HIPÓTESE DO USO E DAS GRATIFICAÇÕES
E, para entender a comunicação de massa, é essencial a compreensão do quadro social em que essa comunicação está efetivamente inserida. Ou seja, nesses estudos, as necessidades dos destinatários são consideradas com uma das variáveis que delimitam os efeitos da comunicação. A Teoria dos Usos e Gratificações baseia-se em três princípios norteadores:
O receptor é ativo e busca os meios de comunicação e os conteúdos que melhor atendam às suas necessidades e desejos;
Os motivos que levam à escolha de meios e conteúdos estão sujeitos a inúmeras influências psicológicas, ambientais, conjunturais e sociais;
A exposição aos meios compete outras formas potencialmente capazes de satisfazer (gratificar) aos mesmos motivos.
O indivíduo poderá escolher expor-se aos meios ou procurar formas de gratificação não relacionadas aos meios de comunicação. Da mesma forma, a exposição aos meios é um ato intencional, não casual. O elemento fundamental da hipótese dos “usos e gratificações” é fundir o consumo, o uso e os efeitos da mídia com as características estruturais que precisam os destinatários. Nisso foram determinadas cinco classes de necessidades que os meios de comunicação de massa satisfazem:
Necessidades Cognitivas (reforço dos conhecimentos e compreensão)
Necessidades Afetivo-estéticas (emocional)
Necessidades integrativas no âmbito da personalidade (estabilidade emocional, segurança, aumento da credibilidade e status)
Necessidades de integração em nível social (contatos interpessoais, amigos, família, etc.)
Necessidade de evasão (tensões e conflitos)
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