Área do Aluno


ou



Introdução

 Assistentes sociais são os profissionais que ajudam as pessoas a encontrar os recursos e o apoio necessários para melhorar suas vidas. Para isso, é necessário buscar educação especializada, treinar no campo e ganhar licença para a prática. Se você está interessado em ajudar indivíduos e famílias em situações difíceis, considere se tornar um assistente social. Neste curso, exploramos o que um assistente social faz, os passos para como se tornar um.

Para começar, o que você precisa saber é que um assistente social é um profissional que ajuda as pessoas a lidarem com uma variedade de desafios, como trauma, lesões e deficiências e dependência de substâncias. Algumas das responsabilidades de uma assistente social incluem:


  • Determinar as necessidades de um cliente ou paciente com base em suas circunstâncias financeiras, emocionais e físicas
  • Criar um plano de tratamento e cuidados personalizado que inclua visitas regulares, acesso a recursos e objetivos claros para o bem-estar
  • Fornecer recursos educacionais e acesso a cuidados de saúde e outros serviços conforme necessário
  • Colaborar com uma variedade de profissionais de saúde, incluindo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos e terapeutas
  • Monitorar o progresso do cliente ou paciente, encontrando-se com eles regularmente para definir metas acionáveis e motivá-los
O salário médio de um assistente social depende em grande parte de sua área e seu nível de escolaridade e experiência. Seu tipo de emprego e localização geográfica também podem impactar ganhos potenciais.

Aqui estão os passos que você pode precisar tomar para se tornar um assistente social.

  • Ganhe um certificado
  • Tire a sua licença
  • Ganhe experiência prática.
  • Considere fazer um mestrado

Muitos programas de graduação em serviço social oferecem oportunidades para observar a prática de assistentes sociais e até mesmo trabalhar com clientes sob supervisão. Essas oportunidades oferecem valiosa experiência prática onde aspirantes a assistentes sociais podem aplicar os conceitos, técnicas e teorias que aprenderam em sala de aula e desenvolver habilidades vitais de trabalho social, como comunicação e pesquisa.

Você também pode ganhar experiência prática através de um estágio, que pode ser concluído durante seus estudos ou depois de obter seu diploma. Através de estágios, você pode praticar como assistente social e aprender com um mentor enquanto recebe feedback de seus superiores. Este também é um ótimo momento para descobrir em qual área de trabalho social você gostaria de trabalhar. Os estágios também podem ser concluídos em diferentes áreas para lhe dar uma visão mais arredondada da carreira.

Quando você observa e tem a prática no campo, você pode escolher um campo específico de trabalho social. Considere completar horas de observação ou alguns estágios em diferentes áreas para ver qual campo melhor se alinha com suas habilidades, interesses e objetivos profissionais.

Embora você possa encontrar funções de nível básico como assistente social com um diploma de bacharel, considere obter ensino superior avançado para refinar suas habilidades, desenvolver ainda mais seu conhecimento sobre práticas de trabalho social e se tornar um especialista em sua área específica.

E então, ficou empolgado para começar? Boa sorte!

 


Este artigo pertence ao Curso de Assistente Social

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados