INTRODUÇÃO

Olá, Aluno! Bem-vindo ao curso de Direção Defensiva da plataforma Escola Educação.

A direção defensiva é um conjunto de habilidades de condução que permite que você se defenda contra possíveis colisões causadas por maus motoristas, motoristas bêbados e intercorrências externas, de modo geral. Isso envolve a utilização de táticas seguras de condução que permitem identificar perigos e evitar acidentes evitáveis.

Os motoristas defensivos melhoram suas habilidades de condução antecipando riscos e situações de condução. Se você se mantiver alerta e tiver uma postura de cuidado constante, você verá perigos potenciais mais facilmente.

Neste curso você vai aprender como:

● Se planejar com antecedência para o inesperado.

● Ser capaz de controlar a velocidade

● Como reagir a outros motoristas

● A adotar um comportamento preventivo

● A respeitar os outros usuários da estrada

● A ficar atento à condução em condições especiais de estrada e clima

● A ficar alerta e evitar distrações

Na direção defensiva, você aprende que você nunca deve fazer suposições sobre as intenções de outro motorista. Se você espera que os motoristas em veículos estacionados permaneçam estacionados o tempo todo, sempre parem nos cruzamentos, ou permaneçam em uma pista o tempo todo etc. você corre o risco de ser pego de surpresa quando os motoristas não fazem o que é esperado. Sempre espere que outros motoristas sejam passíveis de cometer erros, dessa forma, você sempre estará preparado para reagir.

Infelizmente as pessoas são falhas, erros ocorrem de maneira acidental, e de outras vezes, por decisões irresponsáveis. Um motorista que adota a direção defensiva, nunca deve assumir que outros motoristas estão sóbrios, atentos e que seguem as regras da estrada o tempo todo, ele sempre mantém uma margem de segurança.

Aprender a dirigir defensivamente tem muitos benefícios. Aqui estão alguns deles:

● Mantenha os pontos da sua carteira. Esta pode ser uma boa maneira de melhorar seu registro e evitar a suspensão da licença devido ao acúmulo de pontos perdidos com infrações.

● Taxas de seguro mais acessíveis. Fazer um curso de direção defensiva pode reduzir suas taxas de seguro, uma vez que algumas seguradoras aceitam esse critério para conceder descontos.

● Seja um motorista cada vez melhor. Cursos de direção de estilo defensivo permitem que você aprenda habilidades importantes que você pode usar no futuro para manter a si mesmo e os outros seguros na estrada.

● Responsabilidade pessoal. Esse estilo de dirigir concede um senso de responsabilidade pessoal às pessoas que o praticam. Você aprende que é responsável pela sua segurança e segurança das pessoas ao seu redor.

● Adequação à Resolução nº 726/2018 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), se ao final deste curso, tendo 100% de frequência, você emita o certificado. Trata-se de uma nova exigência para a Renovação da CNH.

Pois bem, agora que você já entendeu a importância de fazer esse curso, vamos começar!

Este artigo pertence ao Curso de Direção Defensiva