Introdução - Curso Gestão da Produção
A gestão da produção também é conhecida como gestão de operações, é o planejamento, organização e otimização do gerenciamento de processos de fabricação, desde matérias-primas até produtos acabados. A função do gerenciamento da produção é deixá-los:
- Na qualidade certa
- Quantidade correta
- Hora certa
- Custo certo
A gestão da produção tem o objetivo final de otimizar a eficiência de fabricação com a capacidade atual. Para isso, você precisa encontrar o melhor processo de fabricação, que explicaremos adiante, e também, precisa entender o que é a gestão de operações.
Esta é bastante semelhante à gestão da produção, mas tem a ver com o funcionamento diário do negócio, garantindo que as operações e a produção dentro dele sejam realizadas de forma eficiente e ave — isso também inclui a gestão administrativa, de fábrica e de serviços.
O foco da gestão de operações é o cliente. Se o cliente está satisfeito, então você está indo na direção certa. No entanto, como você lida com os recursos também é a função da gestão de operações, já que você quer estar melhorando a satisfação do cliente com a menor quantidade de desperdício com a utilização máxima dos recursos.
Neste curso, você vai aprender como funciona a gestão de produção e se prepara para o mercado. Mas antes de começarmos, vamos entender qual a função no todo de uma empresa e quais são as funções que você vai desempenhar, vamos lá?
Estratégia
Desde o gerenciamento de estoque bruto até a fabricação de roteamento, sob gestão de operações, você precisará desenvolver planos e táticas que o ajudarão a alcançar um inventário enxuto e um fluxo de produção ave para obter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.
Design do produto
Aqui é onde você deve investigar se o produto atende à necessidade dos clientes e segue a tendência do mercado. Sim, o produto pode ter sobrevivido ao estágio do protótipo, e você precisa estar pronto para sugerir mudanças no produto com base nas tendências e previsões.
Previsão
O planejamento da demanda permitirá que você entenda como o produto está se saindo no mercado, e opine como proceder, seja aumentando, diminuindo ou até mesmo parando a produção de um produto.
Qual a diferença entre gestão de produção e operações?
A gestão de produção e operações é um termo abrangente que abrange a gestão da fabricação de os produtos e daqueles bens e serviços acabados. Tradicionalmente falando, um fabricante faria os produtos e os despacharia para terceiros, e isso seria o fim dele. Mas, à medida que mais empresas assumem mais controle sobre a empresa e marca, eles começaram a introduzir serviços como personalização na produção. E à medida que controlamos mais aspectos do negócio, precisamos também equilibrar a gestão de produção e operações.
Ou seja, à medida que os fabricantes se inclinam em direção a uma marca direta ao consumidor, e mesmo os varejistas agora fabricam os próprios produtos de marca, a linha entre gestão de produção e operações, produtos e serviços, tornou-se cada vez mais complexa.
Ainda está confuso? A gestão de produção e operações é muito semelhante, mas a principal diferença entre os dois é:
- Gestão da produção – Monitoramento e gestão da fabricação de produtos.
- Gestão de operações – Os serviços que estão em oferta ao cliente e o trabalho que precisa ser feito para concluir a produção.
Agora que você já sabe mais ou menos o que fará dentro de uma empresa nesta função, vamos começar com a definição de Gestão da Produção!
Este artigo pertence ao Curso de Gestão da Produção
Faça o Curso completo grátis!!