Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai - Introdução

Olá, Aluno(a)!

Bem vindo(a) ao Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai.

Este módulo tem como objetivo introduzir a arte de manipulação e cuidado do bonsai, para que assim você seja capaz de desenvolver habilidades e técnicas para cultivar diferentes espécies desse tipo de planta.

O termo Bonsai é derivado da língua japonesa e significa, literalmente, “árvore em bandeja”. Essas plantas adquiriram o termo durante o Império Chinês, num período onde o Japão começou a aderir traços culturais da China em seu território.

Dessa forma, essas pequenas árvores ganharam espaço por sua beleza e excentricidade. Hoje, o cultivo do Bonsai é algo muito além que o simples plantio de uma árvore numa bandeja. Trata-se de uma arte milenar com um alto valor econômico.

Devido a seu alto valor cultural, até hoje as árvores anãs são procuradas pelos consumidores. Elas podem ser vendidas tanto a baixos preços, como mudas ou enxertos, como também podem ser vendidas no auge do seu desenvolvimento, com frutos e folhagens desenvolvidas.

Alguns bonsais podem ser vendidos inclusive como objetos de luxo. No Japão, por exemplo, um velho pinheiro secular foi vendido por 1.3 milhões de dólares a partir da Convenção Internacional de Bonsai, em Takamatsu.

Entretanto, para conseguir cultivar um bonsai com alto valor de mercado, é necessário que primeiro sejamos capazes de entender quais fatores alteram seu processo de desenvolvimento e a formação das suas estruturas.

Dessa forma, esse módulo trouxe as principais características de uma árvore de bonsai e como acontece o processo de germinação dessas plantas, a partir das suas sementes, ou ainda, do seu desenvolvimento por partes vegetativas como suas folhas, caules e raízes.

O Bonsai é considerado uma arte de planta ornamental, ou seja, o objetivo de sua produção está diretamente atrelado a fins estéticos e não afetam a biodisponibilidade de alimentos ou fontes naturais de produtos medicinais, por exemplo. Mas calma! Isso não significa que o Bonsai seja insignificante para a história.

Na verdade, também seremos capazes de descobrir a grande influência que essas pequenas árvores anãs trouxeram para as grandes dinastias do império chinês e para o comércio asiático. O que poucas pessoas sabem é que durante muito tempo essas plantas foram utilizadas para reproduzir paisagens com o objetivo de transmitir a energia de um cenário natural para dentro das residências japonesas.

Ah, e não se esqueça! A arte do Bonsai é datada há milhares de anos antes de Cristo, em uma época onde o termo genética estava muito além dos limites da mente humana. Por isso, não podemos confundir o cultivo de bonsais com a manipulação genética de espécies vegetais, ok?

Você já foi capaz de perceber que um pequeno pedaço de árvore pode esconder muita história e muitos segredos, não é mesmo?

Mas não precisa ficar tenso com isso, você já deu o passo mais difícil nessa trajetória de conhecimento: o primeiro! Portanto, agora chegou a hora de colocar as mãos na terra e partir para o plantio.

Está preparado? Ferramentas à postos? Solo pronto para cultivo?

Então vamos nessa!

Imagem Interna