Área do Aluno


ou



Introdução

Olá, aluno!

Bem vindo ao curso básico de microbiologia I. Esse módulo tem como objetivo te apresentar os principais conceitos que rondam o mundo da microbiologia aplicada ao cultivo e manuseio de microrganismos do tipo bactérias.

As bactérias são microrganismos que apresentam inúmeras funções importantes na manutenção de processos industriais e, até mesmo do nosso próprio corpo. Por isso, a microbiologia é uma área que abrange os mais diversos setores de atuação, como a área de alimentos, de produção de fármacos e no meio ambiente.

Normalmente, quando falamos sobre bactérias, as pessoas tendem a pensar em doenças e contaminações. Entretanto, ainda que esses microrganismos também tenham a capacidade de apresentar virulência, eles também podem ser usados para a garantia de uma melhor qualidade de vida. A diferença entre o ônus e o bônus está justamente na forma como manipulamos esses microrganismos e onde eles estão sendo encontrados.

De uma forma ou de outra, o profissional que deseja se qualificar como microbiologista precisa entender como manejar esses seres vivos para que então possa direcioná-los para uma melhor aplicação na sociedade.

De uma forma ou de outra, o profissional que deseja se qualificar como microbiologista precisa entender como manejar esses seres vivos para que então possa direcioná-los para uma melhor aplicação na sociedade.

O profissional de microbiologia é geralmente alguém que já possui uma formação primária, ou seja, alguém que, seja a nível técnico ou de graduação, já possui um entendimento genérico acerca do que é a microbiologia. Isso acontece pois, essa área da ciência está inserida nos mais diversos campos, sejam eles na engenharia, biologia, farmácia ou medicina.

Por isso, neste curso, teremos a função de te guiar no aprendizado das principais técnicas microbiológicas, bem como na manutenção da segurança do manipulador e do meio em que ele está inserido. Uma questão importante quando falamos sobre microbiologia está na garantia dos fatores de biossegurança.

Isso acontece pois, como dito anteriormente, quando falamos em microrganismos, devemos ter a consciência de que, de maneira geral, as bactérias também podem ser fatores de contaminação e disseminação de doenças. Por isso, até mesmo uma pequena falha técnica no processo de manipulação pode fazer com que você esteja quebrando o equilíbrio natural das coisas.

Como consequência, temos a perda de materiais e o início de surtos de doenças, por exemplo. No meio da pesquisa, do comércio e da indústria, esses problemas podem acarretar em sérios prejuízos legais ao profissional e a instituição em que ele está inserido. 

Por exemplo, quando uma rede de restaurantes fornece alimentos contaminados e seus clientes apresentam sintomas de intoxicação alimentar, essa empresa precisará ser investigada para que as autoridades legais analisem se esse processo de contaminação aconteceu por negligência do estabelecimento. 

No Brasil, esse processo de fornecimento de serviços e produtos de origem alimentar é regulado pela Agência de Vigilância Sanitária. Dentre os fatores de avaliação está a investigação microbiológica das matérias primas em períodos pré-estabelecidos pela legislação. 

Pensando em todos esses fatores, este módulo foi preparado para atender às suas necessidades como profissional para que assim você possa se destacar no mercado, fornecendo as melhores técnicas microbiológicas. 

Está preparado? Então coloque o seu jaleco, prepare os meios de cultura e venha com a gente para conhecer um pouco mais sobre o mundo da microbiologia!




Este artigo pertence ao Curso de Microbiologia I - Bacteriologia

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados