HISTÓRIA DO YOGA

Hoje, a yoga está bastante moderna. O que muitos yogues (como são chamados os praticantes de yoga) provavelmente não sabem é a longa história dessa atividade, que remonta aos tempos e às raízes espirituais da Índia Antiga.

A maior parte do que consideramos yoga data de apenas 150 anos. Embora atualmente as pessoas a pratiquem para melhorar a saúde, suas raízes estão entrelaçadas em um espiritualismo que leva uma vida inteira para ser dominado. Para os antigos yogues, o yoga era um estilo de vida

A menção à yoga apareceu pela primeira vez por volta de 1.500 a.C., na literatura hindu. Nos primeiros escritos em sânscrito tradicional, o termo yoga, que significa jugo, frequentemente se refere a um guerreiro moribundo subindo ao céu e alcançando um poder superior de um espiritismo que levou uma vida inteira para dominar.

O conceito original de yoga era claramente elevar aqueles que mereciam a um nível mais alto, para conectar o indivíduo ao universo como um todo.

Por vários séculos, a prática da yoga se tornou aceita para atingir valores pessoais importantes, embora ainda estivesse longe do conjunto de posturas de hoje. Do lado mais meditativo, pretendia ajudar a "transcender" o sofrimento humano e superá-lo.

Também era usado para ampliar ou aprofundar a consciência como um caminho para a iluminação pessoal. O yoga era visto como um meio de superar o destino e recuperar o controle da mente.

Até o século 15, enquanto o Ocidente estava em um estado de conflito e guerras constantes, o Budismo Oriental focava na paz de espírito. A diferença entre a mentalidade ocidental e oriental é bastante perceptível. Nessa época, a ênfase do yoga muda de transcender a dor para alcançar um plano superior de existência. O próprio homem se tornará uma divindade.

Milhares de anos atrás, a yoga era uma preparação para a iluminação espiritual da meditação. O objetivo era preparar e relaxar o corpo para a prática meditativa. É importante não perder isso de vista.

No século 20, a hatha yoga, uma mistura de posturas e meditação, difundiu-se amplamente pelo mundo. É o início da yoga “moderna” como a conhecemos hoje.

Este artigo pertence ao Curso de Introdução ao Yoga