Quando bem usados, os hiperlinks transformam a experiência de quem está assistindo a apresentação de algo pacato e estático para energético e dinâmico. Porém, devemos usar os hiperlinks com moderação e em momentos específicos da apresentação, pois causam uma mudança grande de foco e podem dispersar a atenção dos espectadores.
Na internet, os hiperlinks servem para levar o usuário de uma página para outra, não necessariamente no mesmo site. Esse princípio também é válido para os hiperlinks no PowerPoint (e demais produtos do MS Offices), mas não está restrito à web; podemos, por exemplo, usar um hiperlink para ir de um slide para uma pasta no computador.
Vamos começar com o básico: usar hiperlinks para apontar para endereços na internet. Para isso, usaremos uma notícia sobre a SpaceX como exemplo.
Abra um novo documento PowerPoint em branco e adicione um slide.
Coloque o título “Novo foguete da SpaceX” e adicione uma imagem da notícia no corpo do slide.
Clique na imagem do foguete, vá em Inserir > Links e clique em Link. Insira a URL da notícia em Endereço e clique em OK.
Para saber se deu certo, deixe o cursor do mouse em cima da imagem. Se o hiperlink foi feito corretamente, o PowerPoint mostrará o endereço da web associado à imagem.
Dê um F5 e vá até a página com a imagem. Com o mouse, clique sobre a imagem. O navegador padrão do seu computador abrirá a notícia do hiperlink que colocamos .Note que a apresentação continuará aberta em seu computador, permitindo que você retorne de onde parou.
Vamos experimentar criar hiperlinks para documentos em nosso computador. Para isso, vá até sua pasta Documentos e crie um arquivo Word chamado “Teste de hiperlink”.
Crie um novo slide e adicione “Clique aqui para abrir um documento Word.” no corpo do texto. Selecione o texto todo e clique em Link, como fizemos anteriormente. Vá em Documentos e selecione o documento Word de nome “Teste de hiperlink”. Clique em OK.
Ao passar o mouse sobre o texto em azul claro, o endereço do documento Word deve aparecer, sinalizando que o hiperlink foi feito com sucesso. Aperte F5 e vá até esse slide e clique sobre o texto em azul claro. O Windows não gosta de documentos que abrem documentos, por isso mostrará um aviso. Clique em Sim. O documento Word que criamos vai abrir em seguida.
Crie um novo slide e adicione o texto “Outro hiperlink”. Selecione o texto e clique em Link. Analise a janela que abriu para você.
Na coluna Vincular a: vemos que existem algumas opções interessantes de vinculação. Uma delas é a Colocar neste documento. Vamos checar essa opção.
Essa opção deixa claro que podemos criar um hiperlink para pontos específicos de nossa apresentação PowerPoint. Vamos apontar nosso hiperlink para o slide 2, que fala do novo foguete da SpaceX. Ao clicar no texto “Outro hiperlink.” em azul, o slide 2 abre-se no mesmo momento, como havíamos programado.
Selecione o texto “Outro hiperlink.” e clique em Link novamente. Agora explore a opção de vinculação Criar novo documento.
Essa opção permite criar um novo documento em nossa pasta Documentos. Vamos fazer isso, dando o nome “novo documento” para nosso documento criado.
Ao clicar em OK, o PowerPoint cria e abre um novo documento.
Por fim, temos a opção Endereço de email. Torne o texto “Outro hiperlink.” um hiperlink para com esse tipo, usando seu email pessoal e assunto “Hiperlink”.
Clique em OK, inicie a apresentação e clique nesse hiperlink.
Você será levado à criação de email, endereçado para seu email pessoal e de assunto “Hiperlink”.
Isso conclui este tópico. Uau, você aprendeu coisas muito importantes nesta aula, parabéns!
Continue se dedicando!