Introdução ao PowerPoint e criação de apresentações
Introdução ao PowerPoint e criação de apresentações
Por que o PowerPoint importa?
Em nosso dia a dia, é comum termos que apresentar um conceito ou ideia para outra pessoa. Na maioria dos casos, fazemos isso com palavras e gestos, o que nem sempre é eficiente na hora de transmitir uma informação.
Além disso, é normal ficar perdido durante uma apresentação sem material de apoio, fazendo com que a exposição fique muito mais extensa que o necessário.
A premissa do PowerPoint é muito simples e prática: uma ferramenta capaz de ajudar a elaborar apresentações incríveis rapidamente, oferecendo um leque enorme de opções e customizações para a sua apresentação, além de recursos impressionantes.
No mundo dos negócios, 10 minutos é muito tempo, por isso boa parte das apresentações dura 5 minutos ou menos. Esse requisito pede por uma apresentação completa e enxuta, de modo que somente o essencial seja apresentado, ao passo que materiais complementares enriquecem a apresentação, sem torná-la “engessada”.
Com o PowerPoint você vai conseguir organizar suas ideias, elaborar anotações nos slides de modo que somente o apresentador veja, criar animações incríveis e muito mais!
Vamos começar nossa jornada de aprendizagem!
Interface gráfica do PowerPoint
O PowerPoint possui uma interface limpa e organizada, no mesmo estilo de seus “irmãos” do pacote Office, o Word e o Excel.
Ao abrir o PowerPoint, você será apresentado à tela a seguir:
No canto esquerdo, vemos as abas Página Inicial, Novo e Abrir.
A Página Inicial vem aberta por padrão, contendo alguns modelos na parte superior e os documentos recentes que você abriu, na parte de baixo. Isso agiliza tanto o processo de criação quanto de retomada do trabalho em seus slides, permitindo muita fluidez.
A guia Novo traz muitos modelos para você usar. Aliás, existe uma barra de pesquisa que permite encontrar slides de acordo com a sua necessidade, com base em um enorme banco de modelos disponibilizado pela Microsoft.
Embaixo da barra de pesquisa estão dispostos alguns temas comuns, bastante utilizados por usuários do PowerPoint. Note que essa ferramenta não trabalha apenas com apresentações em formato 16:9, mas sim com diversas formas de apresentação de informação, incluindo infográficos e pôsteres.
Por fim, temos a aba Abrir, que é um espaço destinado a recuperar trabalhos anteriores.
Tudo que fazemos no PowerPoint fica salvo em nossa conta da Microsoft, no OneDrive, para ser reutilizado posteriormente. Isso garante que o arquivo não ficará perdido em seu computador correndo o risco de ser deletado acidentalmente.
Agora que apresentamos a primeira tela do PowerPoint, vamos criar um documento novo e analisar os recursos que essa ferramenta possui.
Como você está quase um expert em pacote Office, com certeza sentiu como se já tivesse visto essa interface antes, não é verdade? Isso porque a Microsoft adora usar essa disposição de recursos em suas ferramentas, fazendo com que os usuários tenham mais facilidade na hora de trabalhar com seus softwares.
Vamos ver rapidamente cada guia disponível no PowerPoint.
Página Inicial
Como de costume, é na Página Inicial que você vai passar a maior parte do seu tempo enquanto projeta sua apresentação. Assim como acontece no Word, essa guia traz um resumo das demais guias, com os principais recursos e ferramentas.
O bloco Slides cuida de diversos aspectos importantes dos slides de sua apresentação, como Seção e Layout. É nesse bloco que você vai criar novos slides, ação que também pode ser feita pelo atalho CTRL+M.
Um ponto importante é o Designer na extremidade direita da guia Página Inicial. Esse recurso só está disponível para quem tem as novas atualizações do PowerPoint. Basicamente, é uma IA que ajuda o usuário a definir o melhor design para sua apresentação, sugerindo temas e layouts com base nos conteúdos apresentados.
Inserir
A guia Inserir é muito parecida com as que vimos no Word. Uma das poucas diferenças visíveis é a opção de inserir slides, algo que não temos no Word. No mais, todas as opções são as mesmas.
Desenhar
A guia Desenhar também é padrão para todos os softwares do pacote Office e, como já vimos esta guia nos módulos anteriores, vamos pular para a próxima.
Design
A guia Design segue a mesma proposta que vimos nos outros softwares do Office: ela serve para tornar o documento mais refinado, assim como ajustar alguns aspectos relacionados ao formato do documento. No caso do PowerPoint, podemos definir se os slides serão 16:9 ou 4:3 em Design > Personalizar > Tamanho do Slide. Você inclusive pode inserir um valor próprio, se desejar.
Transições
Essa guia cuida da forma como o software vai passar de slide, as chamadas transições de cena. Para entender melhor como isso funciona, você deve pensar na apresentação como sendo uma sequência de cenas, como em um teatro. Da mesma forma que as cortinas se fecham nas transições de cena no teatro, o slide faz uma animação na hora de entrar e / ou sair de cena.
É nessa guia que você define todos os detalhes da transição de cena em sua apresentação, podendo até mesmo inserir sons e efeitos.
Animações
O PowerPoint permite ao usuário criar animações para os elementos de sua apresentação, de modo a tornar a exposição muito mais dinâmica e interessante. Note que as transições servem para slides como um todo enquanto as animações só cabem aos elementos de um slide.
O bloco Animação Avançada permite cuidar de cada animação individualmente, de modo a refinar seus efeitos e ordem cronológica.
Apresentação de Slides
Essa guia cuida de todos os detalhes relacionados à apresentação de slides. Um dos recursos mais interessantes dela é o Modo de Exibição do Apresentador. Esse recurso permite ao usuário passar os slides e ver algumas anotações ao mesmo tempo, sem que as anotações apareçam para o público. No entanto, isso só funciona se você tiver dois monitores, colocando a apresentação normal em um e a de apresentador em outro, ideal para gravar aulas ou apresentações online.
Gravar
O PowerPoint evoluiu de modo a permitir gravar a apresentação sem a necessidade de softwares de terceiros. Aliás, você pode colocar sua câmera no interior dos slides através de Inserir > Câmera > Cameo.
Revisão
A guia Revisão serve para corrigir erros de ortografia, fazer tradução e até comparar versões de uma mesma apresentação e uni-las de acordo com sua necessidade.
Exibir
Essa guia traz diversos recursos interessantes, como a régua (que está presente em todos os softwares do Office), opções de escala de cor, modo de exibição das janelas e muito mais.
Em geral, não costumamos alterar o padrão de exibição do PowerPoint, mas é sempre bom saber que isso pode ser feito, não é verdade?
Ajuda
Por fim, temos a guia Ajuda, que também é padrão no pacote Office. É aqui que você pode tirar dúvidas e até receber um treinamento básico fornecido pela Microsoft.
E isso conclui nossa “peregrinação” pelo PowerPoint. Sinta-se livre para experimentar os recursos que tiver vontade.
Vídeoaula:
Espero você na próxima aula!
Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico
Baixe nosso App
Estude Offline, com o app poderá baixar o conteúdo.
Instalar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.