Área do Aluno


ou



Inserção e formatação de slides

Continuando seus estudos, é importante notar que você não precisa ficar preso aos layouts oferecidos pela Microsoft. Com alguns poucos cliques, rapidamente podemos alterar a formatação dos slides e deixá-los de acordo com nossas necessidades. Nesta aula, vamos aprender a fazer isso como um profissional!

Você se lembra do exemplo dado algumas aulas atrás, sobre a apresentação de um novo produto? Vamos continuar com essa ideia em mente e fazer de tudo para tornar essa apresentação inesquecível para os clientes.

No primeiro slide, que foi feito com o layout estilo Título, clique sobre a caixa em que lê-se “Clique para adicionar um título”.

Ao fazer isso, o formato da caixa mudará, ficando quase invisível, com bordas pontilhadas, e a opção de digitação aparecerá dentro da caixa, como se segue.

Cada bolinha branca permite esticar ou comprimir essa caixa de texto. A setinha que forma um círculo serve para rotacionar a caixa, criando efeitos bastante legais para sua apresentação, desde que usado com moderação. Note que a caixa não está no centro do slide, mas sim um pouco para a esquerda e abaixo do centro da página. Vamos deixá-la exatamente no centro.

Com a caixa selecionada, repare que uma nova guia vai surgir, chamada Forma de Formato. Clique sobre ela e vá até o bloco Organizar e em Alinhar. Escolha a opção Centralizar.

Imagem Interna

Faça o mesmo para a caixa abaixo do título. Isso garante que tudo esteja alinhado ao centro, bem melhor do que tentar fazer manualmente.


O design ficou mais organizado, embora o anterior também já estivesse muito bom para apresentar, a falta de simetria poderia causar um certo desconforto em alguns espectadores.

Esse slide usa o layout Slide de Título. Vamos criar outro slide de mesma natureza para ver o que acontece. Vá em Página Inicial > Slides > Novo Slide e escolha Slide de Título. Notou que o novo slide não está com a mesma configuração do slide que acabamos de modificar? 

Isso aconteceu porque os layout não podem ser modificados, facilmente, pelo usuário. Essa é uma forma inteligente de evitar problemas, pois, imagine se você mexesse em todos os layouts sem ter um backup dos formatos originais. Como voltaria aos modelos padrões?

Se você quiser utilizar o modelo criado por você no novo slide, faça o seguinte: clique sobre o slide que você quer usar na barra lateral; clique com o botão direito sobre o slide e escolha a opção Duplicar. Pronto, você duplicou seu modelo.



Para encerrar nossa aula, vamos falar sobre o formato dos slides no que tange à resolução do monitor. Embora os monitores 16:9 sejam um padrão da indústria, sempre existe a chance de a apresentação ser vista a partir de um monitor 4:3. Se seu slide estiver otimizado para 16:9, a apresentação ficará ruim no monitor 4:3. Para ajustar, basta ir em Design > Personalizar > Tamanho do Slide. Ao clicar na opção 4:3, o PowerPoint abrirá uma nova janela questionando sobre o que você quer fazer com as imagens, fornecendo duas opções: ajustar para não perder informações ou maximizar, podendo cortar partes das imagens.

Em geral, a melhor escolha é ajustar, tendo em vista que não corremos o risco de perder informações valiosas durante a mudança de tamanho.

Vídeoaula:



Prontinho, você terminou esta aula, parabéns!

Continue neste ritmo, já estamos na metade do módulo!


Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados