Área do Aluno


ou



INTOXICAÇÕES

Manchas estranhas na roupa da criança, queimaduras nos lábios ou na boca, salivação excessiva ou hálito com odor forte, náuseas ou vômitos de início súbito e sem explicação, dor abdominal sem febre, dificuldade para respirar e alterações súbitas de comportamento (sono, irritabilidade ou excitação) são sinais e sintomas de que a criança pode ter ingerido algo tóxico.


Venenos Ingeridos

Se ainda tiver algo na boca, faça com que a criança cuspa ou tire com a sua mão. Guarde a embalagem para poder identificar a substância. Observe se a criança apresenta os seguintes sintomas:

▪ Dor de garganta.

▪ Salivação excessiva.

▪ Dificuldade respiratória.

▪ Convulsões.

▪ Tontura.

▪ Sonolência excessiva.


Se apresentar algum desses sintomas, a criança deve ser levada imediatamente para o hospital.

Não provoque o vômito e não dê água ou leite.


Contato com a Pele

Se há contato da pele com alguma substância perigosa, tire a roupa da criança e lave o corpinho dela com água tépida. Se encontrar sinais de queimadura, continue lavando por quinze minutos, mesmo sob reclamações da vítima. Em seguida, entre em contato com o pediatra ou Centro de Intoxicações. Não passe pomadas ou óleos sem orientação.




Contato com os Olhos

Lave bem os olhos por quinze minutos, abrindo as pálpebras, com água corrente no canto interno (do lado do nariz) do olho. Em seguida, ligue para o Centro de Intoxicações para receber orientações. Não pingue colírios ou qualquer outra substância no olho.


Inalação de Vapores/Gases Tóxicos

As fumaças que têm chance de intoxicar as crianças são aquelas provenientes de escapamento em garagem fechada, de incêndios, de vazamento de gás de cozinha e de problemas em fogões à lenha ou carvão.


Leve a criança ao ar livre. Caso ela ainda esteja respirando, entre em contato com o Centro de Intoxicações para orientações ou para o SAMU (192). Se não estiver respirando, é necessário ter alguém com noções de reanimação. Neste caso, só pare quando a criança voltar a respirar ou quando chegar ajuda.

Se estiver sozinho (a), reanime a criança por um minuto antes de ligar para o SAMU.


Intoxicação Alimentar

Os principais sintomas da intoxicação alimentar são:

▪ Diarreia

▪ Náuseas

▪ Vômitos

▪ Febre

▪ Dor abdominal

▪ Cólicas


Normalmente não é necessário medicamentos para o tratamento da intoxicação alimentar. O repouso e a ingestão de líquidos são as formas de recuperação indicadas, além de fazer opção por alimentos mais leves.



Este artigo pertence ao Curso de Formação para Babás e Berçaristas

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados