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Hierarquia Visual

Seguindo a ideia de que precisamos passar a mensagem rapidamente, sem que haja muita dificuldade de entendimento, precisamos pensar um pouco em hierarquia visual. E isso tem a ver com o destaque, como foi pensado anteriormente a respeito das cores que deveriam ser utilizadas.

Note que no caso das cores, é necessário dar destaque a cor que rapidamente identificará o cliente com a empresa, ou apresentará o conceito. Porém, isso não significa que outras cores não podem ser usadas, pois elas devem, desde que harmonizem entre si e que destaquem a cor principal.

Então perceba que de fato deve ser respeitada uma determinada hierarquia de informações, e isso é hierarquia visual. Visto que, a cor mais importante será identificada, mesmo que a pessoa não compreenda tudo. E da mesma maneira deve ser com os demais elementos visuais que serão compostos pelo design gráfico.

E isso inclui precisamente o uso das palavras, agora pensando em tipografia e também na análise do texto. Pois veja, qual sentença é mais importante para ser passada na hora de construir um panfleto:

  • “Grande inauguração da loja de móveis na cidade!”;
  • “O nosso telefone é 3655555”.

Obviamente que precisamos dar o destaque para a informação de que a loja está sendo inaugurada. Pois se déssemos maior destaque para o número de telefone ficaria totalmente sem sentido. A pessoa viria primeiro um número de telefone, mas não saberia o que aquilo significava e nem de quem era aquele número.

Já na ideia oposta, quando você dá destaque ao fato de que uma nova loja está sendo inaugurada, a informação do telefone é secundária. Isso não quer dizer que essa informação não seja importante, mas sim que ela só irá fazer sentido dentro do contexto.

E em caso do uso de palavras dentro do espaço do design, que nesse caso é um panfleto, iremos trabalhar em destaque por meio do tamanho. Dessa forma, a informação mais importante terá um tamanho maior de fonte para que se tenha certeza de que será a primeira coisa a ser lida. E as outras informações serão menores, a servir como informações secundárias, mas dentro da hierarquia.

Visto que algumas informações seguirão sendo mais importantes que outras. Já que, o endereço onde a loja será aberta é mais importante para que o possível cliente conheça a loja que o seu telefone.

Logo, você também deve dar destaque a essa informação, que não deverá ter o mesmo tamanho quanto a imagem de inauguração, mas deve ter mais que o telefone. E tudo isso precisa ser trabalhado de modo a harmonizar dentro do panfleto, e dentro da ideia de harmonizar, vamos a outro conceito básico muito importante.

Proximidade

A proximidade dirá respeito ao modo como as informações (e aqui falamos de todas as informações, não só as palavras) estão organizadas no panfleto. E é muito importante que o designer entenda o conceito de agrupamento: organizar informações, aproximar o que pode ser aproximado e afastar o que precisa. Visto que, as informações ficaram totalmente sem nexo se você não trabalhar com a ideia de organização.

Assim, siga a hierarquia necessária e agrupe as informações para que nada do conteúdo seja perdido. Por exemplo, você pode deixar as fotos mais próximas umas das outras, no caso de haver três fotografias que serão utilizadas.

Agrupe-as em tamanhos ideais uma perto da outra, para que no fim elas consigam harmonizar juntas. Da mesma maneira, evite deixar palavras soltas em lugares muito distantes. Por outro lado, compreenda bem a ideia de “área de respiro”.

  • O que é área de respiro? A área de respiro diz respeito à harmonia na hora de compor informações dentro de uma peça publicitária. Visto que, pesquisas apontam que as pessoas são mais atraídas a ler conteúdos que deixem pedaços do papel disponíveis. Afinal, se você sobrecarregar o panfleto de informações, não deixando sequer margens, parecerá bagunçado. Ou seja, entre um agrupamento e outro de informações, deixe um espaço para que os olhos consigam descansar. Evite grudar uma informação na outra e nunca deixe que o seu cliente perceba que você estava lutando por espaço dentro do panfleto. Ao invés disso, utilize o agrupamento ao seu favor, para que você consiga dispor de espaço o suficiente para deixar “sobrar”.

E então você conseguirá começar a direcionar os outros dos seus interlocutores pelo papel com um trabalho que seja limpo aos olhos. Inclusive, nesse caso específico de um panfleto publicitário você poderá seguir grande parte dos conceitos de “flat design”. Pois eles irão casar perfeitamente com a ideia de passar uma informação sem grandes delongas e firmá-la na mente do leitor.

Alinhamento

Quando pensamos em alinhamentos, também iremos pensar em organização e evitar confusão mental. Pois, como vimos, é necessário que o cliente consiga reter as informações necessárias e fixá-las em sua mente. E isso inclui que o design use “linhas invisíveis” para organizar a sua arte. De volta ao exemplo das fotos, quando falamos em agrupá-las não quer dizer simplesmente deixá-las uma ao lado da outra. Visto que é preciso que esse agrupamento faça sentido e que ele tenha lógica.

E para isso você pode delimitar o espaço em que as fotos ficarão de modo que nenhuma saia desse espaço. Pelo contrário, deixe que as bordas das imagens conversem entre si, com todas numa mesma linha. E isso não significa que elas precisam ter, necessariamente, o mesmo tamanho, pois elas podem ser maiores ou menores. Entretanto, as organize de um modo a que a sua arte tenha organização.

Além disso, outra dica muito importante é respeitar as margens do papel. Ou seja, se as palavras principais vão até os limites “a” nas laterais, não deixe que as fotos cruzem esse espaço. Por isso, busque dentro dos programas de design delimitar o espaço até onde todas as informações estarão dispostas e não simplesmente as palavras.

Por fim, existem outros conceitos importantes, como o conceito de centralização (deixar sempre o mais importante ao meio), repetição e contraste. Esses conceitos também irão trabalhar com a ideia de dispor harmonicamente todas as palavras em um determinado lugar de maneira que o resultado final converse. Afinal, a última coisa que queremos é deixar que o panfleto chegue até o leitor e ele tenha a sensação de que tudo ali foi jogado e nada foi pensado para lhe facilitar a leitura.

Além disso, você poderá também trabalhar com os demais conceitos com os quais estudamos nos capítulos anteriores. De modo que, se couber dentro da ideia, se não ficar muito distante do proposto, você pode colocar ícones para sinalizar informações relevantes.

Bem como texturas específicas, a depender da proposta original, também podem ser bem vindas dentro do projeto. O importante é que, ao final de cada momento em que você faça um projeto gráfico, você mesmo tenha o olhar crítico de observar e analisar se aquilo está agradável aos olhos.

Lembre-se que pouco adiantará se você dispor todas as informações de uma maneira desorganizada, pois elas não serão aproveitadas. Sendo assim organize e direcione os olhos do leitor para os pontos mais importantes. Faça da sua arte em design gráfico um caminho o qual os olhos percorrerão dentro daquele panfleto. Resumidamente: conte uma história.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico

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