INTRODUÇÃO
O Estatuto do Idoso é uma Lei Federal de nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no Brasil.
Várias entidades trabalharam em prol do estabelecimento do Estatuto do Idoso, entre elas a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, profissionais das áreas da saúde, direitos humanos e assistência social, além de parlamentares do Congresso Nacional.
O documento, vigente desde janeiro de 2004, veio ampliar direitos que já estavam previstos em outra Lei Federal, de nº 8842, de 04 janeiro de 1994 e também na Constituição Federal de 1988 e dessa forma se consolida como instrumento poderoso na defesa da cidadania dos cidadãos e cidadãs daquela faixa etária, dando-lhes ampla proteção jurídica para usufruir direitos sem depender de favores, amargurar humilhações ou simplesmente para viverem com dignidade.
O presente curso é importante na instrução da população no que toca aos direitos do idoso para que as leis sejam de fato cumpridas.
Bom curso!
Este artigo pertence ao Curso de Estatuto do Idoso
Faça o Curso completo grátis!!