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Introdução à planilha eletrônica e conceitos básicos

Um pouco da história das planilhas

Houve uma época em que todas as informações de uma empresa eram registradas em papel. No caso, eram papéis um pouco diferentes dos que estamos acostumados a ver no dia a dia: eles eram quadriculados e serviam para delimitar linhas e colunas em matrizes.

Embora simples, esses papéis dominaram o setor contábil por muitos anos devido à sua imensa facilidade na hora de registrar informações e reaver dados de transações passadas. Contudo, ainda havia um problema grave: todas as operações matemáticas deveriam ser feitas uma a uma à mão - e sem as calculadoras modernas, diga-se de passagem. 

Uma empresa pequena, com pouca movimentação mensal, levava dezenas de horas para organizar suas finanças por causa do lento trabalho manual dos contadores. Em algumas ocasiões, o trabalho era particionado para que diversas equipes pudessem trabalhar ao mesmo tempo nos cálculos e, como era inevitável, sempre surgiam erros.

Quando o Excel surgiu em 1985, foi lançado originalmente para o Mac. Com ele, as planilhas eram feitas totalmente no computador, inclusive os cálculos eram automatizados. O design do Excel foi voltado para a praticidade de modo que o usuário pudesse fazer uma grande pilha de trabalho em poucos instantes, contando com diversos atalhos e automações nativas da ferramenta.

Hoje, mesmo com as diversas ferramentas concorrentes do mercado, o Excel é insuperável em suas funcionalidades. Pode-se até mesmo criar aplicações usando o Excel, dada sua capacidade de integração com bancos de dados e demais ferramentas tecnológicas.

Embora possa parecer intimidador à primeira vista, o Excel foi feito para simplificar nossas vidas, desde que saibamos usar seus recursos com maestria. 

É exatamente isso que vamos fazer neste módulo!

Apresentação do Excel

Para você que fez o Módulo 1 deste curso, os menus do Excel não vão ser surpresa. Afinal de contas, todas as ferramentas da Microsoft seguem o mesmo padrão de design, por isso quem conhece uma ferramenta rapidamente se familiariza com as demais, como veremos ao longo deste curso.

Vamos vasculhar todas as guias do Excel!

Página Inicial

Imagem Interna

A Página Inicial do Excel é praticamente a mesma que a do Word, com alguns detalhes importantes. O primeiro deles é a opção Mesclar e Centralizar escondidinho no bloco Alinhamento. Essa função é bastante útil na hora de melhorar o design das planilhas.

O bloco ao lado é exclusivo do Excel, o chamado Número. Ele vai servir para formatar os dados inseridos na tabela, pois o Excel faz distinção entre letras, palavras e números, assim como o formato de cada número específico.

Em seguida, temos os blocos Estilos e Células que também são exclusivos do Excel, servindo para organizar o design tanto das cores quanto dos espaçamentos dentro das células.

Por fim, temos o bloco Edição e a maravilhosa opção Classificar e Filtrar, extremamente útil para análise de dados.

Inserir

A guia Inserir cuida primordialmente dos gráficos disponíveis no Excel, sendo importante na hora de criar dashboards. Além disso, essa guia trata das tabelas dinâmicas, segmentação de dados, textos e caracteres especiais (símbolos).

Teremos bastante tempo para explorar todas as possibilidades que essa guia traz, nas próximas aulas.

Desenhar

A guia desenhar é uma das novas adições da Microsoft, permitindo que o usuário desenhe (literalmente) na planilha. Essa função é interessante em ambientes colaborativos, quando queremos destacar algo para o resto da equipe.

No bloco Converter, vemos uma opção bastante interessante chamada Tinta em Expressões Matemáticas. Basicamente você pode escrever a equação matemática no quadro e o Excel converte em algo mais profissional.

Layout da página

Essa guia cuida da configuração da página, por isso é muito importante na hora de imprimir as planilhas. Fora isso, ela também traz a opção de temas que, como vimos, servem para manter o padrão de design ao longo de todos os documentos de uma empresa, por exemplo.

Fórmulas


É nessa guia que muitos usuários iniciantes de Excel ficam perdidos: existem milhares de fórmulas para usar em suas planilhas, mas você não precisa saber de todas; aliás, temos a liberdade de até mesmo criar nossas próprias fórmulas.

Nas versões anteriores do Excel, a função AutoSoma e a família Auto- ficavam na Página Inicial. Essas funções agilizam na hora de usar as funções mais comuns do Excel, como somar todos os elementos de uma coluna, calcular a média e assim por diante.

Dados

O Excel surgiu para uma planilha eletrônica, mas rapidamente se tornou uma ferramenta para análise de dados em tempo real. Para isso, é preciso que a ferramenta seja alimentada com dados e esse é o propósito dessa guia.

A parte mais importante dessa guia é a opção Obter e Transformar Dados. É com essa opção que vamos conseguir alimentar a planilha dos dados externos, podendo ser inclusive da internet ou de banco de dados via API.

Revisão

A ideia por trás da guia Revisão é eliminar possíveis erros de gramática ou ortografia do conteúdo da planilha. Além disso, essa guia também trata da segurança da planilha, com opções relacionadas a quem pode editá-la.

Exibir

Basicamente, essa guia traz todas as opções relacionadas a forma como vemos a planilha e quais elementos são visíveis ou não. Porém, na versão atual do Excel, ela também abriga a opção Macros, muito importante na hora de automatizar tarefas.

As demais guias não serão abordadas em nosso curso, pois, além de não estarem disponíveis na versão de uso pessoal do Excel, são realmente muito avançadas e fogem do escopo deste material.

Vídeoaula:



Muito bem, você está pronto para continuar seus estudos no Excel!


Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico

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