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Luciana Ribeiro
★★★★★
Luciana Ribeiro

Adorei o curso, por isso tenho indicado para amigos e já estou cursando outro. Auxiliar de Creche. Pretendo adquirir outros para enriquecer meus conhecimentos e atual de forma significativa.

Martha Denise Pires da Silva
★★★★★
Martha Denise Pires da Silva

o curso é de grande valia para minha vida profissional, pois cada dia mais recebemos alunos com deficiência. o conteúdo bem aprofundado e acessível.

Lauriana de Fatima Zacarias
★★★★★
Lauriana de Fatima Zacarias

Gostei muito do curso, conteúdo muito bom. Senti falta de alguns vídeos, porque sou mais auditiva.

Nilda da Cruz cordeiro
★★★★★
Nilda da Cruz cordeiro

Eu tô gostando

eleocilda lima braga
★★★★★
eleocilda lima braga

É muito bom esse curso me ajudar muito com o conhecimento sobre a educação inclusiva isto é precioso e ninguém tira esse conhecimento de você

Ana Carolina Lourenço Moraes
★★★★★
Ana Carolina Lourenço Moraes

Estou amando trabalhar nessa área, ter novas oportunidades é sempre bom.

Rosângela F.Gomes Souza
★★★★★
Rosângela F.Gomes Souza

Boa abordagem do tema.

Maria Gildete de Jesus Dutra
★★★★★
Maria Gildete de Jesus Dutra

Amei esse curso; conteúdos riquíssimo e bem elaborado, gratidão pelo compartilhamento que pra mim está sendo bastante proveitoso!

INCLUSÃO NA CULTURA ESCOLAR


Os princípios de inclusão escolar advogam uma educação para todos independentes de sua raça, cor, religião, classe social e deficiência. No entanto, para além da elaboração de políticas públicas que garantam o acesso e permanência desse alunado na escola, emerge como uma das premissas básicas para o sucesso das ações inclusivas a necessidade da reestruturação da instituição escolar no que se refere às práticas e formas de transmitir ou “reproduzir” o ensino. O fazer docente resultante de valores e crenças assimilados ao longo de anos, concebe o ensino sob a visão da existência de um aluno padrão, utilizando práticas homogêneas de ensino que não considera e nem valoriza a diversidade.


A cultura escolar deve ser compreendida como processo/produto histórico, mutável e instável à medida que é produzida na tensão entre grupos e nas diferentes expectativas sobre a função social da escola, que muda de acordo com cada espaço de tempo da história. No plano educacional, o princípio inclusivo avança na exigência da qualidade do atendimento prestado aos alunos que enfrentam problemas na aprendizagem, seja por motivo de deficiência, seja por dificuldades ocasionadas por repetências, defasagem idade/série ou, ainda, por fatores econômicos e sociais. 


Para demonstrar que a Educação Inclusiva pode se tornar uma prática cultural, é necessária uma análise que dê conta dos efeitos dos comportamentos das pessoas ligadas à educação sobre o ambiente educacional - aqueles que trabalham nesta área e aqueles que se beneficiam deste serviço. Assim, visando identificar os efeitos dos comportamentos dos profissionais que compõem as instituições de ensino sobre o comportamento de aprender dos alunos, é possível partir da análise das contingências entrelaçadas presentes no processo ensino-aprendizagem e dos efeitos das relações entre os sujeitos sobre o grupo, selecionando comportamentos que sejam condizentes com o princípio inclusivo e que resultem na aprendizagem. 


Essas contingências comportamentais entrelaçadas podem tornar-se um padrão de comportamento que, pelas suas consequências reforçadoras, repete-se através do tempo provocando mudanças culturais. O comportamento social surge porque um organismo é importante para o outro como parte de seu ambiente, como pontua Skinner. A inclusão representa um movimento social em defesa de todas as pessoas excluídas e marginalizadas. Sua efetivação depende da adesão de todos os cidadãos e de iniciativas do poder público.


A inclusão social é um processo no qual as pessoas excluídas e o restante da sociedade, num esforço bilateral, devem buscar soluções para os problemas que dificultam a equiparação de oportunidades. Portanto, a inclusão social constitui um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. A educação é um processo social, cujo papel é ensinar aos indivíduos, no presente, comportamentos que serão adequados, em um tempo futuro para garantir, a cada um, as melhores chances de sobrevivência no mundo, isto é, uma vida pessoal e social de boa qualidade. 


É por meio do processo formal de educação que devemos ensinar aos indivíduos comportamentos que possibilitem uma atuação com competência e autonomia quando já não estiverem mais participando deste processo. O foco da escola, nesses últimos anos, mudou, visando não apenas transmitir conhecimentos, mas também atender aos quatro pilares da educação recomendados pela UNESCO: 


  • aprender a aprender, ensinando aos alunos como chegar à informação e ao conhecimento, consequentemente desenvolvendo o mecanismo de aprender; 

  • aprender a fazer, o saber implica fazer, melhorando as condições de vida das pessoas; 

  • aprender a viver com os outros, trabalhando a aprendizagem da convivência, da compreensão mútua, de intercâmbios pacíficos e de harmonia; 

  • aprender a ser, a ser gente e viver com dignidade. 


Portanto, o mundo está exigindo das pessoas uma grande capacidade de autonomia e responsabilidade pessoal em relação à realização do destino coletivo. 

Este artigo pertence ao Curso Educação Inclusiva

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
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5.0

12.743 Avaliações
Luciana Ribeiro
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Luciana Ribeiro

Adorei o curso, por isso tenho indicado para amigos e já estou cursando outro. Auxiliar de Creche. Pretendo adquirir outros para enriquecer meus conhecimentos e atual de forma significativa.

Martha Denise Pires da Silva
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Martha Denise Pires da Silva

o curso é de grande valia para minha vida profissional, pois cada dia mais recebemos alunos com deficiência. o conteúdo bem aprofundado e acessível.

Lauriana de Fatima Zacarias
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Lauriana de Fatima Zacarias

Gostei muito do curso, conteúdo muito bom. Senti falta de alguns vídeos, porque sou mais auditiva.

Nilda da Cruz cordeiro
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Nilda da Cruz cordeiro

Eu tô gostando

eleocilda lima braga
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eleocilda lima braga

É muito bom esse curso me ajudar muito com o conhecimento sobre a educação inclusiva isto é precioso e ninguém tira esse conhecimento de você

Ana Carolina Lourenço Moraes
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Ana Carolina Lourenço Moraes

Estou amando trabalhar nessa área, ter novas oportunidades é sempre bom.

Rosângela F.Gomes Souza
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Rosângela F.Gomes Souza

Boa abordagem do tema.

Maria Gildete de Jesus Dutra
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Maria Gildete de Jesus Dutra

Amei esse curso; conteúdos riquíssimo e bem elaborado, gratidão pelo compartilhamento que pra mim está sendo bastante proveitoso!

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