Área do Aluno


ou



História da Hotelaria

Acompanhe este breve resumo sobre o histórico da criação e expansão dos meios de hospedagem no mundo:

Jogos Olímpicos

Na Grécia antiga, os jogos olímpicos eram eventos importantes que influenciavam em diversos setores daquela sociedade. Inclusive o turismo.

Na verdade, a dimensão desses jogos era tão grande que até mesmo guerras paravam nos dias das competições. Para os jogos Olímpicos, visitantes de vários locais chegavam em Olímpia, e obviamente, seria necessário acomodações para tantas pessoas.

Nesse sentido, entre outras construções, os gregos criaram uma hospedaria, com cerca de 10.000 m 2 , com o objetivo de abrigar os recém chegados. E foi aí que nasceu o primeiro hotel que se tem registro na história.

Expansão do Império Romano

As Olimpíadas tiveram o seu protagonismo no início da Hotelaria, entretanto, a expansão do Império Romano foi o causador da criação do hábito nas pessoas de se hospedarem em locais que não eram nas suas moradias fixas.

Então, podemos assim afirmar que os constantes deslocamentos do povo romano fazem parte do histórico dos meios de hospedagem, em especial, no quesito disseminação.

As hospedarias romanas tinham influências no setor econômico das cidades, visto que existia nesse cenário o comércio entre os viajantes e os moradores, que ocorria de forma intensa.

Então, foi a partir desse movimento que os meios de hospedagem nessas estradas obtiveram uma expansão bastante notória.

O Cristianismo

Com a expansão do Cristianismo na Europa, o amor ao próximo influenciou imensamente na visão dos moradores em relação aos peregrinos, oferecendo- os um melhor tratamento.

Com isso, gerou-se uma proximidade entre hóspedes e donos de hospedarias.

Então, a partir desse marco, a qualidade no atendimento passa a ser considerada de extrema importância e item de diferencial.

Mesmo passando séculos, esse conceito do bom atendimento se perpetua até hoje na hotelaria. Por ser um produto estático, a acomodação é menos propensa à automação, isso porque o tratamento pessoal faz parte essencial da prestação dos serviços hoteleiros.

As Cruzadas

As guerras que ocorreram entre as religiões cristãs e islâmicas também são fatos históricos que fazem parte da história de desenvolvimento da hotelaria.

Depois de séculos de guerras, os dois lados começaram os trabalhos de recuperação dos locais que eram considerados santos com objetivo de proteção de peregrinos. Esses locais eram chamados de hospitais, que se multiplicaram posteriormente entre os povos ocidentais da Europa.

A princípio, esses Hospitais, que abrigavam velhos, enfermeiros e peregrinos, não possuíam fins lucrativos. Mas com o passar dos anos os hospitais passaram a cobrar por estadia dessas pessoas.

Histórico da hotelaria no Brasil

No Brasil, a hotelaria surgiu por volta do século 18, mais especificamente no Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo. Tudo começou com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808. Com esse advento, muitos estrangeiros transitavam nas cidades, e por isso criou-se a necessidade de meios de hospedagem mais adequados para essas pessoas.

Além disso, a abertura dos portos também foi um grande marco para o início da hotelaria no Brasil. Na cidade de São Paulo, o registro de hotéis data em 1870.

A hotelaria paulista teve destaque com a inauguração do Hotel Términus. Esse empreendimento contava com mais de 200 quartos, onde hoje é o edifício da Receita Federal.

Em ambas as cidades, a arquitetura e design dos hotéis receberam forte influência europeia. Dessa forma, os conceitos, formas de organizações e até mesmo as construções tinham aspectos do exterior.



Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista de Hotel

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados