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HISTÓRIA DA BRINQUEDOTECA

    O que é uma brinquedoteca?


    O termo brinquedoteca surgiu da união de duas palavras distintas “brinquedo” - objetos para crianças brincarem, e “teca” - cofre, estojo. Logo, brinquedoteca caracteriza-se por estojo de brinquedos ou cofre de brinquedos. A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. 


    É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar. A brinquedoteca é um espaço que oferece diferentes possibilidades lúdicas. Nela, as crianças têm várias opções de diversão como brinquedos diversos, jogos, fantasias, livros, revistinhas, sucatas, bonecos, fantoches, entre outras opções. 


    Através destes jogos, brincadeiras e brinquedos, a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções (desejos e sentimentos), desenvolve sua criatividade, adquire conhecimentos, desenvolve sua auto-estima e se socializa. Nesta concepção, a brinquedoteca convida as crianças a ocupar um espaço de brincar mais do que resumir-se à  administração de jogos e brinquedos como objetivo, parece muito mais construtiva com relação à criança que está crescendo e mais criativa também para aqueles adultos que se engajam na animação das brinquedotecas como brinquedistas.


    Assim, podemos afirmar que a brinquedoteca é um espaço de compartilhamento e livre uso de brinquedos por seus visitantes. A brinquedoteca tem como alvo o público infantil e como principal objetivo proporcionar liberdade para que a criança possa explorar o lúdico e mergulhar em sua imaginação. Esse é o espaço em que a criança pode expressar sua criatividade, unindo a brincadeira e o aprendizado.


    A brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. A ideia principal é:

    • valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; 

    • estimular o desenvolvimento global das crianças; 

    • despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações; 

    • oferecer às crianças a oportunidade de experimentar os jogos antes de comprá-los; 

    • desvincular o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário ou afetivo, possibilitando à criança a aprendizagem de que não precisa possuir com exclusividade e pode usufruir partilhando com os outros; 

    • dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável.


    As brinquedotecas têm, ainda, um papel importante para a sociedade, pois podem representar uma forma ecológica de reaproveitamento de materiais. Quem não sabe o que fazer com brinquedos velhos, por exemplo, podem doá-los a instituições em vez de jogá-los fora. Assim, colaboram para a preservação do meio ambiente e educação. 


    A brinquedoteca, como a biblioteca, atende públicos diversificados. Sendo uma instituição voltada para o público infanto-juvenil, observa-se que ela atua em situações ou lugares diferentes, cumprindo diferentes papéis em escolas, creches, universidades, hospitais, museus, clubes, favelas, presídios, etc.


    Nos hospitais, as brinquedotecas têm como objetivo tornar a estada hospitalar da criança um pouco mais alegre e menos traumatizante, o que, segundo pesquisas atuais na área médica, divulgadas pela mídia, contribuem de forma positiva para a recuperação dos pacientes. A criança encontra no brinquedo uma forma de distração e divertimento, passando até mesmo a compreender melhor seu tratamento.



    Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil

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