revelem a realidade do pecado. As escrituras diagnosticam o pecado como uma deformidade universal da natureza humana, deformidade que se manifesta em cada pormenor da vida da pessoa (1Rs.8.46; Rm.3.9-23, 7.17; 1Jo.1-810).
Ambos os Testamentos descrevem o pecado como rebelião contra as normas de Deus, como deixar de atingir o alvo que Deus estabeleceu para nós, transgredir a lei de Deus, ofender a pureza de Deus pela nossa corrupção e incorrer em culpa diante de Deus, o Juiz. A deformidade moral é dinâmica: o pecado é uma energia de reação irracional, negativa e rebelde contra Deus.
É uma mentalidade que luta contra Deus para fazer o papel de Deus. A raiz do pecado é o orgulho e a inimizade contra Deus, o espírito visto na primeira transgressão de Adão. E os atos praticados têm sempre, atrás de si, pensamentos e desejos que, de um modo ou de outro, expressão a deliberada oposição do coração pecaminoso às reivindicações de Deus sobre nossa vida.
Na criação, Deus deu à alma do homem a mente, que distingue o bem do mal, o justo do injusto, e como assistente desta a razão, e a esta mente Deus acoplou a Vontade, e nesta a Escolha. A faculdade da escolha, no ambiente da Queda, deve ser bem compreendida para que o conceito correto da queda e de sua deficiências seja igualmente compreendidos.
O Pecado é o eterno princípio do dualismo, sendo o Mal uma entidade externa a Deus é independente dEle. O pecado é, ainda, o egoísmo, a definição ouvida com maior freqüência. No entanto, é bíblica mas incompleta e insuficiente. Outra definição bíblica insuficiente é a de pecado como violação da lei.
O Pecado é qualquer coisa contrária ao Caráter de Deus. O pecado é cometido por indivíduos. Podem ser pecados deliberados ou pecados por ignorância. Errar o alvo também implica atingir o alvo errado. Sua penalidade é a perda da comunhão. E qual seria o remédio? Como perdão, retira a culpa produzida pelo pecado. A justificação é a declaração da atribuição da justiça de Cristo ao pecador que crê e é perdoado.
Conceito no Velho Testamento
No Velho Testamento, podemos encontrar as seguintes definições que remetem ao pecado:
hatah – significa basicamente errar, tornar-se culpado;
heth’ – erro, malogro;
awon – iniqüidade;
pesha – transgressão, infração;
Os profetas afirmam que o pecado é muito mais que uma violação de regras, mas o rompimento de um relacionamento pessoal com Deus. Sendo assim, no Antigo Testamento, é claro que pecado é visto como uma transgressão direta à Lei de Deus, evidenciado por um erro moral que torna culpado diante de Deus.
Conceito no Novo Testamento
As palavras que podemos ressaltar no Novo Testamento, no que toca ao pecado, são:
hamartano: não acertar o alvo, atingir alvo errado;
hamartia: transgressão, pecado. Normalmente visto como atos específicos;
Na literatura paulina, o pecado é observado como uma força em si, que opera no homem e o mantém cativo. Por vezes o pecado é personificado. Podemos perceber, então, que o pecado é não acertar o alvo correto. Ou seja, não é um ato passivo, mas uma intenção determinada em não se conformar com a Lei preestabelecida.
Este artigo pertence ao Curso Teologia Básica
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