História do Café - A Lenda de Kaldi
Existem inúmeras especulações sobre a origem do café. Entretanto, dentre todas as histórias contadas, uma delas ganhou maior relevância e destaque entre os cafeicultores: A Lenda de Kaldi.
A história trata-se de um pastor árabe do século IX chamado Kaldi, que descobriu o café através do seu rebanho de cabras. O homem notou que durante a noite os animais desapareciam entre as montanhas e voltavam mais “alegres” e afoitos.
Percebendo a mudança de comportamento das cabras, Kaldi sentiu a necessidade de ir até o local e entender o que causava essa “felicidade nos animais”, pois ele acreditava que os animais poderiam estar possuídos pelo diabo.
Sendo assim, Kaldi escolheu uma noite e seguiu as cabras até um arbusto que nunca tinha visto antes na vida. Lá, o pastor percebeu que os animais estavam se alimentando de pequenos grãos vermelhos que se encontravam neste arbusto.
Curioso com esta nova planta, Kaldi experimentou dos seus frutos e no fim da refeição, tanto as cabras quanto o velho pastor estavam dançando à luz do dia. Kaldi recolheu o máximo de grãos que podia e os comeu com tanto prazer que na sua boca ficou uma agradável sensação de frescor.
Saindo da Arábia, o café foi levado diretamente para o Egito, ainda no século XVI e um pouco mais tarde, chegou à Turquia. Dessa forma, as evidências históricas mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.
Hoje o café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo, ficando atrás apenas da água. A sua influência econômica ultrapassa fronteiras através de grandes conglomerados capitais e o desenvolvimento de uma indústria agrícola que, juntos, movimentam trilhões de dólares ao longo de todo o globo.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Barista
Faça o Curso completo grátis!!