Importância do Serviço Social na Sociedade
O Brasil é um dos países que possui maior número de assistentes sociais no mundo; existem mais de 180 mil profissionais dentro dessa área e nas demais que envolvem as políticas sociais exercidas no país; com isso, percebe-se que o Serviço Social tem uma importância significativa para a sociedade.
Outro ponto é que essa quantidade de pessoas não necessariamente envolve “concorrência” no mercado, principalmente porque o Brasil apresenta muitos problemas sociais que precisam de profissionais qualificados e dispostos a mudar essa realidade.
Então, o assistente social se mostra como um dos profissionais necessários dentro de todo espaço social, visto que sua profissão consiste em apresentar propostas, projetos e soluções que podem transformar a vida dos indivíduos envolvidos nessas questões.
Essa profissão pode ser escolhida por diferentes motivos, mas um dos mais importantes é o senso de responsabilidade e cuidado com o próximo, isso permite que outras características sejam desenvolvidas e aperfeiçoadas, possibilitando exercê-las em diferentes âmbitos, como:
- Criador e promotor de projetos e programas sociais:
O profissional basicamente irá criar projetos de políticas sociais mediante a análise crítica do cenário que estão presentes e as possibilidades de implantação desses programas. Ou seja, se determinado grupo precisa de algum auxílio financeiro, para realizar a implantação do projeto, as razões e objetivos dele precisam ser apresentados, além de realizar posteriormente a seleção de quem ganhará esse auxílio. Então, o assistente social realiza a análise dos candidatos e aplica os conhecimentos do campo dos serviços sociais para assegurar que esse grupo tenha sua demanda atendida.
- Gestão de atividades:
O assistente social é um dos profissionais que determina quais as áreas que estão precisando de melhorias e que promovam ações necessárias para elas, como na área da saúde, educação, segurança, para a juventude, entre outros. Então, embora pareça que já existem muitos programas, ainda há muito para ser realizado e muitas pessoas com demandas para serem atendidas, assim cabe ao assistente social garantir que alguma movimentação será realizada em prol à esses problemas.
- Luta por direitos de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade.
Visto que na sociedade há muitas diferenças sociais e econômicas e que muitas delas continuarão existindo por serem a base do crescimento de outras pessoas, é importante que existam profissionais com objetivo de buscar condições de melhorias sociais para esses indivíduos em situação de vulnerabilidade por algum tipo de violência, evasão escolar, abandono, etc. O profissional tem um papel ativo na tentativa de fazê-los sair das condições de vulnerabilidade, fazendo acompanhamento de cada membro e direcionando para um trabalho completo com a escola e tratamentos psicoemocionais.
- Contribui na propagação de informações à população:
Milhares de pessoas estão presentes no quadro de extrema pobreza ou dificuldades financeiras, então é possível que não tenham acesso à informações, sejam essas informações básicas, como de cuidados pessoais, de higiene, sobre saúde e sobre os próprios direitos de cidadão que não estão sendo atendidos. Dessa forma, é comum que esse contexto de desinformação aumente com maior frequência. Então, o serviço social precisa cumprir uma proposta de ajudar na disseminação de informações diretas, claras, de fácil compreensão e verdadeiras. Isso é uma maneira de conscientizar a população e assegurar que o indivíduo reconheça os direitos e que faz parte de uma sociedade.
Este artigo pertence ao Curso de Serviço Social Básico
Faça o Curso completo grátis!!