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INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO

  • Conceitos e definições de comunicação


O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações. Comunicação é a provocação de significados comuns entre comunicador e intérprete utilizando signos e símbolos. Um critério adicional para se definir comunicação é o de intencionalidade, atividade direcionada a um objetivo, envolvendo, portanto, a validação. O emissor tenta por meio da comunicação influenciar o receptor através de uma mensagem. Sendo que, qualquer que seja a reação do receptor, ela faz parte de um universo de hipóteses das intenções do emissor. 


Tendo em vista a intencionalidade, a comunicação desempenha um exemplar poder. Fazendo uso da comunicação podemos convencer, persuadir, influenciar, despertar interesses e sentimentos, e ainda provocar expectativas. Não comunicar é impossível, porque mesmo não querendo estamos emitindo mensagens para outro. O silêncio diante de uma situação é uma comunicação. Outra característica da comunicação é sua irreversibilidade. Uma vez que comunicamos algo não é possível voltar atrás. E ainda, a comunicação não se repete. Mesmo que se diga a mesma coisa, utilizando o mesmo espaço e palavras, ela não será nova pela segunda vez. Pois, emissores e receptores mudam a todo instante e carregam as mudanças sofridas que influenciam na forma de comunicar bem como na forma de compreender o que foi dito.


Desde que teve início à formação de sociedade começou-se a utilizar a comunicação como forma de interação entre diferentes pessoas e camadas. A comunicação social é um fenômeno que acompanha a formação da sociedade, ganhando mais força com o surgimento da imprensa. Certamente, a máquina de tipos móveis inventada por Gutenberg, em 1450, foi de grande importância para aumentar a comunicação impressa. Na segunda metade do século 19, a inovação técnica no processo de feitura dos jornais modifica a forma de pensar a comunicação. A partir de então, passou a ser desenvolvida uma comunicação que necessitava de representar seu valor para ter condições de se auto-sustentar. A revolução industrial com sua exigência de custo e lucro fez que informação e legitimidade recebessem atenção. 


Com a modernização das organizações e dos meios de comunicação, temos acesso à informação a todo o momento. A imprensa de massa procura entretenimento, furos de reportagem e prega neutralidade. Hoje, todas as camadas sociais, de qualquer país ou idade, têm livre acesso à comunicação. No entanto, faz-se necessário pensar a comunicação enquanto aspecto social avaliando a relevância de um assunto ou fato ser publicado ou não.  



  • Etapas da Evolução da Comunicação Humana


Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si,tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. Podemos explicar a história da existência humana através das etapas do desenvolvimento da comunicação, sendo assim essa evolução pode ser dividida em eras: Era dos Símbolos e Sinais – começou cerca de 90 mil anos atrás. Os hominídeos não falavam. Nesta era utilizavam gestos, sons e alguns outros sinais padronizados, os quais eram passados as novas gerações para que se pudesse viver socialmente. 


Devido às dificuldades de codificação, decodificação e memorização, conclui-se que era não era possível, nesta era, a formação de uma cultura relativamente complexa. Era da fala – inicia-se cerca de 35 e 40 mil anos atrás, acredita-se com o aparecimento do Cro-Magnon que é marcado pela cultura oral, a fala possibilitou o homem dar um salto no desenvolvimento humano, pois através da fala foi possível transmitir mensagens complexas, como também contestar aquilo que foi exposto. Foi nesta época que o homem começou a incluir a arte, sendo as pinturas rupestres as primeiras tentativas de armazenar informações. Era Escrita – a escrita se consolidou em um período de tempo relativamente curto; começou a ter sentido quando se criou significados padronizados para as representações pictóricas, sendo este o primeiro passo para a criação da escrita. No início a alfabetização era restrita a especialistas. 


Cada sociedade criou uma forma particular de escrita, mas foram os sumérios que transformaram os sons em símbolos, ou seja, os caracteres passaram a representar sílabas, este foi o primeiro passo para a escrita fonética. 


  • Era da impressão – Com certeza o invento de Gutenberg modificou a forma como desenvolvemos e preservamos nossa cultura. Mesmo com a perda do monopólio da escrita por padres, escribas, elites e eruditos, não era possível se falar em uma grande massa alfabetizada. Através das transformações proporcionadas foi possível a difusão da alfabetização, a contestação do poder da Igreja Católica, inicio da organização das empresas de comunicação, indústria livresca e imprensa (jornais e revistas). 

  • Era da Comunicação de Massa – se inicia no século XIX com os jornais para pessoas comuns, como também o aparecimento das mídias eletrônicas, ou seja, comunicação de massa é aquela destinada ao grande público, tendo sua maior adoção com o surgimento do cinema, rádio e televisão, o que pode criar uma indústria cultural. 

  • Era dos computadores ou era da informação – surge com a popularização dos computadores no uso cotidiano dos indivíduos. Essa é a era recente em que o computador ainda está transformando a sociedade como os outros meios transformaram as outras eras.



Este artigo pertence ao Curso de Teorias da Comunicação

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