Área do Aluno


ou



INCLINAÇÃO

A inclinação permite compreender se a pessoa analisada é extrovertida ou introvertida, bem como medir o quanto ela precisa da relação com o próximo.


A análise deve ser feita a partir de uma escrita de pelo menos dez linhas, verificando o quanto as letras se desviam do eixo perpendicular.


As partes observadas das letras são as superiores, como as que ascendem nas letras b, d, f, h, j, l, t e também as inferiores, que são as partes que descendem desde a zona média. É o caso das letras f, g, j, p, q, e, z.


A inclinação das letras aponta uma necessidade de vinculação afetiva e maior dependência dos outros.

São variações de inclinação:

▪ Muito inclinada: os movimentos de inclinação são superiores a 5 milímetros da vertical para a direita. Indica pessoas com grande necessidade do outro, ou seja, muito dependentes. Costumam sentir-se não queridos o suficiente e são sujeitos inseguros e zelosos. Também, possuem lentidão de pensamento, o qual se dispersa com facilidade.

▪ Moderadamente inclinada: os movimentos de inclinação para a direita são aproximadamente 1 milímetro do eixo vertical. Indica sujeito de bom nível intelectual com capacidade de reflexão e síntese. Também, são pessoas afetuosas, com estabilidade afetiva e extrovertidas. Não são dependentes dos critérios ligados às normas sociais.

▪ Vertical: as partes superiores e inferiores das letras ficam em ângulo reto com a linha horizontal. Indica bom nível de inteligência, sendo que a razão impõe-se à emoção. Esse sujeito possui capacidade de observação e tende a ser orgulhoso, frio ou indiferente, uma vez que elegem o pensar ao sentir. Tem tendência à introversão e a impor sua opinião sobre a dos outros, sendo alguém de difícil convivência.

▪ Sinistrógira ou regressiva: a letra cuja inclinação é para a esquerda e não avança. Indica lentidão de ideias, porém grande capacidade de concentração. São pessoas muito discretas, cautelosas, reservadas e prudentes. Também são introvertidas e inseguras, sentindo necessidade de proteção. Não são independentes do seio materno, não se adaptam bem ao meio social, são egocêntricas, narcisistas e desconfiadas.

▪ Inclinação desigual: a inclinação oscila entre vertical, inclinada e investida. Aponta pessoas afetivamente instáveis e com dificuldades para adaptar às normas. Sua personalidade é volúvel, mas possui capacidade de ajustar ao estado de ânimo do outro. Também, pode ser considerada influenciável.



Este artigo pertence ao Curso de Grafologia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados