Introdução
Olá aluno,
Bem vindo ao Curso Básico de Limpeza de Pele!
Aqui, entraremos em uma jornada para conhecer as principais técnicas e informações acerca da sua atuação profissional em um estabelecimento de estética. A limpeza de pele é um processo amplamente empregado na sociedade brasileira e que possui como base a busca pela saúde e pela conquista da beleza.
Apesar de parecer algo moderno, a busca pela beleza consegue ultrapassar gerações. Ao analisar as características históricas, podemos perceber a utilização de diversos procedimentos no rosto com o objetivo de melhorar o aspecto da região, conferindo beleza e saúde para os seus usuários.
Para isso, era comum que pessoas com mais influência e poder usufruir de produtos como óleos, ceras, pigmentos e outros produtos naturais nos rostos e nos cabelos. Hoje, a principal referência histórica de estímulo à estética, sensualidade e beleza é a rainha do Egito, Cleópatra VII.
Assim, a história dos tratamentos estéticos vêm sendo desenvolvida, de geração a geração, ultrapassando os limites de cada civilização pela busca da saúde e da beleza.
Agora, chegou o momento de você trabalhar as principais técnicas para limpeza de pele, entendendo as informações, substâncias, estruturas do rosto e demais fontes de conhecimento necessárias para uma atuação profissional de sucesso.
O segundo capítulo desse módulo aborda sobre o mercado de trabalho do profissional da estética. Atualmente, a estética é um campo de trabalho extremamente vasto. Devido a quantidade de informações e da sua forte influência na sociedade.
De acordo com alguns dados publicados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a população brasileira gasta mais dinheiro com produtos de beleza do que com comida.
Os dados foram obtidos por um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, no ano de 2017. A partir desses dados, a ABIHPEC conseguiu identificar que as vendas de cosméticos crescem aproximadamente 13% ao ano no Estado Brasileiro.
Entretanto, para que você seja capaz de realizar uma boa limpeza de pele em seus clientes, é importante que, primeiramente, você seja capaz de entender como esse órgão funciona e quais são os fatores atrelados à sua manipulação em laboratório.
De maneira geral, a pele é um órgão um pouco mais diferente que os outros. Primeiro por apresentar características muito variáveis de pessoa para pessoa, e segundo, pois a sua estrutura linear se distingue dos modelos tridimensionais, como vemos com o baço, o pulmão e outros órgãos do corpo.
Entretanto, no decorrer da sua carreira você poderá perceber que é possível identificar em alguns clientes uma pele bastante oleosa, acneica e que possui uma alta sensibilidade aos tratamentos aplicados. Assim, enquanto profissional, caberá a você decidir quais as melhores abordagens a serem realizadas para cuidar da pele daquele cliente sem causar maiores riscos à saúde da sua pele.
E aí? Já está preparado para começar a sua jornada profissional? Então veste o seu jaleco, coloca suas luvas e vem com a gente!
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Limpeza de Pele
Faça o Curso completo grátis!!