Informática Básica
Vivemos atualmente a Era da informação, nesse cenário, os modos arcaicos de administração, com a utilização de enormes livros de anotações e arquivamento de documentos, aos poucos estão sendo substituídos por sistemas de computadores.
Inclusive, muitos processos são automatizados, ou seja, não precisam de um manuseio e atualização constante dos funcionários. Sabendo disso, é necessário sanar alguns gargalos referentes ao uso dos computadores por funcionários das recepções.
Vale lembrar que cada estabelecimento pode ter um sistema de administração diferente, e para compreendê-lo, é necessário treinamento. Entretanto, alguns conceitos básicos da informática são comuns para todos os sistemas.
Neste capítulo, abordaremos os principais, para que você possa se familiarizar com os termos.
Termos básicos de informática
Dispositivos de entrada: Esses são os dispositivos que permitem inserção de dados no computador. Ex.: Teclado, mouse, scanner etc.
Processamento: São representados pelo hardware que recebem estes dados, e fazem os cálculos e processamentos necessários. Ex.: Processador, placa mãe, memória RAM etc.
Dispositivos de saída: São aqueles periféricos que devolvem ao usuário o resultado dos dados inseridos e processados pelo computador. Ex.: Monitor, impressora, etc.
Dispositivos de armazenamento: Esses equipamentos gravam as informações contidas em um computador, garantindo que elas não se percam mesmo quando o computador é desligado. Ex. disco rígido, pen drive, CD-ROM
Hardware: Hardwares são equipamentos físicos, ou seja, partes do computador que podemos tocar, como placas de vídeo, placa mãe, teclados, etc.
Software: O Software é quem controla as tarefas do hardware. Essa é a parte sistêmica do computador. É através dele que o computador consegue decifrar e traduzir o que o usuário deseja que ele faça. Os softwares ainda podem ser divididos por categorias:
- Sistemas Operacionais: O sistema operacional é o software que faz a interface entre o usuário do computador e o hardware, gerenciando todas as tarefas executadas pelo computador de acordo com os comandos dados pelo usuário. Ele serve como um administrador geral dos recursos da máquina. Em celulares, por exemplo, temos sistemas como Android e iOS.
- Aplicativos de escritório: São os softwares que realizam as tarefas comuns a um escritório, como criação de documentos de texto, planilhas de cálculo, agendas, apresentações. Você deve conhecer os aplicativos de Windows (Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint) e de Linux (LibreOffice: Writer, Calc e Impress, respectivamente).
- Aplicativos de gestão: São softwares desenvolvidos especialmente para gerenciar as informações de uma determinada empresa.
- Navegadores: Navegadores são programas que possibilitam que você acesse a internet. Alguns dos mais populares são o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox, que também são os que mais são cobrados na prova de noções de informática para concurso.
Teclas de função do teclado
- ESC: Cancela uma operação (cancela uma exclusão, uma cópia, etc.)
- F1 a F12: São teclas padronizadas que podem ser utilizadas para executar determinada operação, de acordo com o software utilizado. (Ex.: No Windows, a tecla F1 abre a janela de ajuda)
- TAB: Em um editor de textos, muda a posição do texto ou cursor. Em uma planilha, ele muda de célula.
- CAPS LOCK: Trava/destrava as letras do teclado em somente MAIÚSCULA. Quando ligado, acende um led no teclado
- SHIFT: Quando o CAPS LOCK está desligado, serve para inserir uma letra MAIÚSCULA. Serve também para inserir os símbolos grafados na parte de cima das teclas do teclado.
- CTRL (Control): Tecla que, quando combinada com outra, serve para acionar atalhos de comandos dos softwares.
- ALT: Tecla que, quando combinada uma letra, serve para acessar o menu do software. (Ex.: Alt + A)
- PRINT SCREEN: Captura a tela que está sendo exibida no monitor
- SCROLL LOCK: Quando ligada, move a barra de rolagem lateral em vez do cursor. Quando está ativada, acende uma luz no teclado.
- PAUSE: Pausa uma operação.
- INSERT: Alterna o modo de inclusão de letras em um texto, podendo adicionar letras ou substituir as letras existentes.
- DELETE: Apaga o conteúdo de um texto situado à direita do cursor. Apaga o conteúdo de uma célula.
- HOME: Em um editor de textos, posiciona o cursor no começo de uma linha. Numa planilha, posiciona-se na primeira célula da linha.
- END: Em um editor de textos, posiciona o cursor no final de uma linha. Numa planilha, posiciona-se na última célula da linha.
- PAGE UP: Sobe a página que está sendo exibida na tela.
- PAGE DOWN: Desce a página que está sendo exibida na tela.
- NUM LOCK: Ativa/Desativa as teclas do teclado numérico, situadas na parte direita do teclado. Quando ligado, acende uma luz no teclado.
- SETAS DIRECIONAIS: Controlam a posição do cursor na tela/célula.
Também chamado de “correio eletrônico”, o e-mail é um serviço digital que possibilita o envio e recebimento de mensagens. Os e-mails são oferecidos por provedores, e os mais populares do mercado, hoje em dia, são o Gmail e o Outlook e o Yahoo.
Este artigo pertence ao Curso de Recepcionista de Hotel
Faça o Curso completo grátis!!