Entrar/Criar Conta
Introdução - Curso Gestão da Produção
A gestão da produção também é conhecida como gestão de operações, é o planejamento, organização e otimização do gerenciamento de processos de fabricação, desde matérias-primas até produtos acabados. A função do gerenciamento da produção é deixá-los:
- Na qualidade certa
- Quantidade correta
- Hora certa
- Custo certo
A gestão da produção tem o objetivo final de otimizar a eficiência de fabricação com a capacidade atual. Para isso, você precisa encontrar o melhor processo de fabricação, que explicaremos adiante, e também, precisa entender o que é a gestão de operações.
Esta é bastante semelhante à gestão da produção, mas tem a ver com o funcionamento diário do negócio, garantindo que as operações e a produção dentro dele sejam realizadas de forma eficiente e ave — isso também inclui a gestão administrativa, de fábrica e de serviços.
O foco da gestão de operações é o cliente. Se o cliente está satisfeito, então você está indo na direção certa. No entanto, como você lida com os recursos também é a função da gestão de operações, já que você quer estar melhorando a satisfação do cliente com a menor quantidade de desperdício com a utilização máxima dos recursos.
Neste curso, você vai aprender como funciona a gestão de produção e se prepara para o mercado. Mas antes de começarmos, vamos entender qual a função no todo de uma empresa e quais são as funções que você vai desempenhar, vamos lá?
Estratégia
Desde o gerenciamento de estoque bruto até a fabricação de roteamento, sob gestão de operações, você precisará desenvolver planos e táticas que o ajudarão a alcançar um inventário enxuto e um fluxo de produção ave para obter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.
Design do produto
Aqui é onde você deve investigar se o produto atende à necessidade dos clientes e segue a tendência do mercado. Sim, o produto pode ter sobrevivido ao estágio do protótipo, e você precisa estar pronto para sugerir mudanças no produto com base nas tendências e previsões.
Previsão
O planejamento da demanda permitirá que você entenda como o produto está se saindo no mercado, e opine como proceder, seja aumentando, diminuindo ou até mesmo parando a produção de um produto.
Qual a diferença entre gestão de produção e operações?
A gestão de produção e operações é um termo abrangente que abrange a gestão da fabricação de os produtos e daqueles bens e serviços acabados. Tradicionalmente falando, um fabricante faria os produtos e os despacharia para terceiros, e isso seria o fim dele. Mas, à medida que mais empresas assumem mais controle sobre a empresa e marca, eles começaram a introduzir serviços como personalização na produção. E à medida que controlamos mais aspectos do negócio, precisamos também equilibrar a gestão de produção e operações.
Ou seja, à medida que os fabricantes se inclinam em direção a uma marca direta ao consumidor, e mesmo os varejistas agora fabricam os próprios produtos de marca, a linha entre gestão de produção e operações, produtos e serviços, tornou-se cada vez mais complexa.
Ainda está confuso? A gestão de produção e operações é muito semelhante, mas a principal diferença entre os dois é:
- Gestão da produção – Monitoramento e gestão da fabricação de produtos.
- Gestão de operações – Os serviços que estão em oferta ao cliente e o trabalho que precisa ser feito para concluir a produção.
Agora que você já sabe mais ou menos o que fará dentro de uma empresa nesta função, vamos começar com a definição de Gestão da Produção!
Este artigo pertence ao Curso Gestão da Produção
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesUm curso que abrange toda rotina de um profissional de Gestão da Produção. Ele precisa estar constantemente atento as demandas atuais para evitar prejuízos na cadeia de produção, e com isso aumentar a lucratividade dos seus negócios sejam eles pequenos, médios ou grandes.
Curso muito bom
Um curso que abrange toda rotina de um profissional de Gestão da Produção. Ele precisa estar constantemente atento as demandas atuais para evitar prejuízos na cadeia de produção, e com isso aumentar a lucratividade dos seus negócios sejam eles pequenos, médios ou grandes.
Gostei deste curso.