Área do Aluno


ou



Qual a importância da administração na saúde

Administrar é ser capaz de adequar diferentes técnicas de gestão para dirigir uma determinada organização, tendo como objetivo principal a integração dos saberes em setores de atuação distintos. Dessa forma, quando nos referimos em administração voltado para os setores de saúde, temos então um direcionamento da responsabilidade de integrar e gerenciar rotinas e melhorar a experiência do usuário daquele serviço, que nesse caso, será o paciente.

Logo, temos que, de maneira geral, a administração dos serviços hospitalares é uma atividade focada na melhora dos resultados, atendimentos e produtos oferecidos em um centro clínico. Para isso, o profissional de saúde deve ser apto para coordenar pessoas com diferentes personalidades e visões de mundo, assim como também será responsável por realizar o planejamento dos processos de maneira que possam ser aplicados aos seus funcionários e reproduzidos por outros indivíduos inseridos naquele meio.

O alcance desses objetivos depende diretamente da abordagem do líder, bem como quais as metas definidas por ele para que ocorra o aumento da produtividade e do lucro naquele sistema de saúde. Por isso, a administração em enfermagem é extremamente importante para a otimização de processos, redução de custos e das taxas de desperdício de materiais, fidelização de usuários do sistema (pacientes), e melhoria na qualidade de atendimento e aplicação dos serviços.

O que é a gestão hospitalar?

A Gestão Hospitalar, como o próprio nome sugere, é um conjunto de práticas voltadas à administração de centros de saúde público ou privado (não necessariamente um grande centro hospitalar), aplicados por um profissional da saúde ou um gestor por formação, com o objetivo de manter aquele centro de saúde operando de maneira eficiente e com o mais alto nível de qualidade.

A gestão hospitalar pode ser aprendida tanto em cursos de especialização básicos, como também em cursos de ensino superior, para que o profissional possa ser treinado e orientado para se tornar responsável por assumir a gestão de um centro de saúde, independente do seu porte.

Embora ainda exista a ideia de que os centros de saúde funcionam de maneira simples, sua estrutura e nível de complexidade podem ser comparados a qualquer outro empreendimento. Além disso, antes de mais nada, um serviço de saúde também pode ser considerado como uma atividade comercial, onde estaremos vendendo o serviço de saúde por determinado preço para o usuário daquele serviço. Por isso, é extremamente importante que exista um profissional na linha de frente na administração desses centros de saúde, assim como os diretores e presidentes daquela organização.

Isso acontece, pois estamos falando de um serviço que está sendo fornecido para a sociedade e que pode impactar diretamente na manutenção da qualidade de vida de um paciente. Logo, os interesses de ambas as partes devem ser levados em consideração no processo administrativo dos sistemas de saúde.

Para isso, o gestor deve cuidar para que todas as atividades do cotidiano estejam em comunicação. Assim, os diversos profissionais presentes na prestação deste serviço poderão atuar em um ambiente organizado, com disponibilidade de recursos e materiais para o atendimento de pacientes.

Devido a sua alta capacidade e complexidade, a Gestão Hospitalar é hoje uma das áreas mais bem pagas e procuradas pelos profissionais da saúde. Isso gerou um grande aumento na demanda de cursos voltados para a gestão hospitalar, já que existe a necessidade de obter profissionais qualificados para o funcionamento dessas operações.

Principais atividades da gestão hospitalar

Para que você possa conhecer o processo de gestão hospitalar um pouco mais a fundo, separamos algumas das suas principais atividades e quais os impactos dessas tarefas no funcionamento pleno de um centro de saúde . Confira abaixo:

Planejamento administrativo

Todas as rotinas voltadas para o funcionamento do sistema de administração de um centro de saúde estão a cargo da gestão hospitalar. É a equipe de gestão de um sistema de saúde que deverá realizar o planejamento estratégico das operações dispostas no centro clínico. Com isso temos a inclusão do processo de distribuição dos materiais e recursos de maneira que nenhum setor seja prejudicado, a administração dos sistemas burocráticos, bem como a tomada de decisões dos sistemas internos.

Controle das atividades exercidas no centro de saúde

Em uma organização especializada no fornecimento de serviços de saúde, existem atividades que são realizadas tanto dentro como fora do ambiente hospitalar. Dessa forma, os gestores desse sistema precisam realizar todo o controle dessas atividades, para que elas ocorram sem o desperdício de recursos ou através da realização de infrações do direito dos pacientes e dos profissionais que ali estão.

É por esse motivo que os administradores de saúde necessitam de um grande aporte de conhecimento não apenas das questões voltadas às atividades administrativas, como também sobre as atividades desempenhadas pelo profissional da saúde em seu cotidiano. Afinal, são eles os responsáveis por operar todo atendimento, tratamento, aplicação de medicamentos, utilização de equipamentos e tecnologia, realização de exames e toda e qualquer abordagem realizada ao paciente que acontecer no centro de saúde.

Organização de processos

Toda atividade desempenhada no ambiente hospitalar depende diretamente dos processos relacionados a essas tarefas. Por isso, a gestão de um hospital precisa se preocupar não apenas com o planejamento e a execução das atividades, como também com o agendamento de consultas, uso de equipamentos e estruturas, gestão da rotina dos enfermeiros, médicos e auxiliares, bem como a organização das rotinas de desinfecção e limpeza daquele ambiente.

Solução de problemas técnicos

Como em todo e qualquer negócio, o setor de gestão é aquele responsável por criar a resolução de problemas de caráter técnico que possam surgir no ambiente organizacional. Dessa forma, os profissionais da equipe administrativa precisam do conhecimento específico para o manuseio de desafios e a execução correta dessa atividade.

Isso inclui tanto a abordagem de problemas em maquinários, materiais, insumos e equipamentos, como também na integração das tarefas que são diretamente dependentes umas das outras para que sejam aplicadas com qualidade do serviço. Em um ambiente hospitalar, quando uma rotina técnica surge como problema, todo o fluxo operacional daquele centro de saúde é prejudicado. Logo, a gestão hospitalar precisa agir com brevidade para a resolução desse assunto.

Quando é possível saber que a gestão hospitalar está operando de forma eficiente?

Se você faz parte da gestão hospitalar de algum centro de saúde e deseja saber como distinguir uma boa administração dos processos hospitalares de medidas ineficientes, é importante que leve em consideração a capacidade de avaliar os resultados visíveis disponíveis na sua corporação. Por que isso acontece?

Primeiramente, devemos entender que uma boa gestão reflete em um ambiente de trabalho mais fluido, com rotinas integradas, processos e práticas mais acessíveis e de fácil execução e uma boa comunicação entre os setores e profissionais da saúde atuantes. Dessa forma, a quantidade de desafios presentes neste centro de saúde conseguirá diminuir drasticamente, e, quando ocorrerem, poderão ser facilmente manuseados para que uma solução assertiva seja aplicada.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que você avalie se todos os processos pertinentes dessa gestão estão sendo realizados sem interrupções e conseguem apresentar resultados tangíveis como bom fechamento de contas, diagnósticos precisos e bom indicador de satisfação dos usuários daquele serviço (os pacientes).

Por isso, todo o ambiente hospitalar deve ser avaliado de modo que você, como líder, consiga identificar as possíveis falhas existentes na gestão e quais as possíveis estratégias de atuação aplicáveis para a melhoria desse processo. Assim, você será capaz de realizar a otimização da administração dos recursos e processos, bem como a gestão de crises presente no cotidiano do centro de saúde.



Este artigo pertence ao Curso de Básico de Administração em Enfermagem

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados