Falamos sobre alimentar a tabela com dados e informações, mas não vimos como fazer isso adequadamente. Atualmente, temos diversas opções de inserção de dados em planilhas de Excel, desde o tradicional método manual (digitar um por um) até integrações complexas com bancos de dados e aplicações Web.
Como este é um curso básico, vamos aprender os fundamentos e deixar os métodos avançados para outro momento. Afinal de contas, somente o Excel requisitaria um curso completo de 40 horas, de tantas funcionalidades que essa ferramenta possui.
Voltando para nossa aula, no que tange à inserção de dados, temos três maneiras de fazê-la:
Clicando duas vezes sobre a célula que queremos inserir os dados para acessá-la.
Clicando uma vez sobre a célula de interesse e simplesmente digitando o que queremos nela. Tome cuidado pois o Excel apagará o que existia na célula.
Clicando sobre a célula e usando a barra Função, na parte superior da planilha.
Na planilha que disponibilizamos, clique no botão + na parte inferior para adicionar uma planilha em branco. Note que você pode transitar entre planilhas apenas clicando nos títulos dispostos nessa região do software.
Nessa nova planilha, faça uma caixa de seleção 3 x 3, como se segue.
Agora, use a primeira linha para definir algumas variáveis, como Nome, Idade e Salário. Use os nomes “Guilherme” e “Karol”, as idades “29” e “30”, e os salários “5100” e “2500”. Sua tabela deve ficar assim:
Vamos trabalhar um pouco mais nessa tabela para melhorar sua qualidade visual. Uma boa prática é colocar todos os valores centralizados para facilitar a leitura. Clique em uma valor de sua tabela e use o atalho CTRL+T para selecionar todos os valores, vá até a Página Inicial > Alinhamento e escolha Alinhar no meio e Centralizar.
Com todos os dados da tabela selecionados, vá até a guia Página Inicial e, no bloco Estilos, clique em Estilos de Célula. Explore as opções existentes passando o mouse sobre cada uma delas. O Excel vai gerar uma prévia do estilo somente ao passar o mouse sobre ele. Nenhum deles ficou legal, não é verdade? Isso porque essa formatação leva em conta as células em si, e não a tabela por inteiro.
Uma forma de formatar os dados como uma tabela propriamente dita é usar a opção Formatar como Tabela, ao lado da opção Estilos de Célula no bloco Estilos. Nesse caso, o Excel não traz uma prévia da formatação ao passar o mouse sobre o estilo. Escolha o que achar mais adequado e clique sobre ele. Você pode alterar o estilo rapidamente ao clicar em outra configuração.
Ao clicar sobre uma formatação de tabela, o Excel abrirá uma janela confirmando a seleção feita por você. Clique em OK. Ao fazer isso, sua tabela mudará algo além do estilo: o Excel também adiciona filtros automaticamente. É provável que os títulos de sua tabela fiquem cortados. Para resolver isso, localize as colunas com os títulos cortados e vá até a borda direita da coluna, como se segue:
Coloque o mouse na borda direita da letra que representa a coluna desejada, o formato do mouse mudará, dê um clique duplo na linha. A largura das células será formatada automaticamente com base nos valores da coluna, levando-se em conta a maior célula. Você também pode clicar no canto esquerdo superior da planilha, ir em Página Inicial > Células > Formatar > Autoajuste da Largura da Coluna. Isso vai ajustar todas as colunas da planilha.
Para encerrar nossa aula, temos que formatar os valores das células de forma coerente para usarmos no futuro. Os nomes, por exemplo, são textos, enquanto as idades são números e os salários são moedas. Para isso, selecione os nomes, vá em Página Inicial > Número clique no menu apresentando Geral e selecione Texto. Para as Idades, selecione Número e, em seguida, clique em Diminuir Casas Decimais até que seja apenas o número inteiro. Por fim, selecione os salários e use Moeda.
Pronto, sua tabela está bastante profissional. Se tudo der certo, sua tabela ficará assim:
Essa formatação de valores não é só estética: muitas fórmulas só vão funcionar se o formato estiver adequado, como veremos nas próximas aulas.
Parabéns por concluir mais uma aula! Você está indo realmente muito bem.
Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico
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