Área do Aluno


ou



Inclusão de textos, imagens e mídia

Para ficar mais didático, vamos separar esta aula em três seções, dado que os textos, imagens e mídias tendem a ter suas particularidades na hora de serem inseridos e formatados dentro do PowerPoint.

Inserindo textos

Os textos representam o elemento básico de qualquer apresentação. No entanto, é importante saber usá-los com maestria, tendo em vista que o excesso ou a falta de textos pode atrapalhar sua apresentação.

Para inserir um novo texto, vamos em Inserir > Texto > Caixa de Texto. Ao clicar neste recurso, perceba que nada vai acontecer, exceto por uma pequena modificação em seu cursor: ele passará de uma setinha branca para um risquinho com uma pontinha, na vertical. Isso significa que você está pronto para criar sua caixa de texto e, para isso, basta clicar e arrastar, formando um retângulo.


Essa caixa de texto funciona como qualquer outra caixa disposta pelos layouts, com a única exceção de que, se você não inserir nada em seu interior e acabar por clicar fora dela, ela desaparecerá.

Uma vez criada, a caixa de texto também libera a nova guia Forma de Formato, permitindo diversas alterações interessantes em sua apresentação.


Existem milhares de opções para explorar nessa nova guia, mas, como vimos anteriormente, elas não serão automaticamente utilizadas nos novos slides, mesmo quando usamos o mesmo layout. Fique atento a isso.

Vamos aprender a inserir imagens!

Inserindo imagens

O PowerPoint é muito inteligente e tem muitos recursos especiais. Na guia Inserir, podemos notar que existe um bloco somente para imagens. Nesse bloco, vemos três opções: Imagens, Instantâneo e Álbum de Fotografias. Primeiramente, vamos explorar a opção Imagens.


A opção de inserir uma imagem do dispositivo é bastante direta: o PowerPoint pedirá para você selecionar a imagem em seu computador e a colocará no slide. As outras duas opções são mais interessantes. Clique em Inserir Imagens de Estoque.


Note que existem diversas opções de imagens para você, como adesivos, ilustrações e até pessoas. Embora pareça uma coleção grande, na verdade é bastante limitada, mas com certeza vai ajudar muito na hora de criar suas apresentações. A ideia dessas imagens é ajudar a compor a sua apresentação trazendo elementos profissionais e contextualizados para você usar.

Faça pesquisas e explore esse estoque à vontade!

A terceira opção é Imagens Online, na qual o PowerPoint usa o Bing para pesquisar imagens para você. Por padrão, o PowerPoint busca por imagens livres de direitos autorais, permitindo que sejam usadas em suas apresentações sem problemas.


Basta fazer uma pesquisa e pronto, você terá uma coleção de imagens condizentes para usar em sua apresentação. Vamos procurar por “carro antigo azul” e ver o que acontece.


Apareceram alguns carros de cores sortidas, mas todos são antigos e todas as imagens possuem boa qualidade.

Por fim, temos uma opção incrível no bloco Imagens, o chamado Instantâneo. Essa opção é realmente surpreendente: o PowerPoint analisa as abas abertas em seu computador e permite colocá-las em sua apresentação.


Quer ver o que seu instrutor está ouvindo durante a criação deste curso? Vamos inserir o Spotify dele!


Realmente uma pessoa com bom gosto musical!

Agora que você sabe tudo sobre inserir imagens no PowerPoint, vamos aprender sobre inserção de mídias.

Inserindo mídias

Em Inserir > Mídia podemos ver todas as opções disponíveis relacionadas a colocar mídias em suas apresentações. Antes de mais nada, tome muito cuidado com essa opção, pois ela tem o péssimo hábito de não funcionar se você for apresentar em uma versão do PowerPoint diferente do software em que você criou.

Posto isso, vamos focar somente nos vídeos. 


Na opção de inserir vídeos do dispositivo, você vai selecionar o vídeo de interesse direto de seu computador. Já os vídeos de estoque, como o próprio nome informa, fazem parte do estoque da Microsoft, no mesmo estilo das imagens que vimos anteriormente. O verdadeiro poder está na opção Vídeos Online, a qual permite inserir vídeos do YouTube em suas apresentações.

Agora que todo mundo sabe que sou fã do David Bowie, vamos inserir um vídeo diretamente do YouTube que, na minha opinião, é uma obra de arte: a música Starman.


Vá em Inserir > Vídeo > Vídeo Online e insira o link na barra de busca. O resultado será este:


Ao clicar em Inserir, o vídeo ficará assim em seu slide:


Vídeoaula:



Viu como é fácil trabalhar com mídia no PowerPoint?

Parabéns por concluir esta aula. Você está indo muito bem!


Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados