Entrar/Criar Conta
História da Educação infantil e das creches no Brasil
A educação infantil é algo que norteia a profissão de auxiliar de creche. Compreender a história da educação infantil, bem como a história da criação de creches aqui no Brasil é de extrema importância para a sua formação.
Sendo assim, esse será o nosso ponto de partida.
Os ensinos infantil, fundamental I, fundamental II e o médio são as 4 fases que compõem a educação básica em nosso país. O auxiliar de creche geralmente está inserido na realidade educacional na primeira infância, isto é, para as crianças nas idades entre 0 a 6.
A educação nessa fase é de suprema importância no desenvolvimento soco emocional e cognitivo das crianças. Além disso, essa mesma educação proporciona e fortalece uma rede de apoio para as famílias que precisam de algumas figuras de referência para a criança enquanto elas trabalham em busca do sustento.
Mas isso só se tornou possível a partir de 1988, quando o atendimento em creches e pré-escolas para as crianças de 0 a 6 anos foi previsto na Constituição Federal como um dever do estado. Antes desse marco histórico, a história da educação infantil no Brasil é marcada por um longo e conturbado processo.
Até 1874 o ensino para as crianças na primeira infância não era não cogitado e nunca foi muito importante. Esse ano foi marcado pelo começo dos primeiros projetos desenvolvidos por pequenos grupos particulares. No entanto, eles só tomaram forma a nível nacional no início do século XX. Foi a partir daí que esses projetos ganharam relevância para o país por conta da fundação de instituições de ensino e da criação de normas e leis voltadas para as crianças.
Mas no começo dessa história, os jardins de infância e as creches foram originalmente atribuídas para faixas etárias e classes sociais mais definidas.
Por exemplo, as creches eram destinadas para os bebês de trabalhadores das classes operárias. Isso dava às instituições uma cara mais social e um papel assistencialista. Isso seria interessante se elas fossem mais completas. Isso porque, ao invés de focar na educação, autonomia e emancipação da criança, essas instituições focavam na atenção higiênica, médica e alimentícia dos bebês.
Já os jardins de infância, instituições voltadas para crianças com idades entre 3 a 6 anos de idade, eram procurados por famílias das mais altas camadas da sociedade. Esses sim eram voltados para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças e tinham programações focadas na oferta de um futuro melhor para elas.
Sabemos até aqui que a educação da criança na primeira infância foi assegurada pela Constituição Federal de 1988. Em 1990 ela também foi assegurada no Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas outro importante marco histórico foi quando o direito à educação infantil foi inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e sancionada em 1996.
Quando a LDB reconhece a educação infantil como primeira etapa da educação básica, ela reafirma a relevância da aprendizagem nessa fase da vida das crianças e considera a importância dos profissionais que fazem parte desse contexto. Entende-se então, esse como um processo indispensável para o desenvolvimento infantil, para a educação e para o exercício da cidadania em um futuro próximo.
Dentre os principais pontos citados na LDB, Lei nº 12.796/2013 citamos:
- Art. 29: A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;
- Art. 30: A educação infantil será oferecida em: I-creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II-pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
Dando continuidade a linha do tempo desse histórico, em 2009, o ensino infantil passou a ser uma obrigatoriedade para as crianças de 4 e 5 anos. Quem garante esse dever é a Emenda Constitucional nº 59. Em 2013, a extensão da obrigatoriedade foi incluída também na LDB, garantindo que as crianças nessa idade estejam matriculadas em instituições de educação infantil.
Mais recentemente, em 2017, foi divulgado que a educação infantil no Brasil foi implementada na última versão da Base Nacional Comum Curricular ou apenas BNCC. Essa é uma grande conquista de evolução já que o documento é responsável por estabelecer normas e referências para que as instituições de ensino elaborem currículos escolares, propostas pedagógicas e atividades para todos os ciclos da educação de base.
É nesse momento que a Base Nacional Comum Curricular confirma as pré-escolas e as creches brasileiras como ambientes essenciais para o processo de desenvolvimento da criança. A BNCC as reconhece como a primeira separação das crianças com suas famílias, por isso, se torna importante que as instituições ampliem o meio de experiências para também ampliar os conhecimentos, habilidades e aprendizagem das crianças. Como uma forma complementar à educação obtida dentro de casa.
Hoje em dia, de acordo com o Censo Escolar de 2019, existem uma média de 9 milhões de crianças matriculadas no ensino infantil em nosso país. Isso é 1 milhão a mais em relação ao ano de 2014 e muitos milhões a mais em comparação aos anos em que o direito à educação infantil ainda não era assegurado.
Com isso, felizmente existem várias opções de pré-escolas e creches no Brasil. Elas variam quanto aos métodos de ensino, valores e localidades. Dentre as opções de métodos de ensino, você pode encontrar as metodologias: tradicional, montessoriana, construtivista, Pikler e Waldorf.
Este artigo pertence ao Curso Auxiliar de Creche
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bom
Curso apaixonante demais, nota 1.000,00 Parabéns ao Cursos Escola Educação pelos cursos incríveis!!!
Muito bom, com informações úteis para quem quer ter um conhecimento básico sobre o assunto
curso bem claro
Foi de grande importancia. Curso com conteúdo rico em informações importantes.
Muito bom
Super recomendo
Curso apaixonante demais, nota 1.000,00 Parabéns ao Cursos Escola Educação pelos cursos incríveis!!!
Muito bom obrigada pela oportunidade
Muito bom, com informações úteis para quem quer ter um conhecimento básico sobre o assunto
O curso é muito bom, ele fala exatamente como acontece a prática diária na Educação Infantil (Creche).
curso bem claro
Este curso foi maravilhoso, eu gostei muito. Eu amo estudar.