História do Café - A Lenda de Kaldi

Existem inúmeras especulações sobre a origem do café. Entretanto, dentre todas as histórias contadas, uma delas ganhou maior relevância e destaque entre os cafeicultores: A Lenda de Kaldi.

A história trata-se de um pastor árabe do século IX chamado Kaldi, que descobriu o café através do seu rebanho de cabras. O homem notou que durante a noite os animais desapareciam entre as montanhas e voltavam mais “alegres” e afoitos.

Percebendo a mudança de comportamento das cabras, Kaldi sentiu a necessidade de ir até o local e entender o que causava essa “felicidade nos animais”, pois ele acreditava que os animais poderiam estar possuídos pelo diabo.

Sendo assim, Kaldi escolheu uma noite e seguiu as cabras até um arbusto que nunca tinha visto antes na vida. Lá, o pastor percebeu que os animais estavam se alimentando de pequenos grãos vermelhos que se encontravam neste arbusto.

Curioso com esta nova planta, Kaldi experimentou dos seus frutos e no fim da refeição, tanto as cabras quanto o velho pastor estavam dançando à luz do dia. Kaldi recolheu o máximo de grãos que podia e os comeu com tanto prazer que na sua boca ficou uma agradável sensação de frescor.

Imagem Interna
                                                                                 Kaldi e as cabras.

Percebendo que tinha descoberto algo incrível, o pastor não demorou a compartilhar as suas experiências com os monges da região. Sendo assim, um dos monges apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério onde morava.

Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, pois percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário.

Esta incrível descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios da Arábia, criando uma grande demanda pela bebida pelos homens que levavam horas a fio rezando ou meditando.

Essa frutinha misteriosa que tanto amamos nos dias de hoje, chamamos de café. Alguns pesquisadores acreditam que mesmo com a sua origem na região do Lêmem o café ganhou esse nome apenas na Arábia. Lá a planta era conhecida como Kaweh e a bebida foi denominada como Kahwah ou Cahue, que significa Força. Já o caminho entre a Etiópia e a Arábia ainda é desconhecido

Entretanto, sabemos que, devido às suas propriedades, que eram consideradas milagrosas, os árabes tentaram manter o privilégio sobre o fruto, já que a planta tinha um papel social muito importante na região, devido ao seu vasto uso medicinal utilizado na época, para cuidar e curar vários males, inclusive doenças psíquicas desconhecidas.

Saindo da Arábia, o café foi levado diretamente para o Egito, ainda no século XVI e um pouco mais tarde, chegou à Turquia. Dessa forma, as evidências históricas mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.

Hoje o café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo, ficando atrás apenas da água. A sua influência econômica ultrapassa fronteiras através de grandes conglomerados capitais e o desenvolvimento de uma indústria agrícola que, juntos, movimentam trilhões de dólares ao longo de todo o globo.

Este artigo pertence ao Curso de Básico de Barista