Introdução à planilha eletrônica e conceitos básicos
Um pouco da história das planilhas
Houve uma época em que todas as informações de uma empresa eram registradas em papel. No caso, eram papéis um pouco diferentes dos que estamos acostumados a ver no dia a dia: eles eram quadriculados e serviam para delimitar linhas e colunas em matrizes.
Embora simples, esses papéis dominaram o setor contábil por muitos anos devido à sua imensa facilidade na hora de registrar informações e reaver dados de transações passadas. Contudo, ainda havia um problema grave: todas as operações matemáticas deveriam ser feitas uma a uma à mão - e sem as calculadoras modernas, diga-se de passagem.
Uma empresa pequena, com pouca movimentação mensal, levava dezenas de horas para organizar suas finanças por causa do lento trabalho manual dos contadores. Em algumas ocasiões, o trabalho era particionado para que diversas equipes pudessem trabalhar ao mesmo tempo nos cálculos e, como era inevitável, sempre surgiam erros.
Quando o Excel surgiu em 1985, foi lançado originalmente para o Mac. Com ele, as planilhas eram feitas totalmente no computador, inclusive os cálculos eram automatizados. O design do Excel foi voltado para a praticidade de modo que o usuário pudesse fazer uma grande pilha de trabalho em poucos instantes, contando com diversos atalhos e automações nativas da ferramenta.
Hoje, mesmo com as diversas ferramentas concorrentes do mercado, o Excel é insuperável em suas funcionalidades. Pode-se até mesmo criar aplicações usando o Excel, dada sua capacidade de integração com bancos de dados e demais ferramentas tecnológicas.
Embora possa parecer intimidador à primeira vista, o Excel foi feito para simplificar nossas vidas, desde que saibamos usar seus recursos com maestria.
É exatamente isso que vamos fazer neste módulo!
Apresentação do Excel
Para você que fez o Módulo 1 deste curso, os menus do Excel não vão ser surpresa. Afinal de contas, todas as ferramentas da Microsoft seguem o mesmo padrão de design, por isso quem conhece uma ferramenta rapidamente se familiariza com as demais, como veremos ao longo deste curso.
Vamos vasculhar todas as guias do Excel!
Página Inicial
A Página Inicial do Excel é praticamente a mesma que a do Word, com alguns detalhes importantes. O primeiro deles é a opção Mesclar e Centralizar escondidinho no bloco Alinhamento. Essa função é bastante útil na hora de melhorar o design das planilhas.
O bloco ao lado é exclusivo do Excel, o chamado Número. Ele vai servir para formatar os dados inseridos na tabela, pois o Excel faz distinção entre letras, palavras e números, assim como o formato de cada número específico.
Em seguida, temos os blocos Estilos e Células que também são exclusivos do Excel, servindo para organizar o design tanto das cores quanto dos espaçamentos dentro das células.
Por fim, temos o bloco Edição e a maravilhosa opção Classificar e Filtrar, extremamente útil para análise de dados.
Inserir
Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico
Faça o Curso completo grátis!!