Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai - Introdução


Olá, Aluno(a)!

Bem vindo(a) ao Curso de Técnicas de Cultivo de Bonsai.

Este módulo tem como objetivo introduzir a arte de manipulação e cuidado do bonsai, para que assim você seja capaz de desenvolver habilidades e técnicas para cultivar diferentes espécies desse tipo de planta.

O termo Bonsai é derivado da língua japonesa e significa, literalmente, “árvore em bandeja”. Essas plantas adquiriram o termo durante o Império Chinês, num período onde o Japão começou a aderir traços culturais da China em seu território.

Dessa forma, essas pequenas árvores ganharam espaço por sua beleza e excentricidade. Hoje, o cultivo do Bonsai é algo muito além que o simples plantio de uma árvore numa bandeja. Trata-se de uma arte milenar com um alto valor econômico.

Devido a seu alto valor cultural, até hoje as árvores anãs são procuradas pelos consumidores. Elas podem ser vendidas tanto a baixos preços, como mudas ou enxertos, como também podem ser vendidas no auge do seu desenvolvimento, com frutos e folhagens desenvolvidas.

Alguns bonsais podem ser vendidos inclusive como objetos de luxo. No Japão, por exemplo, um velho pinheiro secular foi vendido por 1.3 milhões de dólares a partir da Convenção Internacional de Bonsai, em Takamatsu.

Entretanto, para conseguir cultivar um bonsai com alto valor de mercado, é necessário que primeiro sejamos capazes de entender quais fatores alteram seu processo de desenvolvimento e a formação das suas estruturas.

Dessa forma, esse módulo trouxe as principais características de uma árvore de bonsai e como acontece o processo de germinação dessas plantas, a partir das suas sementes, ou ainda, do seu desenvolvimento por partes vegetativas como suas folhas, caules e raízes.

O Bonsai é considerado uma arte de planta ornamental, ou seja, o objetivo de sua produção está diretamente atrelado a fins estéticos e não afetam a biodisponibilidade de alimentos ou fontes naturais de produtos medicinais, por exemplo. Mas calma! Isso não significa que o Bonsai seja insignificante para a história.

Na verdade, também seremos capazes de descobrir a grande influência que essas pequenas árvores anãs trouxeram para as grandes dinastias do império chinês e para o comércio asiático. O que poucas pessoas sabem é que durante muito tempo essas plantas foram utilizadas para reproduzir paisagens com o objetivo de transmitir a energia de um cenário natural para dentro das residências japonesas.

Ah, e não se esqueça! A arte do Bonsai é datada há milhares de anos antes de Cristo, em uma época onde o termo genética estava muito além dos limites da mente humana. Por isso, não podemos confundir o cultivo de bonsais com a manipulação genética de espécies vegetais, ok?

Você já foi capaz de perceber que um pequeno pedaço de árvore pode esconder muita história e muitos segredos, não é mesmo?

Mas não precisa ficar tenso com isso, você já deu o passo mais difícil nessa trajetória de conhecimento: o primeiro! Portanto, agora chegou a hora de colocar as mãos na terra e partir para o plantio.

Está preparado? Ferramentas à postos? Solo pronto para cultivo?

Então vamos nessa!

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso Técnicas de Cultivo de Bonsai

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.