Introdução
Olá, aluno!
Bem vindo ao curso básico de monitor de transporte escolar.
O transporte escolar é uma importante ferramenta para o bom funcionamento dos sistemas de educação. No Brasil, a prestação de serviços de transporte escolar é regulamentada por lei nas instâncias nacionais, e, mais especificamente, através das normas estaduais e municipais.
Entretanto, para um bom funcionamento de um transporte escolar, é necessário que, além do motorista exista uma pessoa destinada a mediar o relacionamento entre as crianças e adolescentes no veículo, melhorando assim o processo de embarque e desembarque.
Assim como os adultos, as crianças e adolescentes também possuem direitos e deveres que devem ser cumpridos para a manutenção da qualidade de vida na juventude. Para isso, existem uma série de diretrizes conceituadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que compõem o conjunto de normas do ordenamento jurídico.
O ECA foi criado em 1990 e é até hoje reconhecido como legislação de referência mundial destinada à proteção de crianças e adolescentes. Dessa forma, para atuar na linha de frente na prestação de serviços para o público infanto-juvenil é necessário que o monitor entenda quais são esses direitos e deveres e como agir de forma a manter a qualidade de vida e a integridade moral e física desses indivíduos. Um desses serviços é o transporte escolar.
Este artigo pertence ao Curso de Básico de Monitor de Transporte Escolar
Faça o Curso completo grátis!!